Selecione o dia...

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Inpe reconhece falhas no Deter e fará dinâmica da degradação progressiva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100818.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) reconheceu hoje (6/5) falhas no sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que já haviam sido apontadas pela Secretaria do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), ao afirmar que no final de 2007 a estiagem atípica fez com que o sistema detectasse áreas em que havia sido feito extração seletiva em anos anteriores como áreas que tivessem sido desmatadas no final do ano.

Equipe da Embrapa discute Rede de Pesquisa e Banco de Dados em Biodiversidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100808.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores em biodiversidade de 12 Unidades da Embrapa participam até amanhã (8/5) do "Workshop Implantação da Rede de Pesquisa e Banco de Dados em Biodiversidade na Embrapa", no Auditório Roberto Aduan, na Embrapa Cerrados (Planaltina - DF). A caracterização e a gestão da biodiversidade são feitas de forma sistemática pela Embrapa e por seus parceiros nos biomas brasileiros por meio de vários projetos, que estudam as relações funcionais das espécies nos ecossistemas. Entretanto, é necessário o estabelecimento formal de redes de pesquisa em biodiversidade.

Jornal francês diz que Brasil faz cruzada geopolítica por etanol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100807.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma reportagem publicada ontem (6/5) no diário econômico francês Les Echos afirma que o Brasil está em uma "cruzada", tanto de dimensões "financeiras" como "geopolíticas", pelo etanol. Em dois longos artigos, o correspondente do jornal relata os argumentos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em favor dos biocombustíveis, que nas palavras do repórter "hoje se encontram no centro de uma polêmica mundial por conta da alta dos preços das matérias-primas agrícolas".

Novo leilão da Conab irá ofertar até 80 mil toneladas de arroz

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100795.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Conab faz na semana de 12 a 16 de abril mais uma rodada de leilão de arroz. O volume será entre 70 mil e 80 mil toneladas. No último dia 5 a estatal comercializou 27,182 mil t, das 32,084 mil ofertadas, ou 84,7% do total. Por motivos operacionais, foi impossível disponibilizar as 55 mil t antes previstas. O cereal está armazenado nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Dia de Campo apresenta resultados de pesquisa sobre café orgânico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100827.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O café orgânico e agroecológico estará em pauta amanhã, 8 de maio, no Centro Tecnológico da Zona da Mata (CTZM) da Epamig. Em parceria com a Associação dos Pequenos Agricultores e Trabalhadores Rurais de Espera Feliz (MG), será realizado um Dia de Campo na propriedade do agricultor Tibúrcio Joaquim Figueira dos Santos, Córrego São Felipe, na Zona Rural do município, a partir das 9h, para apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas e as experiências dos produtores familiares na participação do trabalho.

UFSM realiza curso de georreferenciamento direcionado para certificação junto ao Incra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100822.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realiza, no segundo semestre deste ano, o II Curso de Qualificação em Georreferenciamento de Imóveis Rurais Segundo a PL2087/2004/Confea. O curso tem duração de 360 horas, totalmente presenciais, e é voltado aos profissionais da área tecnológica, especialmente aqueles que trabalham ou pretendam trabalhar com georreferenciamento de imóveis rurais voltado para certificações junto ao Incra.

Emater-MG incentiva troca de experiências entre produtoras rurais para implantar uma padaria comunitária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100817.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Em busca de uma referência positiva para implantar uma padaria comunitária, agricultoras familiares do município de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, visitaram a agroindústria de biscoitos da marca Produtos da Nossa Terra, na comunidade do Bugre, no município de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce (MG). Lá, elas puderam conferir como um grupo de mulheres rurais consegue, além da renda de R$ 450 reais mensais por família, resgatar a cultura local, com o trabalho coletivo.

Assuntos Fundiários: Lideranças rurais debatem TAC com deputados estaduais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100816.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os deputados estaduais Jerson Domingos (PMDB), Reinaldo Azambuja (PSDB) e Zé Teixeira (DEM), a secretaria de Estado de Produção e Turismo de MS (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa de Costa Dias, o secretario de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e da Tecnologia (Semac), Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes, participaram no fim da manhã do último dia 6, com presidentes e delegados dos Sindicatos Rurais de MS para falar sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) referente às questões indígenas.

Famasul apresenta resultados em Assembléia Geral para os representantes dos Sindicatos Rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100814.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) apresentou ontem (6/5) aos presidentes e delegados dos Sindicatos Rurais em Assembléia Geral, os resultados dos programas implantados pela Famasul e também pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de MS (Senar-AR/MS). Entre os destaques estão os números do programa ?Sanidade sem Fronteiras? e sua ramificação, com o projeto ?Registrar?. Voltados para a sanidade animal, com foco nos assentamentos, pequenos produtores rurais e índios, o ?Sanidade? treinou e capacitou cerca de 1.500 pessoas.

Conferência Nacional do Meio Ambiente debate mudanças do clima

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100806.htm
[ POLITICA # EVENTOS ] A partir de hoje (7/5), o governo federal dá início a um debate inédito sobre mudança do clima. O Ministério do Meio Ambiente e 44 entidades representativas da sociedade civil realizam a III Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), que se estende até o próximo dia 10, em Brasília. É a primeira vez que um país realiza um processo participativo com todos os setores da sociedade para discutir o tema, que é destaque no cenário internacional.

Novas regras simplificam acesso de agricultores ao Pronaf

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100805.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Agricultores familiares de todo o País passam a contar, a partir de 1º de julho, com a simplificação das normas para a obtenção de crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A solicitação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) junto ao Conselho Monetário Nacional (CMN) foi resultado das demandas de movimentos sociais dos agricultores familiares, de extensionistas rurais e dos agentes financeiros em tornar as normas mais simples.

Cyted abre Convocatória 2008 para três modalidades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100801.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted) está recebendo inscrições para a Convocatória Cyted 2008 para projetos de Redes Temáticas, Ações de Coordenação de Projetos e Pesquisa, e Ações Transversais. As propostas podem ser enviadas até as 13h (horário de Brasília) do dia 10 de junho.

Pesquisa da Conab traça perfil do mercado sucroalcooleiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100798.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A publicação Perfil do Setor do Açúcar e do Álcool no Brasil (arquivo PDF - 3,6 Mb) já está disponível para consulta na internet. O estudo foi lançado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) durante a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). Informações como o processo de produção, produtividade e expansão da cana em áreas de pastos fazem parte do levantamento. ?Essas informações estavam separadas, faltavam ser consolidadas e comparadas com as das unidades produtoras, estados e regiões?, explica o técnico Ângelo Bressan Filho.

Ibict cria Centro Nacional de Referência em Inclusão Digital

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100794.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A proposta do Centro Nacional de Referência em Inclusão Digital é dar visibilidade a projetos de inclusão digital colaborando para a inserção dos cidadãos. Ao permitir a integração dos diferentes projetos, também pretende colaborar para o acesso ao conhecimento, à cultura e ao compartilhamento de dados, assim como a produção de conteúdos digitais.

Curso de Treinamento de Gerente de Loja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28134.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O mercado de varejo torna-se cada vez mais importante e concorrido na economia moderna. Neste cenário, só obtém sucesso o empreendimento que for bem gerenciado. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos tem o objetivo de treinar gerentes para melhorar a sua performance e conseqüentemente a da sua empresa. São abordados os seguintes tópicos: líder eficaz; estilos gerenciais; conhecimento de marketing; conhecimento do mercado; vantagem competitiva; administração das finanças; custos; estoques; giro de mercadorias; preço de venda; juros; e contabilidade básica; e, segredos do sucesso.

Curso de Tecelagem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28133.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A tecelagem manual é uma arte milenar, que hoje está sendo bastante valorizada por ser um trabalho artesanal e por trazer lembranças de uma época em que as mulheres faziam desde o preparo dos fios até a peça de roupa pronta. A tecelagem é uma forma de desenvolver e expressar a criatividade, além de permitir a geração de renda, pela venda das peças. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos mostra o resgate da arte de fiar e de tecer, apresentando os princípios básicos da fiação e da tecelagem, feita em tear de pedal, chamado também de tear mineiro.

Irrigação e drenagem na empresa agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27684.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este trabalho busca orientar o leitor sobre o uso adequado da irrigação com o objetivo de aumentar a produtividade de forma sustentável, salientando a importância de se considerar as características edafoclimáticas, as potencialidades dos recursos hídricos locais e a fragilidade sócio-econômica de cada região.

Avaliação em Comunicação Organizacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27683.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Resultante da primeira dissertação de mestrado sobre avaliação em comunicação organizacional no Brasil, o conteúdo deste livro tem por principal fundamento a literatura internacional, que dispõe de vários estudos sobre o tema. A obra oferece ferramentas para que se conheça o impacto do trabalho de profissionais que se dedicam a aprimorar os relacionamentos entre organizações e seus públicos estratégicos e atuam nas quatro modalidades de comunicação: institucional, interna, administrativa e mercadológica.

Pesquisar este blog