Selecione o dia...

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Pesquisadores da Embrapa discutem sistemas de rastreabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100004.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A construção de uma rede de projetos para o sistema de rastreabilidade de bovinos e caprinos foi discutida ontem (21/2) por pesquisadores de cinco unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), reunidos na sede da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP).

Comissão da Agricultura da Câmara cria grupo sobre sistema sanitário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100013.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Deputados da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal criaram no último dia 21 um grupo de trabalho para elaborar um projeto de lei que fixe novas regras para o sistema sanitário brasileiro no setor agropecuário. O objetivo é fazer um contraponto às restrições que vêm sendo estabelecidas, por exemplo, pela União Européia, no caso da carne brasileira.

Exportações para a China ajudaram o país a acumular dólares, diz economista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100005.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações brasileiras para a China foram o principal fator responsável por elevar o país à condição de credor externo, na avaliação do economista Raul Velloso. Segundo ele, o Brasil produz o que a China precisa, como minério de ferro e soja. ?E nós temos isso com abundância?, disse. ?As nossas exportações para China aumentaram muito, e entrando muito dólar, começou a sobrar e nós passamos a aplicar a essa receita adicional. Deixamos de ser o devedor contumaz do resto do mundo. Somos uma aplicador líquido e não um devedor líquido?.

Parlamentares do G8 recomendam redução de tarifas para biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100003.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A revisão das tarifas comerciais dos biocombustíveis será uma das recomendações que um grupo de legisladores do G8 (grupo dos países mais industrializados e a Rússia) e mais cinco economias emergentes levarão aos chefes de Estado do grupo em julho, no Japão. A recomendação integra o documento sobre biocombustíveis da proposta contra a mudança climática, que os legisladores apresentarão aos governantes das maiores economias mundiais.

Produção segura e rastreabilidade de hortaliças no Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100001.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A produção de alimentos livres de riscos à saúde do consumidor é o tema principal do Dia de Campo na TV desta semana. O programa vai ao ar amanhã, 22 de fevereiro, das 9h às 10h (horário de Brasília) pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) e parabólica, com reapresentação no dia 24, no Canal NBR / TV Brasil, a partir das 8h.

Produtores participam de discussões sobre a ZAV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100012.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O diretor-secretário da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Dácio Queiroz, acompanha a secretaria de Produção e Turismo do Estado, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, desde ontem (21/2) nas reuniões sobre a Zona de Alta Vigilância (ZAV) criada na faixa de fronteira. Hoje, eles estiveram no sindicato rural de Ponta Porá e também nos municípios de Porto Murtinho, Caracol e Bela Vista.

Viticultor deve conhecer prós e contras antes de optar pela poda temporã da uva Niagara

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100007.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Não se surpreenda ao encontrar, nas gôndolas dos supermercados, uva Niagara Rosada fora da época em que a fruta é tradicionalmente consumida. Com a realização de duas podas anuais ? uma delas temporã ?, é possível obter uma safra a mais da fruta. Apesar de essa safrinha ser um atrativo para os viticultores, que podem conseguir bons preços disponibilizando o produto no segundo trimestre do ano.

Última semana para inscrições do curso a distância "Tópicos da cultura da cana-de-açúcar”

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100006.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] As inscrições para sexta edição do curso à distância Tópicos da cultura da cana-de-açúcar, realizado pelo Programa Cana IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, encerram-se na próxima semana. Com quatro meses de duração ? as aulas se iniciam no dia 03 de março e se encerram em 28 de junho ? o curso é composto por dez aulas teóricas semanais ? não presencias ? e quatro aulas práticas ? sendo duas em Piracicaba e outras duas em Ribeirão Preto.

Empresa brasileira lança máquina ecológica para controle de plantas invasoras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100002.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Sayyou Brasil, empresa do mercado de equipamentos industriais agrícolas com sede em São Bernardo do Campo (SP), acaba de lançar um sistema 100% ecológico para controle de plantas invasoras: o Eletroherb. O equipamento erradica plantas invasoras por eletrocussão sem causar danos ao solo, à lavoura ou ao meio ambiente e está sendo demonstrado durante o mês de fevereiro em plantações de café, nas cidades Patrocínio e Pato de Minas, ambas em Minas Gerais, onde estão alguns dos produtores que integram a Associação de Cafeicultores do Cerrado (CACCER) de Minas Gerais. A região é pólo nacional de comercialização de café especial e órgão certificador de produção sustentável.

Avicultura em expansão faz crescer demanda por qualificação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99998.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Os números da exportação, crescimento do setor e exigências do mercado internacional fazem da avicultura brasileira uma das mais desenvolvidas do mundo. Para atender as demandas de mercado e produção é que profissionais que estão entrando no mercado ou buscam requalificação, estão recorrendo à especialização. Para atender à demanda de um país está se solidificando entre os maiores exportadores mundiais do agronegócio e que o Instituto Didatus de Ensino e Qualificação, com sede em Curitiba (PR), criou os cursos de pós-graduação nas áreas de produção animal.

Como Fazer Uma Estação De Monta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27986.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A estação de monta é uma técnica que melhora a eficiência do rebanho, por meio da concentração da atividade reprodutiva na propriedade. Ela é fator importante na organização na fase de cria.

Como Fazer Frutas e Legumes em Parafina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27985.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Além de ser uma atividade prazerosa e relaxante, fazer frutas e legumes em parafina pode tornar-se uma excelente alternativa de renda, pois os produtos são muito procurados no mercado.

A Cultura do Milho Irrigado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27534.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ]

Gestão ambiental e políticas p/o Agronegócio Leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27533.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ]

Biocombustível é pauta de evento internacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100000.htm
[ POLITICA # EVENTOS ] O primeiro dia do Fórum de Legisladores sobre Mudanças Climáticas do G8 5, que teve início no dia 20, e terminou ontem, dia 21, no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, contou com a participação de várias instituições brasileiras, dentre elas a Embrapa. Representada pelo diretor Geraldo Eugênio, a empresa foi convidada para abordar o tema ?Produção de Biocombustível no Brasil?. O diretor apresentou o trabalho realizado pela Embrapa na área e mostrou aos participantes como é possível produzir energia limpa no Brasil aliando fatores econômicos, ambientais e sociais.

Pesquisar este blog