Selecione o dia...

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Rejeição europeia a transgênicos faz Basf se voltar para a América

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220470.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Diante da forte resistência europeia aos transgênicos, o conglomerado químico alemão Basf resolveu mudar de estratégia. A empresa anunciou no dia 16 de janeiro de 2012 que vai concentrar suas pesquisas de biotecnologia vegetal no continente americano: a sede corporativa da Basf Plant Science deixará de ser em Limburgerhof, na Alemanha, e passará para Raleigh, nos Estados Unidos.

Seca no Sul causa prejuízos de mais de R$ 2 bilhões à agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220471.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Enquanto estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste contabilizam os prejuízos causados pelas chuvas dos últimos meses, na Região Sul o problema continua sendo a estiagem. Além dos transtornos causados à população, a seca afetou a produção agrícola regional, causando prejuízos de mais de R$ 2 bilhões ao setor e contribuindo para o aumento dos preços de diversos alimentos em todo o país.

MDA estipula novos critérios para uso do Selo da Agricultura Familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220467.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A legislação que determina os critérios e os procedimentos sobre permissão, manutenção, cancelamento e uso do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF) foi aperfeiçoada. As mudanças constam da Portaria nº 6, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), publicada ontem (17/01/12), no Diário Oficial da União (DOU). O SIPAF identifica os produtos de origem majoritária da agricultura familiar, o que amplia a visibilidade de empresas e de empreendimentos que promovem a inclusão econômica e social dos agricultores familiares e geram mais empregos e renda no campo. Acesse aqui a portaria na íntegra.

Agricultura de precisão melhora o gerenciamento da produção de uva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220465.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O uso de um monitoramento detalhado do cultivo de uva de mesa pode auxiliar o gerenciamento da produção no Vale do São Francisco, no Nordeste brasileiro. Uma pesquisa realizada pela Embrapa Semiárido mostra que a aplicação da chamada agricultura de precisão (AP) pode revelar diferentes situações em uma mesma área de produção, permitindo que seja realizado um manejo mais adequado.

APTA é a única instituição pública do País a produzir abelhas rainhas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220469.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A rainha é a principal abelha do enxame. É a única fêmea fértil e responsável pela postura dos ovos que originarão todos os indivíduos da colméia, inclusive sua substituta. É dela que depende também a produtividade final dos apiários. Quanto mais jovens, mais produtivas. Sua substituição deve ser feita anualmente. A manutenção de rainhas jovens e de boa origem nas colônias pode aumentar a produtividade de mel em até 60%.

A falta de visão de futuro do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220468.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] Alguns analistas julgam que se superestima o papel do câmbio na economia de um país. Algum tempo atrás, um deles escreveu um livro sobre o milagre britânico do Século 18, que acabou transformando o país em uma potência imperial. Destacou aspectos ligados à legislação, à inventividade do inglês, aos investimentos em ensino, que permitiram ao país comandar a primeira revolução industrial.

Tempestade em copo de laranja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220466.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Começamos o ano com a ameaça de termos parte da produção do suco cítrico brasileiro proibido de ingressar nos Estados Unidos. Trata-se, neste caso, de uma tempestade em copo de laranja. Primeiro que os Estados Unidos, representa 15% do consumo brasileiro. 85% da nossa produção vai para outros mercados. Do ponto de vista da segurança alimentar, a produção brasileira segue os rígidos padrões internacionais e atuamos dentro da lei. Tanto internacional, como local. O fungicida Carbendazin, comercializado no país pela Bayer, atua contra a pinta preta, que deixa a laranja não estética.

CNI defende medidas de estímulo ao crédito para proteger indústria da crise

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220473.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O excesso de oferta de produtos manufaturados no mercado mundial e a baixa demanda deverão contribuir para a retração da atividade industrial brasileira em 2012. A avaliação é do chefe do Departamento Econômico da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco. Segundo ele, esse quadro vai continuar influenciando o aumento de importações pelo Brasil, o que é um fator desfavorável para a indústria nacional.

SC e Paraná discutem estratégia para evitar entrada da aftosa do Paraguai

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220472.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os governos de Santa Catarina e do Paraná discutirão hoje (18/01/12), em Curitiba (PR), as medidas para evitar a entrada do vírus da febre aftosa nos dois estados, após a confirmação, no início do mês, de um foco da doença no Paraguai, o segundo detectado no país desde setembro do ano passado.

Cultivo sustentável de rosas favorece exportação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220464.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] No mercado de flores é fundamental que os produtores tenham atenção quanto à folhagem e à flor, que não podem apresentar danos pelo ataque de pragas ou doenças. Por isso, o uso de agrotóxicos é comum. Mas começa a contar pontos, principalmente para a exportação, a produção sustentável das flores. Atenta a essas mudanças, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, já desenvolve, por meio do Núcleo Tecnológico Epamig Floricultura (Nutef), desde 2009, experimentos para o cultivo de rosas sem agroquímicos.

Pesquisar este blog