Selecione o dia...

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Cidades da Copa devem ter telefonia 4G até dezembro do ano que vem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221340.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As operadoras que vencerem o leilão da faixa de frequência de 2,5 giga-hertz (GHz), que será destinada à telefonia de quarta geração (4G), deverão oferecer o serviço a todas as cidades que serão sedes da Copa das Confederações até abril do ano que vem e para todas as sedes e subsedes da Copa do Mundo até dezembro de 2013. As regras para o leilão, que deve ser realizado no início de junho de 2012, foram aprovadas ontem (12/04/12) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

MEC estabelece renda máxima para financiamento estudantil do Fies

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221339.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu um limite de renda familiar para os interessados em financiar seus estudos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O rendimento familiar máximo bruto não poderá ser superior a dez salários mínimos, segundo as regras publicadas ontem (12/04/12) no Diário Oficial da União (DOU). Não havia critério de renda para que o estudante pudesse contratar o financiamento.

Europeus prometem reagir a barreiras ao vinho estrangeiro no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221335.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtores de vinhos europeus consideram que a eventual adoção, pelo governo brasileiro, de medidas de salvaguarda ao produto nacional seria "inaceitável" e afirmam que farão "tudo" para proteger os interesses comerciais das vinícolas do continente. O governo brasileiro estuda a possibilidade de aumentar os impostos de importação de vinhos (que têm atualmente alíquota de 27%) ou limitar sua entrada no país por meio de cotas.

Evento discute avanços das pesquisas em nanotecnologia no agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221328.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Durante três dias, pesquisadores, professores universitários e estudantes estarão reunidos no 6º Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio (Rede AgroNano) para apresentar, discutir e divulgar os resultados e a evolução das pesquisas que estão sendo conduzidas no tema em 16 unidades da Embrapa e grupos de 35 universidades brasileiras. Serão apresentados 166 trabalhos técnicos, um número 60% superior ao de sua última edição, em 2009, quando o total de apresentações chegou a 100. Participam deste evento cerca de 250 pessoas.

Conab completa 22 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221338.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ontem, 12 de abril de 2012, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) completou 22 de anos. Criada por decreto presidencial e autorizada pela lei no 8.029 de 12 de Abril de 1990, a Companhia acompanha a trajetória da produção agrícola, desde o planejamento do plantio até a chegada à mesa do consumidor. A atuação contribui com o agricultor na hora de plantar, colher e armazenar e segue até a distribuição do produto no mercado.

Crescimento do valor da produção agrícola de Minas supera a média nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221337.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Valor Bruto da Produção (VBP) Agrícola de Minas Gerais, que é a soma dos valores das 20 principais culturas do Estado, dever alcançar neste ano R$ 24,5 bilhões, cifra 10,4% superior à registrada em 2011. Os dados, referentes a um estudo realizado em março pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), foram analisados pela Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). Já para o Brasil, a previsão de crescimento do VBP é de 2,5%.

Aeroportos das cidades-sede da Copa começam a oferecer internet gratuita

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221336.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Acesso à internet sem fio, grátis e ilimitada começou a ser oferecida, em caráter de teste (operação assistida), nos aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo. Os primeiros terminais a disponibilizar o serviço foram os de Guarulhos, Congonhas, Fortaleza, Galeão, Santos Dumont, Recife e Pampulha. A conexão será fornecida por uma das três empresas habilitadas na convocação pública realizada em dezembro de 2011. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) ofereceu a estrutura de rede para o serviço.

Entre a expansão e a crise

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221334.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O sistema global do capitalismo vive uma espécie de "era da indeterminação". A hipótese foi defendida recentemente pelo docente do Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), José Carlos de Souza Braga, durante aula ministrada como parte das exigências para a obtenção do título de professor titular. De acordo com ele, alguns aspectos contribuem para o estabelecimento do cenário de incertezas. "Atualmente, não há um padrão monetário internacional estável, como havia no passado com o dólar-ouro. Também não está claro como se dará a divisão internacional do trabalho. Há dúvidas sobre quem produzirá o quê e em que lugar. Além disso, ninguém sabe o que acontecerá aos países desenvolvidos, que ainda sofrem reflexos da crise. Será que eles estariam absorvendo aspectos do subdesenvolvimento? A alta taxa de desemprego, por exemplo, preocupa tanto aos países europeus quanto aos Estados Unidos", analisa.

Blog da UFSCar é finalista de prêmio internacional The BOBs

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221330.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O blog de divulgação científica Viagens da Laura, produzido pelo Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está entre os finalistas do The BOBs, concurso internacional de blogs da emissora alemã Deutsche Welle. O blog relata as aventuras de Laura, adolescente que é a protagonista da radionovela Verdades Inventadas, veiculada pelo LAbI em 2011. Na primeira fase do The BOBs, o blog foi selecionado para figurar entre os 11 finalistas na categoria "Melhor Blog em Português" por um júri internacional.

Livro aborda a evolução da pesquisa em pré-melhoramento de plantas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221329.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Um elo; uma ponte entre os programas de pesquisa em recursos genéticos e o melhoramento genético; o caminho que aponta em direção ao desenvolvimento. É o que representa, atualmente, para a pesquisa, o pré-melhoramento vegetal, que, cada vez mais, tem conquistado visibilidade em razão da necessidade incontestável de se promover o uso dos recursos genéticos conservados em bancos de germoplasma, como uma resposta aos riscos e aos desafios da produção agrícola.

Pesquisar este blog