Selecione o dia...

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Sul e Centro-Oeste produzirão 78% da safra de grãos 2012/13

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224026.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A produção de grãos na região Centro-Oeste deverá bater recorde na atual temporada, somando 71,6 milhões de toneladas -- o que representa 0,6% a mais que o obtido em 2011/12. Com perspectiva de crescimento também no Sul do país, as duas regiões, juntas, responderão por 78% da safra de grãos 2012/13.

Fluxo de caixa é ferramenta essencial para pecuarista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224033.htm
[ SOFTWARES # SOFTWARES ] O sucesso da atividade pecuária depende não apenas de boas práticas de manejo do rebanho e das pastagens. Um elemento essencial, porém muitas vezes esquecido, é o acompanhamento econômico. "Nunca é demais lembrar que o produtor rural também é empresário e deve registrar todos os dados econômicos da produção", afirma o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste Oscar Tupy, especialista em economia.

Prêmio Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável recebe inscrições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224031.htm
[ CONCURSOS # CONCURSOS ] Experiências de grupos e organizações produtivas do campo e da floresta serão reconhecidas pelo Prêmio Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável. Organizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República, o concurso destacará 30 iniciativas com o troféu Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável. As dez experiências, que obtiverem maiores pontuações, receberão R$ 20 mil cada uma.

Especialização em Biotecnologia da UEM recebe inscrições até 20 de fevereiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224030.htm
[ CURSOS # CURSOS ] O Departamento de Biologia Celular e Genética da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com inscrições abertas para o curso de especialização em Biotecnologia. Com aulas teóricas e práticas, o curso é presencial e terá início no dia 23 de fevereiro de 2013. As inscrições vão até 20 de fevereiro.

Alimentos com maior teor de vitaminas e nutrientes são produzidos no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224029.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Feijão com o dobro de ferro, batata-doce alaranjada com muita vitamina A e arroz polido com altos teores de zinco. Esses alimentos já estão sendo produzidos no Brasil e podem ser aliados importantes no combate à desnutrição, principalmente da população mais pobre. Os produtos foram desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e são conhecidos como alimentos biofortificados.

Metade da comida do mundo vai parar no lixo, diz relatório

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224028.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Um relatório de uma organização britânica indica que até metade de toda a comida produzida a cada ano no mundo, ou cerca de dois bilhões de toneladas, vão parar no lixo. O documento, intitulado Global Food; Waste not, Want not ("Alimentos Globais; Não Desperdice, Não Queira", em tradução livre), diz que o desperdício está ocorrendo devido a uma série de motivos, entre eles as condições inadequadas de armazenamento e a adoção de prazos de validade demasiadamente rigorosos.

Estudo mostra economia e meio ambiente em rota de colisão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224023.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O relatório Riscos Globais 2013, produzido pelo Fórum Econômico Mundial, é resultado de uma pesquisa de opinião que envolveu mais de mil especialistas em economia, política, ciência e sociedade. A maioria deles apontou a grave disparidade econômica como o risco mais provável de se manifestar no decorrer dos próximos dez anos.

Abertas 30 vagas para o Programa Agroescola em 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224032.htm
[ CONCURSOS # CONCURSOS ] O Programa de Transferência de Tecnologia e Capacitação em Pecuária de Corte (Agroescola) está com seleção pública de candidatos, edital N° 18/2012, aberta até o dia 4 de fevereiro de 2013, com concessão de 30 bolsas de estudo no valor de R$ 550,00 reais.

Modelo matemático torna eletrificação rural mais eficiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224027.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Muitas propriedades rurais no Brasil, em função de programas governamentais sobre eletrificação rural, já são atendidas com energia elétrica. O problema é que esta energia é disponibilizada somente até a entrada da propriedade, podendo deixar o interior da fazenda sem eletricidade. Uma das formas de garantir o suprimento dessa falta de energia nesses locais seria a implantação de sistemas baseados em fontes alternativas.

Seguradoras se preparam para aumento de catástrofes naturais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224024.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Número de catástrofes em todo o mundo saltou para 900 por ano a partir de 2006 - na década de 1980, dificilmente passava de 500. Companhias de seguros aconselham governos a intensificar medidas de precaução. O relatório sobre as catástrofes do ano 2012 da Munich Re, maior resseguradora do mundo, veio recheado de eventos.

Alimentos com valor agregado garantem vendas em Goiás

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224025.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Consultoria promovida pelo Sebrae em Goiás está ajudando agricultores familiares a agregar valor à produção agrícola no município de Cristalina, a 280 km de Goiânia. Sob consultoria da instituição, a Cooperativa dos Agricultores Familiares Ecológicos do Cerrado (Rede Terra) adequou instalações da agroindústria, conforme regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Pesquisar este blog