Selecione o dia...

segunda-feira, 24 de março de 2008

Estudo aponta contaminação em 70% das águas superficiais do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100331.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A poluição tornou 70% das águas de rios, lagos e lagoas do Brasil impróprias para o consumo. É o que aponta relatório editado pela organização não-governamental Defensoria da Água, ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A pesquisa, que traz dados do período 2004-2008, envolveu 423 pesquisadores, 830 monitores de campo e cerca de 1.500 voluntários, que identificaram 20.760 áreas de contaminação em todo o país.

Mercado mundial é um dos temas da reunião da Câmara Setorial de Café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100334.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Cenários do mercado mundial de café ? crise norte-americana, fundos de investimento, valorização das commodities, impacto no mercado e importação temporária (draw back) serão alguns temas apresentados pelo pesquisador do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (IEA/SAA), Celso Vegro, durante a reunião da Câmara Setorial de Café amanhã, 24 de março.

Encontro aborda manejo e conservação do solo e da água

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100333.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Hotel Glória, localizado na cidade do Rio de Janeiro, abrigará entre os dias 10 e 15 de agosto de 2008 a XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água (RBMCSA). O evento é organizado pela Embrapa Solos, Embrapa Agrobiologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. As inscrições estão abertas e seguem até o início do evento.

Desperdício de água no Brasil é suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100332.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Diariamente nas capitais brasileiras o desperdício de água potável equivale a 2.500 piscinas olímpicas (em média 2,5 milhões de litros de água). E a culpa neste caso, não é do consumidor. A perda de cerca de seis bilhões de litros ? o suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas ? acontece entre a retirada dos mananciais e a chegada às torneiras.

Bolsa Floresta deve ser ampliado em ação conjunta entre governo e ONGs

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100337.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Governo do Amazonas e organizações não governamentais querem ampliar o programa Bolsa Floresta. Esta semana, na capital amazonense, o assunto foi tema de análise durante o Seminário Impactos das Mudanças Climáticas sobre Manaus e a Bacia do Rio Negro, promovido pelo Instituto Socioambiental (ISA).

Água: pesquisas contemplam saneamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100336.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, tem como tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) o saneamento. A Embrapa Pantanal inicia no mês de abril uma pesquisa que envolve justamente esta temática: o uso de fossas sépticas biodigestoras nos assentamentos de Corumbá.

Transporte em hidrovias paulistas bate recorde histórico em volume transportado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100335.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O transporte de cargas através do modal hidroviário do Estado de São Paulo registrou um volume recorde no ano passado. Em 2006 foram 3,9 milhões de toneladas e o número saltou para 4,7 milhões em 2007 ? um aumento de 19%. ?O volume superou nossa expectativa, que era de um crescimento de 10% no período. Pela primeira vez atingimos esse patamar?, celebra o diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria dos Transportes de São Paulo, Oswaldo Rosseto.

Controle de Pragas e Doenças do Coqueiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28047.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] É muito importante o controle de pragas e doenças para a cultura do coqueiro, pois essas causam danos nos diferentes estágios de seu desenvolvimento, trazendo a depreciação do fruto, baixa produtividade, limitando a comercialização e, conseqüentemente, causando prejuízos aos produtores de cocos em todo Brasil. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos - você vai aprender a identificar e controlar as principais pragas e doenças da cultura do coqueiro: pragas - bicudo das palmeiras, broca do tronco, broca do pedúnculo e broca da folha; as lagartas desfolhadoras e o microácaro da gema e do fruto; e, doenças: lixa, helminthosporiose, anel vermelho e phytomonas.

Controle de Pragas Domésticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28046.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] As pragas domésticas, principalmente os cupins, as baratas, os ratos e as formigas causam grandes prejuízos e desconforto às pessoas, além de serem causadores e transmissores de diversas doenças. Por isso, há um crescente interesse em controlar tais pragas, o que deve ser feito com a utilização de produtos tóxicos, e profissionais especializados. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os seguintes assuntos: estrutura de uma empresa de controle de pragas; equipamentos necessários; tipos de produtos e suas características; perfil dos clientes; o perfil do distribuidor de produtos; técnicas de controle das pragas: cupins, baratas, ratos e formigas; aspectos de segurança; procedimentos legais para criação de uma empresa de controle de pragas; e, análise financeira.

500 Perguntas - 500 Respostas: Abacaxi - 1ª Edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27596.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Esta obra, elaborada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, sob a forma objetiva de perguntas e respostas (perguntas coletadas durante feiras agropecuárias, seminários, dias de campo e palestras, consultas ao SAC Serviço de Atendimento ao Cliente, por produtores rurais, estudantes, técnicos) apresenta as principais tecnologias resultantes de suas pesquisas, direcionadas para o aperfeiçoamento da cadeia produtiva do abacaxi, com base nos princípios que norteiam a fruticultura moderna, voltada para o mercado altamente competitivo.

Agrotóxicos e Ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27595.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Esta obra surge em momento muito oportuno, pois, coincide com a intensificação do interesse público nos impactos ambientais gerados pelo uso muitas vezes exagerado, de agrotóxicos no ambiente, geralmente relacionados aos aspectos de segurança dos alimentos, aos direitos do consumidor e também às barreiras fitossanitárias impostas aos nossos produtos pelos países estrangeiros, prejudicando assim, nossas exportações.

Pesquisar este blog