Selecione o dia...

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Brasil e África do Sul anunciam acordo para venda de carne suína

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212404.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os governos da África do Sul e do Brasil firmaram ontem (12/11), em Johanesburgo, um acordo de fast track (de negociações rápidas) para tentar solucionar problemas comerciais que travavam exportações e importações de mercadorias dos países. Um dos principais entraves envolve a venda de carne de porco brasileira que sofre com as restrições impostas pelo governo sul-africano.

Relatório da FAO destaca avanços do Brasil no combate à fome

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212403.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Brasil é um dos quatro países citados pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) como destaque na diminuição da fome. É o que aponta o relatório Caminhos para o Sucesso, divulgado no último dia 11 pelo órgão. De 16 a 18 de novembro, mais de 60 chefes de Estado participam da Cúpula Mundial de Segurança Alimentar, em Roma.

Empaer vai comercializar alevinos de tambatinga para criação em cativeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212401.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O chefe da Estação de Piscicultura da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Balzac Santana Lopes, e sua equipe começaram no último dia 10, o trabalho de desova dos peixes com a reprodução do pacu, tambacu e de uma espécie nova, o tambatinga que é o cruzamento do tambaqui com a pirapitinga. Segundo Balzac, o peixe é oriundo da Bacia Amazônica e quando adulto é muito parecido com o tambacu.

Coleção lançada em banca de revista traz a biografia de 24 cientistas brasileiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212395.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Até o próximo dia 6 de dezembro estará nas bancas de revista de todo o País o primeiro fascículo da coleção Grandes Cientistas Brasileiros lançada pela editora Casa Amarela, para distribuição com a revista Caros Amigos. A publicação, que tem o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), é composta de 12 fascículos com 32 páginas cada um (384 páginas totais) disponibilizados a cada 15 dias.

Amazônia tem menor desmatamento desde 1988: 7 mil km² de devastação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212416.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Entre agosto de 2008 e julho de 2009, a Amazônia perdeu 7 mil quilômetros quadrados (km²) de floresta. É a menor taxa anual de desmate já registrada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desde o início do levantamento em 1988.

Unicentro e Unioeste terão curso de licenciatura em Educação do Campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212415.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O governador Roberto Requião, do Paraná, autorizou, nesta semana, a contratação de professores para ministrar o curso de Licenciatura em Educação do Campo, nas universidades estaduais do Oeste (Unioeste) e do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). "A instituição garantirá acesso gratuito e ensino de qualidade aos envolvidos com movimentos sociais e ligados à questão agrária. O curso é voltado aos docentes dos anos finais do ensino fundamental e médio nas escolas rurais", afirma o pró-reitor de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Eurides Kuster Macedo Júnior.

Criação do Simples Rural está em debate

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212405.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Integrantes do Sebrae, do governo federal, de entidades empresariais rurais e parlamentares começaram a debater, no último dia 11, a criação do Simples Rural. A idéia é ampliar e fazer com que os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06) sejam percebidos e usufruídos pelo setor. Isso inclui o Simples Nacional, que reduz tributação e unifica a arrecadação de seis tributos federais (IRPJ, CSLL, IPI, PIS, COFINS e INSS patronal) mais o ICMS estadual e o ISS municipal.

Dia de Campo na TV apresenta o Nelore com a marca Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212402.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia de Campo na TV desta semana fala sobre o BRGN ? o Nelore com a marca Embrapa. O programa vai ao ar hoje, 13 de novembro, pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) a partir das 9h30 (com reprise às 15h30) e no dia 15, às 7h pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet). A produção deste programa é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), em parceria com a Embrapa Cerrados (Planaltina/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Ministério da Agricultura aprova zoneamento agrícola para milho e banana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212399.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O zoneamento agrícola de risco climático para as culturas de milho, no Ceará, e banana, no Maranhão, foram publicados no Diário Oficial da União (DOU), do último dia 11.

Instrução do MAPA traz novas regras para procedimentos na fiscalização de produtos de origem animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212398.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os procedimentos de fiscalização que devem ser adotados pelo Serviço de Vigilância Agropecuária (SVA) e pelas Unidades de Vigilância Agropecuária (Uvagro) em portos, aeroportos, postos de fronteira e aduanas especiais foram atualizados pela Instrução Normativa Nº 34. Estão incluídas, ainda, as regras para a certificação pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), nos estabelecimentos habilitados ao comércio internacional para o controle das exportações de produtos de origem animal.

Lula: empresários brasileiros devem buscar novos consumidores no mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212397.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Presidente participa de fórum em São Paulo com empresários brasileiros e italianos; na ocasião presidente do do Sebrae, Paulo Okamotto, assinou dois termos de cooperação com o governo federal e o Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália.

Aberta inscrição para programa de inovação entre Brasil e França

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212394.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Está aberta a inscrição para o Programa OSEO/Finep, que vai selecionar projetos de inovação desenvolvidos em parceria por empresas brasileiras e francesas. O Acordo de Cooperação Tecnológica, assinado pelos dois países no dia 7 de maio último, prevê que o Programa tenha duração inicial de cinco anos. O montante de recursos só será definido em 2010, após a seleção das propostas. A OSEO é a agência de inovação da França, equivalente à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) no Brasil.

Casca e semente de uva ajudam a conservar frango

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212393.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisas desenvolvidas na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, avaliaram a conservação de carne de frango a partir de extratos obtidos de sementes e casca de uva. O estudo da professora, Carmen Josefina Contreras Castillo, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN) e das alunas Ligianne Din Shirahigue e Miriam Mabel Selani recebeu menção honrosa na sexta edição do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Pesquisar este blog