Selecione o dia...

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Conselho Nacional de Biossegurança libera duas variedades de milho transgênico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99929.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS) liberou ontem (12/2) o plantio e a comercialização de duas variedades de milho transgênico. As variedades liberadas são a Guardian, desenvolvida pela empresa norte-americana Monsanto e resistente a insetos, e a Libertlink, da empresa alemã Bayer e resistente ao herbicida glufosinato de amônio, utilizado na pulverização para combater ervas daninhas. ?É a primeira liberação comercial de milho transgênico no Brasil?, afirmou o ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende.

Receita com exportações de carne Bovina cresce 37% em janeiro e registra novo recorde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99931.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A receita cambial com as exportações de carne bovina em janeiro de 2008 cresceu 37% em relação ao mesmo período de 2007. No primeiro mês do ano as vendas de carne bovina renderam US$ 464 milhões. No mesmo período a receita foi de US$ 338 milhões. Com este valor fica estabelecido um novo recorde na exportação de carne.

Missão russa vem ao Brasil avaliar produção de carne e leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99925.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma missão russa virá ao Brasil na próxima semana para avaliar a produção de carne e leite. A informação é do secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Silas Brasileiro. ?Além da carne, eles vêm olhar os lácteos. Talvez tenhamos a grande oportunidade de abrir o mercado de lácteos para a Rússia. Isso é extraordinário para os nossos produtores?, disse o secretário.

Inscrições abertas para o Simpósio do Cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28948.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Estão abertas as inscrições para o IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional de Savanas Tropicais, a ser realizado de 12 a 17 de outubro de 2008, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília - DF. A data limite para o envio de trabalhos completos (até seis páginas) será 30 de abril. A organização e a promoção é da Embrapa Cerrados, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Aumento do consumo de produtos agrícolas no mundo favorece o Brasil, diz Mantega

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99930.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem (12/2) que o aumento da demanda por produtos agropecuários em escala mundial é benéfica aos produtores brasileiros. ?O Brasil tem uma posição favorável no campo das commodities agrícolas. Sabemos hoje que há uma forte demanda internacional. Os preços dos grãos estão com patamares bastante elevados e isso estimula a produção brasileira?, afirmou.

Produção de grãos deve ficar em 136,3 milhões de toneladas em 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99926.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção brasileira de grãos 2007-2008 deve crescer 3,5%, de acordo com o quinto levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado ontem (12/2). Segundo a Conab, a colheita continua a maior da história e pode chegar a 136,3 milhões de toneladas. A soja (58,5 milhões de toneladas), o milho (53,6 milhões de toneladas) e o arroz (12 milhões de toneladas) estão na liderança da produção. O feijão apresenta queda de 5,7% em relação à estimativa do mês passado e deve ficar em 1,41 milhão de toneladas. De acordo com a Conab, o motivo da redução é a pouca chuva na época do plantio da cultura nos principais estados produtores.

Programa capacitará 300 técnicos em boas práticas de fabricação na agroindústria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99917.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Cerca de 300 extensionistas serão capacitados, em 2008, em boas práticas de fabricação (BPF) para garantir a qualidade e a segurança de alimentos processados em agroindústrias de pequeno e médio porte. A iniciativa faz parte de um programa firmado entre a Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro - RJ), a Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), prefeituras e órgãos de extensão rural de 17 Estados mais o Distrito Federal. A primeira turma será capacitada em Brasília entre os dias 11 e 15 de fevereiro.

Empaer (MT) comercializa alevinos de tambacu, pacu, tambaqui e piavuçu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28967.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Atuando há mais de nove anos na comercialização de pescado, o contador e piscicultor, Domingos Sávio Pernomian, proprietário de uma chácara de 23 hectares, situada na região de Bom Sucesso, adquiriu na Estação de Piscicultura da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), no município de Nossa Senhora do Livramento (42 km ao Sul de Cuiabá), 10 mil alevinos de tambacu, medindo de três a cinco centímetros de comprimento. A Empaer está comercializando toda sexta-feira alevinos de tambacu, pacu, tambaqui e piavuçu.

Cogumelo Champignon

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27968.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] E1202821172.gifO champignon é o cogumelo mais consumido e apreciado no Brasil, e no mundo, correspondendo a mais de 80% de todo o cogumelo consumido no planeta. Exigente nas condições ambientais, as instalações precisam ser estruturalmente tecnificadas e o manejo rigoroso e eficiente, para se conseguir uma produção rentável. Neste curso, constituído de filmes, em DVD, e manual interativo, você conhecerá todos os passos para produzir uma semente de qualidade e também do composto. Verá, ainda, como fazer uma pasteurização perfeita, seja ela natural ou artificial.

Coelhos - Técnicas da Moderna Criação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27967.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Aqui estão as informações para uma correta criação de coelhos, mostrando que é possível se conseguir grande produtividade com baixo custo operacional. Mostra as várias raças e suas características, assim como as instalações e equipamentos necessários à criação. Você vai ver, ainda, com detalhes e clareza: a reprodução; a alimentação; o manejo com os reprodutores e com as matrizes; como controlar as doenças; as técnicas de abate; a produção de carne; o processamento; e, a classificação das peles e a comercialização.

500 Perguntas - 500 Respostas: Banana - 1ª Edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27516.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Essa obra reúne as principais dúvidas de agricultores e técnicos quanto à implantação e à condução da cultura da banana. Apresenta informações úteis para o sucesso do agronegócio, como tipos de cultivares, nutrição e adubação, doenças, irrigação, pós-colheita e processamento da fruta.

Indicadores de Sustentabilidade Agroecossistemas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27515.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] As relações conflituosas entre as atividades agrícolas e o meio ambiente têm levado a pesquisa a uma crescente busca por modelos alternativos e sustentáveis para a agricultura. Elaborado por pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente, este livro apresenta uma seleção de indicadores de sustentabilidade de agroecossistemas, fornecendo tanto uma abordagem teórica quanto prática, com base nos resultados obtidos no estudo de caso de uma microbacia hidrográfica.

Pesquisar este blog