Selecione o dia...

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Softwares gratuitos da Embrapa já estão disponíveis para download

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212899.htm
[ TECNOLOGIA # SOFTWARES ] Os três softwares de diagnóstico por imagem com aplicação agrícola para avaliação do comportamento de animais, análise de fibras e raízes e outro para aquisição de imagens e dados georreferenciados no campo já estão disponíveis gratuitamente na página do Laboratório de Imagem da Embrapa Instrumentação Agropecuária.

Informática facilita gerenciamento de propriedades rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212934.htm
[ TECNOLOGIA # SOFTWARES ] Não há dúvidas de que a tecnologia chegou ao campo pra ficar. Além de máquinas e equipamentos de última geração, a informática tem sido cada vez mais uma aliada do produtor e empresário rural. A cada dia surgem novas empresas especializadas em desenvolver programas de computador que facilitem a vida do homem do campo. A última novidade em software agrícola é poder controlar cada detalhe do que ocorre na lavoura ou com o rebanho com imagem de satélite.

Susep adverte que produtor deve ler com atenção contrato com seguradoras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212933.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Paraná, que esperava colher mais de três milhões de toneladas de trigo, teve a safra reduzida em um milhão de toneladas pelo excesso de chuvas no momento da colheita. Com o excesso de umidade a brusone e a giberela invadiram as lavouras. Como as seguradoras não cobrem perdas por doenças, o produtor precisou provar que o clima impediu o manejo das áreas. Entretanto, muitos ainda não receberam o valor segurado.

Florestas públicas cadastradas ocupam 28% do território brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212932.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um levantamento do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) revela que aumentou a área de florestas públicas no país. Há aproximadamente 239 milhões de hectares cadastrados pertencentes ao governo federal e estadual, contra 210 milhões em 2008, o que eleva de 25% para 28% o total do território sob a gestão direta do poder público.

Projeto vai formar agentes de assistência técnica e extensão ruralem Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212937.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O projeto de qualificação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), em manejo ecológico e conservação dos solos e água no Estado de Mato Grosso, acontecerá no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Pontes e Lacerda, por uma equipe multidisciplinar. A proposta foi aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em dezembro, por meio do Edital MCT/CNPq/MDA/SAF/Dater Nº 033/2009.

Comissão da Agricultura aprova financiamento para agricultor endividado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212936.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Cãmara dos Deputados aprovou em dezembro o Projeto de Lei 6263/09, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que revoga os dispositivos da Lei 11.775/08 que impedem os agricultores que são beneficiários da renegociação das operações de crédito rural de contratarem novos créditos do Sistema Nacional de Crédito Rural.

Programa Mais Alimentos deve se tornar permanente, afirmar Guilherme Cassel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212935.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O programa Mais Alimentos deve se tornar uma linha permanente de crédito do Plano Safra da Agricultura Familiar a partir do próximo ano. Foi o que sinalizou o ministro Guilherme Cassel aos representantes do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers).

Técnicas agroindustriais da castanha-do-brasil são tema de livro da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212915.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Quem nunca cedeu ao seu sabor amazônico ou foi capaz de negar o valor nutricional da castanha-do-brasil, um dos frutos-símbolo da região? Pelo valor que conquistou no mercado nacional e pela aprovação recebida dos mais exigentes paladares internacionais, esse tipo de amêndoa representa hoje um importante componente inclusive de programas institucionais que reconhecem nela o potencial na indústria alimentícia.

Senado aprova projeto que torna obrigatória a contribuição sindical

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212914.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Todos os trabalhadores brasileiros poderão ser obrigados a pagar contribuição assistencial aos sindicatos, independente de serem ou não filiados. Segundo o projeto de lei - PLS 248/06 - do senador Paulo Paim (PT-RS), que foi aprovado em dezembro pelo Plenário do Senado Federal, a contribuição assistencial destina-se ao financiamento da negociação coletiva e de outras atividades sindicais e será descontada compulsoriamente. A matéria tem voto favorável do relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO).

As sementes também "dormem"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212892.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Algumas sementes de certas plantas de valor econômico e de muitas plantas silvestres, tidas como viáveis, nem sempre germinam quando colocadas em condições ambientais favoráveis. Elas apresentam um período de repouso persistente e são denominadas dormentes. Quando as sementes apresentam condições intrínsecas normais e permanecem em repouso devido à ausência de condições ambientais favoráveis diz-se que estão em quiescência.

Pesquisar este blog