Selecione o dia...

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

IBGE lança mapa inédito que mostra evolução do uso da terra no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216424.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou ontem (08/12/10), o primeiro Mapa da Utilização e do Uso da Terra no Brasil, produto inédito que revela dados sobre a história e as tendências de ocupação e utilização do território nacional. Apresentado na escala de 1:5.000.000 (em que 1 cm corresponde a 50 km de território), o mapa pode ser acessado no site do IBGE (leia ao final da matéria como baixar o mapa).

Estados Unidos devem aumentar barreiras ao etanol importado, alerta CNI

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216423.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Confederação Nacional da Indústria (CNI) alertou no 7 de dezembro de 2010, que os Estados Unidos podem aumentar as barreiras à importação de etanol. Isso porque o Congresso norte-americano deve votar até o final deste ano a proposta do senador democrata Max Baucus, que mantém em 54 centavos de dólar a tarifa sobre o galão de etanol importado.

Projeto de inclusão social muda a realidade de agricultores do ES

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216418.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Por meio da utilização de novas tecnologias na produção de hortaliças, o projeto Um olhar sobre Taquaras: agindo para mudar mudou a realidade de moradores da Vila de Taquaras, localizada em Pedro Canário. O trabalho, idealizado e coordenado por Luiz Carlos Sacramento, extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag), melhorou a qualidade de vida dos agricultores, que viram sua renda se multiplicar através das hortas agroecológicas.

Rede social alcança 4 mil usuários na internet em defesa do agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216414.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Aberta ao público em abril de 2009, a Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária (RIT DA) vem tendo um número crescente de acessos e exibições de página dentro e fora do Brasil. Reúne profissionais ligados ao setor agropecuário, com representantes de todos os estados brasileiros e de outros países. Utilizando recursos de web 2.0, tem como objetivo principal proporcionar espaços de discussões e compartilhamento de conhecimento sobre o sistema brasileiro de defesa agropecuária e o cenário em que o mesmo está inserido. Assim, vem facilitando a comunicação entre pesquisadores, docentes, setor privado e agentes de defesa. São quase 400 vídeos, cerca de 3.500 fotos e mais de 100 grupos de discussão disponíveis.

Pauta agrícola deve fazer parte do Acordo UE-Mercosul, defende CIAM

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216422.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em reunião com os presidentes de associações avícolas do Uruguai, Paraguai e Argentina, em Montevidéu (Uruguai), o presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef) e líder da Coordenadoria da Indústria Avícola do Mercosul (CIAM), Francisco Turra, defendeu no dia 7 de dezembro de 2010, a priorização da pauta agrícola no acordo bilateral entre os países do bloco e a União Europeia (UE).

Direito penal não é suficiente para proteger meio ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216420.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Pesquisa desenvolvida na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) revela que a quantidade de processos que chegam ao Poder Judiciário relacionados a crimes ambientais é consideravelmente baixa. Tal constatação demonstra a grande possibilidade de existirem "cifras negras" quando o assunto é meio ambiente, ou seja, situações de delitos que não chegam ao conhecimento das autoridades. Segundo o bacharel em Ciências Jurídicas André Camargo Tozadori, autor da pesquisa, isso demonstra que o Direito Penal pode não ser um instrumento tão eficaz na proteção do Meio Ambiente.

Abertas as inscrições para a 63ª Reunião Anual da SBPC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216419.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Está prevista para o dia 14 de dezembro de 2010 a abertura das inscrições para a 63ª Reunião Anual da SBPC. O encontro, entre 10 e 15 de julho de 2011, será realizado no campus da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Chega às bancas a quarta edição da revista Atitude Sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216417.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A quarta edição da revista Atitude Sustentável, do Grupo MundoGEO, chega às bancas essa semana. Há um ano ela vem abrangendo tudo o que envolve sustentabilidade, enquanto incentiva e informa os leitores sobre mudanças que podem ser feitas no dia-a-dia. Destaca o tema além das questões ambientais e no que realmente importa, as pessoas. A revista amplia a visão e vai além do trivial, levando em conta que o conceito de sustentabilidade está ligado ao que deixamos para as gerações futuras.

A Pesquisa em Agroecologia na Embrapa Tabuleiros Costeiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216400.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Considera-se Agroecologia como Ciência ou campo de conhecimentos de natureza multidisciplinar, cujos ensinamentos pretendem contribuir na construção de estilos de agricultura de base ecológica e na elaboração de estratégias de desenvolvimento rural, tendo-se como referência os ideais da sustentabilidade numa perspectiva multidimensional.

Epagri lança Síntese da Agricultura de Santa Catarina 2009/2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216421.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A publicação, que será lançada hoje, 9 de dezembro de 2010, às 10h, na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural e Santa Catarina (Epagri) em Florianópolis, apresenta os dados mais importantes da produção e do mercado dos produtos da agricultura, da pecuária, apicultura, aquicultura e do setor florestal catarinense. Faz parte destas análises também o balanço de oferta e demanda do Brasil e de Santa Catarina, incluindo as exportações e importações. As perspectivas de produção e mercado de cada produto são outro aspecto em destaque.

Pesquisar este blog