Selecione o dia...

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Governo, ruralistas e ambientalistas buscam novo acordo sobre destaques à MP do Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222529.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Diante do aumento da tensão entre ruralistas e governo na primeira rodada de votações dos destaques à Medida Provisória (MP) do Código Florestal, no dia 8 de agosto de 2012, os membros da comissão mista que analisa o texto decidiram suspender a votação em busca de um novo acordo. O relator da matéria, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), busca agora um entendimento com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para permitir a retomada das reuniões da comissão no dia 28.

Agosto já tem mais do dobro de queimadas no mesmo período de 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222531.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O número de queimadas no país, nos 12 primeiros dias do mês de agosto, superou em 109% o registrado no mesmo período de 2011. As imagens captadas pelo satélite utilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelaram 13 mil focos de incêndio no período.

IAC realiza 29º Congresso Nacional de Milho e Sorgo de 26 a 30 de agosto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222526.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A cultura do milho é a atividade agrícola mais frequente nas propriedades rurais do Brasil. Devido à importância da cultura, o Instituto Agronômico (IAC), de Campinas (SP), e a Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), promovem o 29º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, de 26 a 30 de agosto de 2012, em Águas de Lindóia, São Paulo, no Hotel Majestic. O evento conta com a parceria do Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Polos Regionais da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Embrapa Milho e Sorgo e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Etiquetas do Inmetro vão indicar emissões de dióxido de carbono por carros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222524.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] Em São Paulo a fumaça dos carros é problema de saúde pública. Segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), os paulistanos estão vivendo em média dois anos a menos por complicações causadas pela péssima qualidade do ar. São quatro mil mortes por ano. "Os carros hoje representam a maior parte da poluição urbana. Ou seja, resolver o problema das emissões dos veículos significa resolver a poluição das cidades onde vivem milhões de pessoas com efeitos na saúde importantes", afirmou o pesquisador da USP Paulo Hilário Nascimento Saldiva.

Rússia faz novas exigências para compra da carne suína brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222532.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O alvo da polêmica é um pó amarelo, que recebe o nome de ractopamina. Não é um hormônio, é um produto da categoria dos promotores de crescimento. São substâncias que estimulam o ganho de peso dos animais.

Comissão discutirá comercialização de alimentos da agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222530.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realizará audiência para debater a comercialização de alimentos produzidos pela agricultura familiar e a legislação adequada para pequenas agroindústrias. Ainda não há data marcada para a realização da audiência.

Pesquisa mostra AL como prioridade para expansão do agronegócio brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222528.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O agronegócio brasileiro tem fortes perspectivas de expansão internacional e coloca a América Latina como prioridade entre os mercados-alvo para investimentos, parcerias comerciais e operações internacionais. O interesse pela Argentina foi demonstrado por 35% dos empresários do setor consultados por sondagem da Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham). Em seguida, aparecem Chile (22%), Colômbia (17%) e Venezuela (11%). Uma fatia de 40% dos respondentes escolheu outros países latino-americanos.

Exportações do agronegócio mineiro mostram reação em julho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222527.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações mineiras do agronegócio mostraram reação em julho DE 2012, na comparação com os dados do mês anterior. Segundo o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (mDIC), os produtos da agricultura e da pecuária estadual embarcados para os mercados mundiais movimentaram US$ 450,3 milhões, cifra 13,2% superior à registrada em junho. O valor equivale a 9,6% das exportações totais do Estado.

Esalq seleciona professores para novo curso em administração

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222525.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), está com inscrições abertas até 30 de agosto de 2012 para concursos públicos para seleção de seis professores doutores para o novo curso de graduação em Administração oferecido pela instituição.

Do lodo, roseiras em flor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222523.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O lodo proveniente de lagoas facultativas de estação de tratamento de esgoto se mostrou um eficiente substituto ao adubo químico na plantação de roseiras. O lodo contém matéria orgânica e nutriente ricos para o solo e a sua reciclagem traz benefícios valiosos para o meio ambiente. Estudo desenvolvido na Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pelo tecnólogo em saneamento ambiental Jorge Luiz da Paixão Filho revela que a alternativa é ambientalmente segura e economicamente viável, pois traz vantagens para o produtor de flores, que poderia minimizar o impacto ambiental dos fertilizantes químicos.

Pesquisar este blog