Selecione o dia...

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Lula comemora fim da cobrança dupla da TEC e prepara acordo com a UE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215148.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou um feito extraordinário a decisão tomada pela 39ª Cúpula do Mercosul, encerrada na tarde de ontem (03/08/10) em San Juan, na Argentina, de eliminar a cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC) no bloco que reúne o Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.

Projeto irá estudar relação entre produção de biocombustíveis e segurança alimentar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215145.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) começou ontem (03/08/10) a implantar um projeto de cooperação técnica com a Universidade de Stanford (EUA) que tem como objetivo discutir a relação entre a produção de biocombustíveis e a produção de alimentos. A ideia é encontrar um equilíbrio entre produção de energia para satisfazer as necessidades e formas de preservar fontes de sustento.

MEC: Tomada de financiamento ficará mais fácil para os estudantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215138.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O estudante que necessita recorrer ao Fundo de Financiamento da Educação Superior (Fies) ganha mais um incentivo. A partir de agora, a comprovação de matrícula passará a ser exigida somente no momento da validação de sua documentação junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).

Rondônia terá banco sobre semente nativa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215137.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma rede de entidades de Rondônia deve publicar, até o final de agosto de 2010, um banco de dados sobre sementes crioulas ? aquelas que não sofrem modificação genética artificial e são aprimoradas pelo manejo dos agricultores ao longo do tempo. A ideia é registrar e divulgar as informações sobre os tipos dessas sementes no estado e contribuir para a manutenção da agricultura familiar local.

Nordeste tem expansão vigorosa da atividade econômica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215147.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A atividade econômica apresenta comportamentos distintos nas regiões do país, indica o Boletim Regional do Banco Central (BC), divulgado ontem (03/08/10). Enquanto na Região Norte foi registrada continuidade da recuperação e no Nordeste houve "expansão vigorosa", no Centro-Oeste, Sul e Sudeste houve redução no ritmo de crescimento.

Acordo de livre comércio entre Mercosul e Egito inclui etanol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215146.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Mercosul assinou, no dia 2 de agosto de 2010, acordo de livre comércio com o Egito. O acordo inclui produtos que interessam ao Brasil, como o etanol. A informação foi dada pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, durante entrevista coletiva na 39ª Cúpula do Mercosul.

FP7 lança 51 novos editais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215143.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Editais de quatro programas do 7º Programa Quadro da União Europeia para a Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (FP7): Cooperação, Capacidades, Pessoas e Idéia foram lançados pela Diretoria Geral de Pesquisa da Comissão Europeia. No total, são 51 novos editais, contemplando diversos tópicos.

Alecrim pimenta inibe crescimento de bactéria alimentar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215124.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Testes realizados com o extrato vegetal de alecrim pimenta (Lippia sidoides Cham.) indicaram que a planta apresenta uma atividade inibitória do crescimento da bactéria Listeria monocytogenes. Essa bactéria, de caráter patogênico, consegue sobreviver em situações adversas e está associada a listeriose. A doença pode causar várias síndromes como infecções, gastroenterites, sendo bastante prejudicial em pacientes imunodeprimidos, e em crianças, idosos e gestantes (podendo causar abortos). A transmissão ocorre, principalmente, por alimentos contaminados.

Estudo bioquímico de pinheiro brasileiro é premiado nos EUA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215123.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Araucaria angustifolia, mais conhecida como pinheiro brasileiro, vem sendo objeto de estudos bioquímicos e fisiológicos para melhor compreensão de suas funções biotecnológicas e ecofisiológicas. Nos laboratórios de Química de Produtos Naturais (LQPN), do Instituto de Química (IQ), e de Biologia Celular (Biocel), do Instituto de Biociências (IB), ambos da Universidade de São Paulo (USP), cientistas estão desvendando os mecanismos bioquímicos e fisiológicos que levam à produção de biflavonóides que possuem atividades fotoprotetoras e antioxidante.

Receita: isenção tributária para produtos de uso pessoal trazidos do exterior

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215144.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A decisão da Receita Federal que permite ao turista brasileiro trazer do exterior bens considerados de uso pessoal sem pagar impostos valerá a partir de 1º de outubro de 2010. O prazo é para que os servidores da Receita Federal sejam preparados para aplicar as mudanças. Ontem (03/08/10), o Diário Oficial da União publicou a Instrução Normativa 1.059 para detalhar a Portaria 440 que mudou as regras.

Pesquisar este blog