Selecione o dia...

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Demora na liberação de agrotóxicos domina audiência pública no Senado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216337.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A demora na regulamentação e na liberação de agrotóxicos dominou os debates da audiência pública promovida ontem (30/11/10) pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal para discutir os mecanismos de regulação e controle de agrotóxicos no país.

Embrapa Agroenergia inaugura amanhã sua sede em Brasília

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216335.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, participa amanhã (02/12/10), às 9 horas, em Brasília (DF), da inauguração da sede da Embrapa Agroenergia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Participam também da solenidade o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, o presidente da Embrapa, Pedro Arraes, e o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães.

Academia de Ciências do Vaticano reafirma a segurança dos transgênicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216334.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Academia de Ciências do Vaticano (PAS, na sigla em inglês) deu luz verde para os organismos geneticamente modificados (OGM), ao considerar que não há perigo em usar a engenharia genética no melhoramento de culturas. A agência do Vaticano manifestou seu posicionamento em um relatório publicado na revista New Bioctechnology.

Fórum de Nanotecnologia discute aproximação entre os setores acadêmico e empresarial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216330.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] De olho numa área que poderá render mais de US$ 2 trilhões anualmente e demandar milhões de trabalhadores até 2015, representantes do governo, empresas e academia, que compõem o Fórum de Nanotecnologia, estão unidos na tentativa de identificar gargalos e estreitar a relação entre eles. Questões como estas serão discutidas no Workshop Nanotecnologias: Expectativas da indústria brasileira, programado para os dias 2 e 3 de dezembro de 2010, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Cerca de 200 pessoas já confirmaram participação, sendo a maioria, representantes de empresas.

Relator inclui renegociação de dívidas rurais em Medida Provisória

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216339.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O deputado Geraldo Simões (PT-BA) terminou de apresentar seu parecer sobre a Medida Provisória 500/10 e apresentou um projeto de lei de conversão. Para atender a um pedido do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o relator incluiu emenda que prorroga prazos de renegociação de dívidas de agricultores, assim como as incluídas na Dívida Ativa da União.

Adiada para abril de 2011 implantação do Plano Nacional de Banda Larga

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216338.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A meta do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) de levar a conexão em alta velocidade a 100 cidades ainda este ano foi adiada para abril de 2011. O presidente da Telebras, Rogério Santanna, disse ontem (30/11/10), durante a terceira edição do Fórum Brasil Conectado, que o motivo do adiamento foi a falta de tempo hábil para assinar os contratos com os fornecedores que já foram licitados.

Projeto oferece apoio e benefícios a roteiros turísticos no meio rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216336.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Roteiros turísticos brasileiros poderão receber apoio e benefícios do Ministério do Turismo (MTur), por meio do projeto Talentos do Brasil Rural: turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos. A oportunidade foi divulgada, no dia 29 de novembro de 2010, em chamada pública que pretende selecionar 24 roteiros compostos por empreendimentos da agricultura familiar para serem trabalhados pelo projeto.

Curso ?Com licença vou à luta?, da EaD Senar, ganha nova carga horária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216333.htm
[ ECONOMIA # CURSOS ] O curso Com licença vou à luta, programa de empreendedorismo para mulheres disponibillizado gratuitamente pela EaD Senar ganhou nova carga horária e passa agora a contar com 40 horas/aula. As inscrições podem ser feitas pelo site eadsenar.canaldoprodutor.com.br.

Lagartas e percevejos da soja: monitoramento da lavoura é fundamental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216332.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Lagarta da soja e lagarta falsa medideira são duas das pragas com as quais os produtores rurais devem ficar atentos neste período de cultivo da soja. O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), Crébio José Ávila, lembra que as lagartas causam a desfolha das plantas de soja podendo levar à redução de produtividade. Ele explica que, no manejo dessas pragas, é importante o uso de produtos eficientes no controle das lagartas e também seletivos, ou seja, que tenham baixa toxicidade para os inimigos naturais das pragas, garantindo assim a manutenção do equilíbrio biológico no agroecossistema da soja.

O Aquecimento Global: Causas, Consequências e Possibilidades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216331.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A Terra enfrenta hoje uma situação sem precedentes em sua história evolutiva. É o chamado Aquecimento Global, um aumento da temperatura do planeta provocado por atividades humanas. Este processo decorre da intensificação do Efeito Estufa, um fenômeno natural que mantém a temperatura do planeta dentro de níveis adequados á vida. Tal situação, ameaça à sobrevivência de muitos seres vivos, inclusive a civilização humana.

Pesquisar este blog