Selecione o dia...

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Brasil faz acordo com Estados Unidos e adia retaliação comercial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214668.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil aprovou ontem (17/06/10) um acordo que adia o início da retaliação comercial aos Estados Unidos para o final de 2012. As medidas ficarão suspensas, enquanto os dois países tentam chegar a um entendimento sobre a aplicação de subsídios agrícolas para os produtores norte-americanos.

Lula lança plano para financiar a próxima safra da agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214669.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou ontem (17/06/10) o Plano Safra 2010/2011 da Agricultura Familiar, que irá disponibilizar R$ 16 bilhões em recursos para financiamento da produção, R$ 1 bilhão a mais do que no ano passado. Entre os destaques do plano está a redução dos juros para custeio, de 5,5% para 4,5% ao ano, e para investimentos, de 5% para 4% ao ano, nas operações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Aprovado fundo para garantir seguro rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214658.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou, no dia 16 de junho de 2010, projeto do governo que autoriza a participação da União como cotista de fundo para a cobertura suplementar de riscos do seguro rural nas modalidades agrícola, pecuária, aquícola e florestal. A medida permitirá ampliar as possibilidades de cobertura das atividades agropecuárias por meio do seguro rural, um instrumento de política agrícola que protege o produtor contra perdas, principalmente devido a fenômenos climáticos.

Agricultura de precisão com GPS gera economia e eficiência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214654.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um dos principais desafios da agricultura moderna é promover ganho de produtividade e economia de recursos. Com o desenvolvimento da agricultura de precisão, novas técnicas permitem que cada área receba quantidades apropriadas de adubos e corretivos e tenha tratamento localizado de plantas invasoras, pragas e doenças que contemple, além da aplicação minimizada de insumos, a redução de impacto ambiental.

Governo cria grupo para tratar da regularização fundiária na Amazônia Legal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214660.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Para combater a grilagem de terras, os conflitos agrários e o avanço do desmatamento, o governo federal criou o Grupo de Integração da Atuação Judicial na Defesa do Meio Ambiente e da Regularização Fundiária na Amazônia Legal (G-Amazônia Legal). O grupo será composto pela Advocacia-Geral da União (AGU) e pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Meio Ambiente e do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Governo prorroga IPI reduzido para caminhões e veículos comerciais leves

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214659.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governo prorrogou o incentivo para veículos comerciais leves, de grande porte e bens de capitais (máquinas e equipamentos), que acabaria neste mês (junho 2010). Até o fim do ano, eles continuarão isentos de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ou pagando imposto reduzido.

Pior do que escravos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214656.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Migrantes contratados para o corte de cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto, em São Paulo, são submetidos a condições de trabalho arcaicas e precárias, mostra pesquisa. Nos anos 80 do século passado, foram inúmeros os movimentos para melhoria das condições de trabalho dos cortadores da cana-de-açúcar. De lá para cá, pouca coisa mudou nessas condições e esses movimentos diminuíram, ou pelo menos saíram do foco da imprensa nacional.

Guia do MEC dispõe novas tecnologias para o educador da área rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214655.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Educadores das escolas rurais que trabalham com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, em turmas multisseriadas, têm à disposição cinco novos recursos pedagógicos para uso em sala de aula, denominados tecnologias educacionais. As ferramentas foram pré-qualificadas pelo Ministério da Educação (MEC) em maio de 2010 e passam a integrar o Guia de Tecnologias Educacionais.

Estudo mostra que em 2030 emergentes vão ter PIB maior que o de desenvolvidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214653.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A participação dos países emergentes no Produto Interno Bruto (PIB) mundial passou de 38%, em 2000, para 49% neste ano e deverá atingir 57%, em 2030. A conclusão é do relatório Perspectivas sobre o Desenvolvimento Mundial 2010 ? Deslocamento da Riqueza, divulgado no dia 16 de junho de 2010, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). As informações são da BBC Brasil.

Prazo para inscrição do trabalho científico na PorkExpo 2010 termina dia 20 de junho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214650.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Termina dia 20 de junho de 2010 o prazo para as inscrições dos trabalhos científicos da 5ª edição do Fórum Internacional de Suinocultura, que acontece paralelamente à PorkExpo 2010. A Comissão Científica, que avaliará os trabalhos inscritos, é formada por renomados pesquisadores nas áreas referentes às seguintes categorias: Sanidade, Nutrição e Reprodução.

Pesquisar este blog