Selecione o dia...

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Proprietários rurais do Paraná terão recurso para plantar pequenas florestas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213100.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Produtores rurais do Paraná terão recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para plantar pequenas florestas em suas propriedades. Destinado a áreas com até 10 hectares, o programa Ouro Verde, lançado ontem (19/1) na Escola do Governo, terá até R$ 800 milhões em oito anos, para investir no reflorestamento de áreas degradadas.

Ferrugem de cana é confirmada em 8 cidades do interior de São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213098.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Focos da ferrugem laranja da Cana-de-açúcar foram confirmados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em oito cidades da região de Ribeirão Preto (SP), tradicional polo sucroalcooleiro. Além de Rincão (310 km de São Paulo), que teve o primeiro caso registrado no país, o fungo que reduz a produtividade da lavoura em 20%, em média, foi achado em Ribeirão, Ibaté, Guariba, Altinópolis, Cajuru, Luiz Antonio e Sertãozinho.

Consulta pública sobre novo sistema de identificação de bovinos terminou ontem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213096.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Terminou ontem (19/1) a consulta pública sobre as regras do novo Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov). A proposta traz novidades na planilha padrão de identificação dos animais, credenciamento de certificadoras, agente certificador e de fornecedor de elementos de identificação.

Embrapa lidera pesquisa que estuda manejo para controle do mofo branco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213091.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Nos últimos cinco anos, os produtores de soja, feijão, girassol e algodão de diversas regiões do cerrado, nos estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia, estão convivendo com danos crescentes em suas lavouras, aumento nos custos de produção e com perdas econômicas superiores a 30% em consequência da ocorrência do mofo branco, doença causada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary. Até então considerada uma doença de regiões altas e de temperatura amena, o mofo branco já infestou áreas no Rio Grande do Sul e norte do Paraná.

Unioeste de Cascavel abre inscrições para Mestrado em Energia na Agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213099.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unoeste) está com inscrições abertas para o Mestrado em Energia na Agricultura. São oferecidas 20 vagas para candidatos graduados em cursos das áreas de Engenharias, Ciências Agrárias, Ambientais, Exatas e áreas afins, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), de Instituições de Ensino Superior nacionais e estrangeiras.

Petrobras inaugura usina termelétrica para gerar energia a partir do etanol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213097.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Usina Termelétrica Juiz de Fora (UTE JF) será a primeira do mundo a gerar energia elétrica a partir do etanol, a primeira a usar combustível renovável para geração de energia e a primeira unidade flex fuel (bicombustível). Uma solenidade ontem (19/1) em Juiz de Fora (MG), promovida pela Petrobras, marca a mudança.

Presidente eleito do Chile elege Brasil como prioridade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213095.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente eleito do Chile, Miguel Sebastián Piñera, de centro-direita, afirmou que o Brasil e a Argentina estão entre suas prioridades nas relações internacionais. Segundo ele, ainda não foi definida a agenda de viagens ao exterior, mas ambos os países serão incluídos entre os primeiros. Piñera admitiu, porém, que se inspira politicamente no presidente da França, o conservador Nicolas Sarkozy.

Governo simplificará desoneração para pequenos exportadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213094.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governo federal deve publicar até o fim de janeiro uma portaria simplificando o regime especial de importação chamado drawback, instrumento que permite a suspensão de tributos federais sobre as importações vinculadas a um compromisso de exportação. A portaria será publicada pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRF).

Bahia registra recorde no índice de vacinação contra febre aftosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213093.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A agropecuária baiana começa o ano registrando um número recorde: 97,04% do rebanho imunizado contra a febre aftosa em todo o Estado na segunda etapa da campanha de vacinação dos animais em 2009. O resultado inédito, divulgado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) é o melhor dos últimos nove anos de trabalho desenvolvido pela Agência.

Projeto no Rio Grande do Sul reforça produção de sementes agroecológicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213092.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A produção agroecológica de sementes de hortaliças nos assentamentos rurais das localidades de Hulha e Candiota, no Rio Grande do Sul (RS), por meio da parceria com agricultores familiares integrantes da Rede Bionatur, é o principal foco do projeto desenvolvido pela Embrapa Hortaliças, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e apoio da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), de Piracicaba (SP).

Pesquisar este blog