Selecione o dia...

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Câmara dos Deputados aprova incentivos para zonas de exportação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100819.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Plenário aprovou ontem (6/9) a Medida Provisória 418/08, que aperfeiçoa as regras para instalação e funcionamento de empresas nas chamadas Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), suspende o pagamento de tributos e estende a essas empresas incentivos já existentes para pesquisa tecnológica. A matéria será analisada agora pelo Senado.

Embrapa comemora 35 anos em noite de lançamentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100829.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Na solenidade comemorativa ao 35º aniversário da Embrapa, ocorrida no último dia 6, em Brasília (DF), uma nova tecnologia foi lançada - um inoculante para a cana-de-açúcar resultante da mistura de estirpes de cinco espécies de bactérias isoladas da cultura. Aplicado na cana, promove o crescimento da planta sem o uso de fertilizante nitrogenado e sem prejuízos à produtividade.

Embrapa desenvolve produto inédito que reduz uso de fertilizantes na produção de cana-de-açúcar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100825.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Depois de vinte e cinco anos de pesquisas, cientistas da Embrapa Agrobiologia (Seropédica - RJ) desenvolveram um inoculante a base de bactérias fixadoras de nitrogênio, que aplicado na cana-de-açúcar promove o crescimento da planta sem o uso de fertilizante nitrogenado (na foto, cana inoculada à esquerda). O produto pode significar além de uma redução de custos, um ganho ambiental, já que deixam de ser aplicados pelo menos 30 quilos de nitrogênio por hectare ano na cana-planta.

Mais uma empresa elimina transgênicos de seus produtos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100820.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Mais uma empresa entrou para a lista verde do Guia do Consumidor do Greenpeace, que relaciona os produtos que estão livres de matéria-prima transgênica. Agora é a vez da Dafap?s, companhia que produz alimentos como cereais, farinhas, pipocas, temperos e ração para pássaros. Em fevereiro, o grupo Arcor também saiu da lista vermelha, ao apresentar documentação comprovando que seus produtos não são fabricados com matéria-prima geneticamente modificada.

Dia de Campo na TV mostra variedades de capim para um pasto de qualidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100839.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia de Campo na TV apresenta esta semana o tema "Variedades de capim para um pasto de qualidade". O programa vai ao ar amanhã, dia 9 de maio, pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) à partir das 9h e é reapresentado no dia 11 às 8h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet). A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília ? DF), em parceria com a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos - SP), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Famasul e Senar-AR/MS promovem cursos para pólos agrícolas de Campo Grande

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100833.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Encontro de Formação de Lideranças dos 11 pólos de produção integrada e sustentável (Agropólos) de Campo Grande foi lançado hoje (8/5), na Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul). O Agropólos é um programa da Prefeitura do município que pretende organizar as cadeias produtivas, diversificar a produção agrícola e a renda dos produtores rurais diminuindo a dependência de importação de hortifrutigranjeiros no município.

Transportadoras irão ajustar frete de insumos agrícolas em até 8% neste mês de maio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100824.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As transportadoras devem reajustar em até 8% o preço do frete de insumos agrícolas, segundo informou o presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), Mário Sérgio Cutait. ?As transportadoras já nos comunicaram que vão repassar o aumento desde o dia 5", disse Cutait, depois de participar de uma audiência pública, no último dia 6, da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados que discutiu o aumento dos insumos agrícolas.

Produtores de cana-de-açúcar querem inclusão da cultura na Política do Preço Mínimo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100823.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, ontem (6/5), com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, para pedir ao governo que inclua a cultura na Política Geral de Preços Mínimos (PGPM), a exemplo do que é feito com os grãos.

Programa paranaensel para espécies exóticas Invasoras terá a contribuição da comunidade científica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100821.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A participação da sociedade e da comunidade científica será fundamental para o sucesso do Programa Estadual para Espécies Exóticas Invasoras, de acordo com a proposta apresentada no último dia 5 pela Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) a especialistas de organizações não-governamentais (ONGs), técnicos, pesquisadores e representantes de universidades e instituições de ensino do Paraná.

Estudo americano revela que aquecimento global ameaça insetos tropicais de extinção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100812.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Muitos insetos tropicais correm risco de ser extintos até o final deste século caso não consigam se adaptar ao aumento previsto nas temperaturas globais, indica um estudo realizado por pesquisadores americanos. A pesquisa, coordenada pela Universidade de Washington, sugere que os insetos das regiões tropicais são mais sensíveis às mudanças de temperatura do que aqueles originários de outras partes do planeta.

Dia de Campo debate Agroenergia e Cultura do Sorgo no Norte de Minas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100810.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), realiza no próximo dia 15 de maio, em Leme do Prado, no Norte de Minas, o 2º Dia de Campo de Agroenergia e da Cultura do Sorgo.

Semana de Integração Tecnológica promove troca de experiência entre pesquisadores e produtores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100809.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Embrapa Milho e Sorgo e a Emater/MG realizam, entre 12 e 16 de maio, em Sete Lagoas, a 1ª Semana de Integração Tecnológica (SIT). O evento pretende promover, por meio de cursos, dias de campo, treinamentos, palestras e oficinas, a aproximação entre produtores rurais, extensionistas e pesquisadores do setor agropecuário. O objetivo é estimular a troca de conhecimentos entre o setor produtivo e a área técnica das universidades e empresas de pesquisas voltadas para o agronegócio.

Curso Novas Exigências para Produção de Leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28136.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A pecuária leiteira do Brasil está vivendo ao longo da primeira década do século 21, um período de transição marcante, com a mudança da legislação relativa à qualidade dos produtos lácteos, cada vez mais exigente. Para não ficar de fora do mercado e melhorar a remuneração de seu produto, todo produtor de leite deve conhecer os parâmetros de qualidade adotados nessa legislação e conhecer os mecanismos de controle. Neste curso constituído de filme, em DVD, e manuais interativos, são apresentadas, detalhadamente, importantes conceitos: exigências para o leite cru refrigerado; nova legislação; testes feitos na coleta do leite; testes feitos nos laboratórios dos laticínios; como se dão as contaminações; como se faz e para que serve a Contagem Padrão em Placas; como se faz e para que serve a Contagem de Células Somáticas; qual a relação dessas contagens com o dia-a-dia da fazenda; e, influência da qualidade do leite sobre a cadeia produtiva dos lácteos.

Curso de Velas Decorativas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28135.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] As velas artesanais são, hoje, elementos cada vez mais presente na decoração e a sua demanda está cada vez mais em alta. Esta é uma excelente oportunidade de negócio, pois exige baixo investimento e você pode trabalhar em sua própria casa. O curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos "Curso de Velas Artesanais Decorativas", ensina passo-a-passo as técnicas básicas de confecção de velas artesanais para decoração, além de receber orientações sobre a comercialização.

Biotecnologia e Biossegurança: integração e oportunidades no Mercosul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27686.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O objetivo da obra compilada em 31 capítulos, é resultado do empenho conjunto de pesquisadores argentinos e brasileiros para oferecer às comunidades científica e empresarial, a compilação atualizada das principais leis e normas que regulamentam a investigação, o desenvolvimento e a comercialização de biotecnologias nos países do Mercosul. Representa também uma contribuição para o desenvolvimento da biotecnologia e é fundamental para os países do Mercosul, na incorporação da moderna biotecnologia aos setores vitais de sua vida econômica, como os de saúde, agricultura e meio ambiente, visando não só ao crescimento econômico mas também, e principalmente, à sustentabilidade desse crescimento.

Trabalho e sociabilidade em espaços rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27685.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A pesquisa que subsidiou o livro foi realizada com trabalhadores, clandestinos e registrados, do Platô de Neópolis, uma das regiões agro-industriais de produção de frutas do Nordeste brasileiro, e trata da organização do trabalho e da vida social desses trabalhadores no cenário da globalização.

Pesquisar este blog