Selecione o dia...

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Download gratuito do livro "Biocontrole de Doenças de Plantas: Uso e Perspectivas"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212863.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Essa publicação viabilizada pela Fundação de Apoio À Pesquisa Agrícola (Fundag) e Embrapa, representa uma seleção das principais palestras e trabalhos apresentados na IX Reunião Brasileira sobre Controle Biológico de Doenças de Plantas com o tema "Biocontrole de doenças de plantas no Brasil: uso e perspectivas", organizada pela Embrapa Meio Ambiente, foi realizada entre 6 e 9 de novembro de 2007 em Campinas (SP).

Emater-MG conquista 1º lugar do Prêmio Furnas Ouro Azul 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212874.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Enquanto o mundo aguarda o desfecho das discussões sobre o acordo climático, na Conferência do Clima das Nações Unidas, que acontece em Copenhague, Dinamarca, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) comemora o reconhecimento de mais um dos seus trabalhos, que tem nos cuidados com o meio ambiente o foco de suas ações. A Emater-MG acaba de conquistar o 1º lugar do Prêmio Furnas Ouro Azul, na categoria Empresa Pública, com o Programa VerdeMinas. O programa desenvolve diversas ações de preservação ambiental em várias regiões do estado, por meio de seis centros de educação ambiental, denominados unidades VerdeMinas.

Os riscos na economia brasileira com as mudanças no clima

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212801.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil corre o risco de ter uma perda na economia de um a três bilhões de reais em 2050, caso nada seja feito para reverter os impactos das mudanças climáticas. As regiões mais vulneráveis à mudança do clima no Brasil seriam a Amazônia e o Nordeste, com perdas expressivas para a agricultura em quase todos os estados.

Produção de biocombustíveis por microrganismos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212706.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Ainda que atualmente os únicos biocombustíveis produzidos em grande escala sejam o etanol e o biodiesel, diferentes classes de moléculas possuem propriedades desejáveis para este fim e algumas são passíveis de produção por via microbiana. Outras, embora não sejam normalmente sintetizadas por microrganismos podem vir a sê-lo com o uso de ferramentas biotecnológicas. Este trabalho revisa o uso das fermentações na produção de biocombustíveis e reúne informações a respeito daqueles que estão em estágio de desenvolvimento e possuem perspectivas de aplicação. O objetivo aqui não é esgotar o assunto, mas possibilitar o início de um estudo mais aprofundado nas linhas de pesquisa que se considerem mais promissoras no tema.

Pecuária tem impacto menor no aquecimento global, aponta fórum

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212877.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A pecuária de corte brasileira tem um impacto bem menor no aquecimento global do que vem sendo anunciado, conforme análise do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). As pastagens, segundo o presidente do Fórum, Antenor Nogueira, ficaram de fora do cálculo e são responsáveis por seqüestrar carbono da atmosfera. "Pastagens com qualidade podem seqüestrar até o dobro do que o que ocorre hoje, por isso o correto é considerar o balanço entre emissões e seqüestro de carbono da pecuária e não apenas as emissões", apontou o presidente.

Operadoras de cartões de crédito desrespeitam consumidor, segundo confederação de lojistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212876.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgou comunicado no qual afirma que a indústria de cartões de crédito está na contramão da economia, porque "ultrapassa todos os parâmetros plausíveis, locupletando-se à custa dos consumidores e dos comerciantes", apesar das críticas do próprio presidente da República e do Banco Central.

Minas Gerais vai certificar produção de limão do Projeto Jaíba

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212869.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e a Central de Associações dos Produtores Rurais do Projeto Jaíba (CentralJai), no norte do Estado, vão desenvolver um trabalho para aumentar as exportações de limão. As negociações visam, principalmente, à certificação do produto com o objetivo de aumentar a quantidade e consolidar a qualidade do produto exportado para a Europa. O trabalho conta com o apoio financeiro da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Regiões Sul e Sudeste terão chuva acima da média no primeiro trimestre de 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212868.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O monitoramento global das condições atmosféricas e oceânicas em conjunto com as previsões dos modelos de previsão climática indicam que o fenômeno El Niño continuará atuando na região do Pacífico Equatorial durante o os meses de janeiro a março de 2010.

Manejo pós-colheita de frutas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212700.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Há muitas maneiras de se conservar uma fruta após a colheita: colocando na geladeira, protegendo com um plástico adequado, usando ceras na casca, mantendo-a em lugar fresco e longe de outras frutas, dentre outras alternativas. Mas uma coisa é certa: de nada adiantará o cuidado com o produto após a colheita se antes dessa etapa o produtor não tiver o zelo necessário. Isso quer dizer que uma planta sem os cuidados adequados, como adubação, irrigação e prevenção de pragas e doenças, por exemplo, não produzirá frutas de qualidade. Consequentemente, todo e qualquer cuidado após a colheita será anulado, porque o manejo pós-colheita não melhora a qualidade das frutas, apenas contribui para conservá-las por mais tempo.

Transferência de tecnologia: decifra-me ou te devoro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212671.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Quem entra na planície de Gize, da de cara com um dos monumentos mais enigmáticos do antigo Egito, a Esfinge de Gizé. Segundo a lenda, a Esfinge desafiava a todos os viajantes dizendo: decifra-me ou te devoro! Assim, ela ameaçava aos que dela se aproximavam informando que somente aqueles capazes de decifrar seus mistérios sobreviveriam.

Pesquisar este blog