Selecione o dia...

terça-feira, 1 de abril de 2008

Moratória da Soja consegue evitar desmatamento de novas áreas na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100430.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Moratória da Soja, compromisso estabelecido em julho de 2006 entre indústrias e exportadores associados à Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC) de não adquirir soja oriunda de novos desmatamentos do Bioma Amazônia, acaba de mostrar seu primeiro resultado: a avaliação de campo para identificar se ocorreu plantio de soja nas áreas desflorestadas entre agosto de 2006 e junho de 2007.

Câmara aprova nacionalização do cupuaçu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100429.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, no último dia 27, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 2639/03, do Senado, que classifica o cupuaçu como fruta nacional. O objetivo é evitar seu uso indevido por outros países. O projeto segue para sanção presidencial.

Genômica do dendê e melhoramento do cacau reúne pesquisadores da Embrapa e de instituições internacionais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100426.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Nos próximos três anos uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e o Centro Francês de Cooperação Internacional em Pesquisa Agropecuária para o Desenvolvimento (CIRAD), reunirá cientistas do Brasil, da França e de mais seis países para atuarem no Consórcio Internacional de Genômica de Dendê, instalado no último dia 28, em Brasília.

Com o Mataboi, já são quatro frigoríficos de Minas exportando para UE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100424.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O frigorífico Mataboi, de Araguari, no Triângulo Mineiro, confirmou a retomada das exportações de carne bovina para a União Européia. O abate do primeiro lote de animais, após as restrições impostas pelo bloco este ano, será feito no próximo dia 7 de abril. De acordo com o diretor do frigorífico, Hércio Dias de Souza, serão abatidas cerca de 500 cabeças provenientes de fazendas mineiras de Ibiá, Araguari e Paracatu.

Agroindústria será alternativa ao cultivo do fumo em SC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100442.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Agricultores familiares de Leoberto Leal, região do Alto Vale do Itajaí (SC), passaram a ter uma alternativa concreta ao cultivo de fumo, com a construção de uma agroindústria para a produção de sucos, compotas, conservas e geléias de origem agroecológica. O projeto foi elaborado pelo Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), em parceria com a Casa Familiar Rural de Rio do Sul. O apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) é no valor de R$ 100 mil, que será utilizado na construção de um prédio próprio e na compra de equipamentos.

Universidade Federal de Lavras abre inscrições para Mestrado e Doutorado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100438.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) - Coordenadoria de Pós-Graduação Stricto Sensu abre inscrições para o processo de seleção e preenchimento de vagas, para o 2º semestre letivo de 2008. O período de inscrição será de 1º de abril a 9 de maio de 2008, no horário das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Termina prazo para bancos publicarem tarifas de serviços nas agências e na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100436.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Terminou no dia 31 de março o prazo para que os bancos publiquem novas tabelas de tarifas de serviços bancários, que devem vigorar a partir do dia 30 de abril, de acordo com a Resolução nº 3518 e com a Circular nº 3371, editadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em dezembro passado. O correntista deve ficar atento às novas regulamentações, que estabelecem mudanças na forma de cobrança e na padronização da nomenclatura de uma lista de tarifas consideradas prioritárias pelo Banco Central.

Cenário para o sorgo no Norte de Minas é favorável, defendem pesquisadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100434.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Incrementar a produção de sorgo no Norte de Minas e apresentar tecnologias para que a região se torne auto-suficiente na produção do cereal. Este é o objetivo do programa de incentivo à cultura implantado em 2005 por diversas instituições e que prossegue até 2009. Mais seis dias de campo estão sendo realizados esta semana em municípios da região com o objetivo de tentar reverter o déficit produtivo de 87 mil toneladas.

Frigoríficos disputam gado rastreado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100432.htm
[ ECONOMIA # VIDEOS ] Pecuaristas de Minas Gerais, aprovados pelos veterinários da União Européia, já retomaram as exportações de carne. O gado rastreado está sendo disputado pelos frigoríficos. 01/04/2008 - Globo Rural - 1:07

Comissão da Agricultura da Câmara aprova isenção de tributos para irrigação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100431.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 26 a redução a zero das alíquotas da contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre a importação e sobre a receita bruta de venda no mercado interno de máquinas, equipamentos e outros materiais empregados em irrigação. A aprovação foi na forma do Projeto de Lei 2054/07, do deputado Homero Pereira (PR-MT).

Arroz tem forte alta no mercado internacional acumulando maior variação em 20 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100428.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A cotação do arroz subiu no mercado internacional durante a última semana e atingiu o maior valor em 20 anos. O motivo apontado pelos especialistas é o rápido avanço das culturas bioenergéticas, que já contribuíram para o aumento de outros produtores agrícolas desde janeiro, como o trigo e o milho. O arroz, que era comercializado a U$ 399 por tonelada no início do ano, foi cotado a U$ 624 na Tailândia no último dia 26, conforme a Associação dos Exportadores daquele país.

Encontros discutem cultura de oleaginosas no Norte de Minas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100427.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada a Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa), promove, no mês de abril, eventos para discutir a viabilidade e as vantagens da cultura de oleaginosas na região Norte de Minas. No dia 1º, no município de Mocambinho, acontece o Encontro Técnico sobre Cultura do Girassol.

Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28063.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] - URUÇU, MANDAÇAIA, JATAÍ E IRAÍ - Apesar de recentes, as técnicas para criação das abelhas nativas do Brasil - a meliponicultura – já apresentam excelentes rendimentos. Para difundir estas técnicas este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos apresenta: biologia das abelhas; características do mel; modelos de colméias; estrutura dos meliponários; como obter enxames; manejo para produção de mel; como multiplicar enxames e expandir o meliponário; e, colheita e conservação do mel.

Criação Comercial de Surubim

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28062.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A piscicultura é uma atividade que apresenta um grande crescimento. A criação de surubim ilustra bem este fato, conquistando, cada vez mais, a preferência do consumidor. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os seguintes assuntos: locais para a instalação; tipos de tanques; obtenção de alevinos; criação em tanques de terra; criação em tanques-rede; e, abate e comercialização. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do médico veterinário José Eduardo Aracena Rasguido, especialista e consultor em piscicultura da Emater/MG.

Desenvolvimento tecnológica e dinâmica da produção do arroz de terras altas no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27612.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este livro aborda em 8 capítulos, a economia e o papel social do arroz no Brasil. Em seguida mostra, por meio da técnica de Sistema de Informações Geográficas, o relacionamento do arroz com outras culturas no Estado de Mato Grosso nos últimos anos, destacando as dinâmicas predominantes. A taxa de utilização e qualidade de algumas cultivares e o resultado de uma pesquisa sobre as características consideradas mais importantes para o arroz; os resultados de um estudo sobre a competitividade entre o arroz de terras altas e o arroz irrigado; discussão de conceitos e abordagem histórica das políticas públicas, e apresentação das atuais estratégias de comercialização utilizadas pelos produtores mato-grossenses.

Qualidade do arroz no Brasil: evolução e padronização

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27611.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Esta obra trata de forma simples as características físico e químicas do grão de arroz que interferem na sua qualidade e aspecto antes e depois do cozimento. Trata, também, da evolução do mercado internacional de arroz relacionando com as cultivares mais utilizadas. Aborda com detalhes o papel e a importância das cultivares da Revolução Verde. Histórico da evolução das cultivares de arroz irrigado de terras altas no Brasil, associando o papel e o desempenho dessas cultivares com a produção total, destacando fases caracterizadas pelo tipo de grãos predominantes.

Pesquisar este blog