Selecione o dia...

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Epamig e UFLA identificam "fungo do bem" que atua no controle de microorganismos prejudiciais ao café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212459.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O modelo de uma biofábrica e os primeiros resultados obtidos na pesquisa que identificou um tipo de fungo utilizável no controle de microorganismos prejudiciais ao café serão apresentados em Lisboa, Portugal, entre os dias 2 e 4 de dezembro, na BioMicroWorld2009, Conferência Internacional Sobre Microbiologia Ambiental, Industrial e Aplicada que, nesta edição, aborda aplicações microbiológicas em diversas áreas, como a agricultura, medicina, ciências de alimentos e outras.

Mantega arranca aplausos de empresários ao divulgar estudo sobre câmbio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212461.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Ao divulgar estudo do banco de investimentos Goldman Sachs segundo o qual o câmbio de equilíbrio para o Brasil (o valor ideal do dólar) seria de de R$ 2,60, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, provocou aplausos na plateia do 4º Encontro Nacional da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Projeto que permite uso veterinário para genéricos é aprovado no Senado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212460.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A produção de medicamentos genéricos poderá ser estendida também para uso veterinário. É o que prevê substitutivo a três projetos de lei sobre o tema aprovado ontem (17/11), pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal.

Influência das mudanças climáticas nas hortaliças é tema de workshop

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212455.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Com o apoio do Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF), a Embrapa Hortaliças vai estimular as discussões a respeito da necessidade de a pesquisa em hortaliças incluir a perspectiva do aquecimento global. Com esse objetivo, a Unidade promove no dia 20 de novembro o workshop Efeitos das Mudanças Climáticas na Produção de Hortaliças, que discutirá os desafios que as mudanças globais vão impor a este segmento da pesquisa agrícola.

Minas Gerais institui regime especial de tributação para o trigo com ICMS de 2%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212458.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O trigo produzido em Minas Gerais conta agora com um Regime Especial de tributação que reduziu a alíquota do ICMS de 12% para 2% nas vendas principalmente para São Paulo e Rio de Janeiro. A informação é do coordenador do Programa de Desenvolvimento da Competitividade da Cadeia Produtiva do Trigo em Minas Gerais (Comtrigo), da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Lindomar Antônio Lopes.

Meirelles diz que há mais chances de continuar à frente do BC até o fim de 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212457.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, afirmou que não estão previstas mais mudanças na diretoria da instituição enquanto ele estiver no cargo. De acordo com o presidente do BC, os diretores de Política Econômica, Mario Mesquita, e de Liquidações, Gustavo do Vale, manifestaram "interesse e concordância" de permanecerem no cargo enquanto durar a gestão dele.

Mantega reafirma que economia está em novo ciclo de crescimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212456.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A economia brasileira está retomando um novo ciclo de crescimento, reafirmou ontem (17/11) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Para ele, o Brasil conseguiu passar rapidamente pela crise graças ao ciclo anterior, que foi robusto, com fundamentos preservados. Ele destacou que o próximo ciclo da economia brasileira será ainda mais forte do que o atual.

Governo vai adiar decreto que regulamenta recuperação de reserva legal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212454.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, admitiu que o governo vai adiar a entrada em vigor do decreto que determina o registro e o compromisso de recuperação da reserva legal, que deveria começar a valer a partir de 11 de dezembro. "[O prazo] Vai ser ampliado. Para quando ainda não está definido", disse Minc. Perguntado sobre a nova data, o ministro evitou dar detalhes e disse que a decisão cabe exclusivamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Embalagens: como elas garantem qualidade e remuneram melhor o produtor?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212428.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] As embalagens para produtos alimentícios perecíveis, como as frutas e hortaliças, possuem duas funções básicas: 1. facilitar a movimentação e a exposição; 2. proteger o produto, favorecendo sua conservação do produto, mantendo-o integro. Para isto, não deve ter arestas, ser limpa e confeccionada com material de qualidade. Apenas com estas informações, já se pode perceber que a maioria das caixas de madeira pode danificar o produto.

Instituto Nacional Ciência e Tecnologia Madeiras da Amazônia cria sítio na web

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212396.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O sítio eletrônico do Instituto Nacional Ciência e Tecnologia (INCT) Madeiras da Amazônia, programa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), já está disponível na Internet. Em desenvolvimento desde setembro último, o espaço foi oficialmente aberto no último dia 10 e apresenta textos sobre o projeto, informações a respeito das atividades desenvolvidas, treinamentos, resultados e corpo de participantes.

Pesquisar este blog