Selecione o dia...

segunda-feira, 19 de maio de 2008

CNA debate hoje certificação de produtos agrícolas para o mercado consumidor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100933.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Inserir o produtor rural nas discussões sobre a certificação dos produtos agropecuários e informá-lo sobre a importância de atender às exigências do mercado consumidor. Este é o objetivo do seminário Os Impactos da Certificação para o Produtor Rural, que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realiza hoje (19/5), das 9h às 17h, na sede da entidade, em Brasília. Segundo o presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA, Assuero Doca Veronez, o momento é oportuno para o produtor rural se tornar protagonista das discussões sobre esta exigência, para evitar que ocorram à margem do produtor.

Embrapa articula a implantação do terceiro Labex na Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100940.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) se prepara para ampliar sua atuação na Europa. Com duas representações do laboratório virtual no exterior ? o Labex Europa, uma em Montpellier (França) e outra em Wageningen (Holanda), agora a estatal brasileira deve estabelecer uma base física no Reino Unido.

Brasil lançará ofensiva internacional a favor dos biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100931.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O assessor especial da presidência da República, Marco Aurélio Garcia, afirmou NO ÚLTIMO DIA 16 que o governo brasileiro lançará uma ?ofensiva? internacional para obter apoio a produção dos biocombustíveis. ?Vamos continuar na nossa política, estamos obtendo cada vez mais adesões e vamos fazer uma ofensiva publicitária internacional para esclarecer isso?, afirmou Garcia que participOU em Lima, no Peru, da 5ª Cúpula América Latina, Caribe e União Européia, onde um dos temas em discussão é a energia.

Declaração de Lima não expressa posições firmes sobre temas sociais e energéticos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100929.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Declaração de Lima, assinada no último dia 16 pelos chefes de Estado ao final da 5ª Cúpula América Latina, Caribe e União Européia, enfatiza a prioridade de integração entre os blocos econômicos da América Latina e do Caribe com a União Européia. O texto, no entanto, não expressa posições firmes sobre temas sociais ou energéticos, como os biocombustíveis. No documento, há também recomendações nas áreas ambientais e sociais, mas sem estabelecer metas.

Embrapa tem mais um pesquisador na Academia Brasileira de Ciências

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100908.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Luciano Paulino da Silva (foto ao lado), pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília, DF, foi escolhido pela Academia Brasileira de Ciências como membro afiliado no qüinqüênio 2007-2012 pela vice-presidência regional de Minas e Centro-Oeste. Luciano foi indicado pelo também pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Elíbio Rech, que é membro da ABC desde 2005 na área de ciências agrárias.

Pecuária leiteira ainda precisa de qualificação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100936.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Capacitação e profissionalização da pecuária leiteira foram as demandas das autoridades presentes na abertura do 11º Encontro Técnico do Leite, que acontece hoje (19/5), no Sindicato Rural de Campo Grande. ?A atividade leiteira ainda é uma atividade secundária em várias propriedades rurais do Estado?, alegou o presidente da Comissão Estadual da Pecuária Leiteira de Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e diretor do Sindicato Rural, Denis Vilela.

Produtores da região sul de MS reúnem-se com Ministério da Agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100935.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os produtores da região sul de Mato Grosso do Sul reuniram-se no último dia 17, durante a 44ª Expoagro, com o superintendente Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Orlando Baez. O objetivo foi discutir a fiscalização de produtos agrícolas no Estado e a forma de abordagem.

Reflexo do agronegócio está nas exposições, afirma Famasul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100934.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A expectativa do aumento do movimento da Exposição Agropecuária de Dourados, a 44ª Expoagro, está nos bons números do agronegócio, conforme informou o presidente em exercício da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Riedel, no último dia 17, durante a abertura da Exposição. ?A exposição é um termômetro, reflexo de como está o setor produtivo?, esclareceu Riedel.

Acordo ortográfico vai abrir mercado editorial e expandir idioma português no mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100932.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A aprovação do acordo ortográfico, que unifica a forma como é escrito o português nos países lusófonos, aprovada no último dia 16 pelo Parlamento de Portugal, pode ampliar a utilização da língua portuguesa no mundo e melhorar os índices de leitura nos países que falam o idioma, na avaliação do presidente do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), Godofredo de Oliveira Neto.

Governo define este ano metas de maior aproximação com o continente africano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100930.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A aproximação com o continente africano ? defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde seu discurso de posse no primeiro mandato, em 2003 ? foi reafirmada na Política de Desenvolvimento Produtivo lançada esta semana pelo Executivo. A intenção é criar, ainda este ano, um grupo de trabalho para definir metas de comércio, investimento e cooperação birregional.

Congresso de agrobioenergia e biocombustíveis recebe trabalhos até o dia 31/8

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100887.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Especialistas, professores, alunos e todos os interessados em apresentar trabalhos durante o Conbien 2008 ? Congresso Brasileiro de Agrobioenergia e Simpósio Internacional de Biocombustíveis devem se preparar e enviar seus trabalhos até o dia 31 de agosto de 2008, para a seção pôster do evento.

Energia Solar para o Meio Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28158.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A técnica de aproveitamento da energia solar para fornecimento de energia elétrica, representa uma alternativa para locais onde a implantação do sistema elétrico convencional é inviável técnica ou economicamente, ou em situações, em que se deseja reduzir os custos com a energia elétrica convencional. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, aborda os seguintes assuntos: componentes do sistema e suas características: painel solar, baterias, condutores e fusíveis, controladores de carga, inversor; sistemas de instalação: painel - carga; painel - bateria - carga; painel - controlador - bateria - carga; sistemas com inversor para fornecimento de corrente alternada; instalação do painel; utilização da energia solar: iluminação, bombeamento de água, pequenos sistemas de irrigação, dessalinização, acionamento de eletrodomésticos, telefone, micro-computadores etc.; e, projeto e instalação de sistemas fotovoltaicos.

Energia Solar para Aquecimento de Água

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28157.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A energia solar é gratuita, não poluente e encontra-se disponível em todo território brasileiro, devendo, por isso, ser aproveitada ao máximo. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os seguintes assuntos: potencialidades de aproveitamento; vantagens e restrições; componentes do sistema solar de aquecimento residencial; funcionamento do sistema; instalação do sistema; e, sistema solar para aquecimento da água de piscinas.

Vocabulário da cultura e da industrialização do caju

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27708.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Esta obra é produto do projeto "Organização da Terminologia da Pesquisa Agropecuária do Brasil" para a elaboração de vocabulários temáticos, proposto em 2000, pela Assessoria de Comunicação da Embrapa à Universidade de São Paulo (USP).O livro apresenta os termos referentes ao caju sob a forma de dicionário, em ordem alfabética. A linguagem usada é de densidade terminológica média dirigida aos mediadores de comunicação, estudantes universitários e técnicos agrícolas e agroindustriais.

Comunicação em ciência e tecnologia: estudos da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27707.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este livro editado em 24 capítulos contendo sínteses das dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de comunicação, tem por objetivo apresentar as pesquisas desenvolvidas por profissionais de comunicação da Embrapa. Os textos foram especialmente produzidos para a obra. Eles tratam de temas como jornalismo institucional, transferência de tecnologia, metodologias, relações públicas, marketing, lingüística e semiótica, avaliação em comunicação.

Pesquisar este blog