Selecione o dia...

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Ensino médio piora em nove estados, aponta Ideb

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222542.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Se os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011 indicam melhora na qualidade nos primeiros anos do ensino fundamental, os resultados não são animadores no ensino médio. Entre 2009 e 2011, o Ideb do ensino médio subiu apenas 0,1 ponto, passando de 3,6 para 3,7. A meta nacional esperada para o período foi atingida, mas em nove estados o índice piorou em relação à edição anterior.

Seca nos EUA eleva preço de grãos e causa impacto na produção brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222541.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A seca nos Estados Unidos, que levou à quebra da safra norte-americana, trouxe ontem (14/08/12) à capital federal representantes do setor de frangos, suínos e óleos. Eles pediram ao secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, ajuda para enfrentar os problemas do setor no Brasil. Entre as reivindicações do setor, estão a liberação de créditos de PIS/Cofins devidos pelo governo às empresas.

Estudo alemão critica biocombustíveis e elege hidrogênio como fonte alternativa ideal para produção de energia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222537.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O otimismo quanto à capacidade dos biocombustíveis de funcionar como fonte ecologicamente correta e de reduzir significativamente as emissões de CO² da Europa é exagerado, e a Alemanha deveria se concentrar no uso de energia solar e eólica para atingir suas metas de corte de emissões, além de investir mais em pesquisas sobre o uso do hidrogênio, a fonte "ideal". Essas são as conclusões de um relatório elaborado pela Academia Nacional de Ciências Leopoldina da Alemanha, divulgado no início de agosto de 2012.

Foragro definirá agenda de inovação para a agricultura familiar até 2030

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222533.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com o objetivo de promover a inovação, em especial destinada a pequenos agricultores, cerca de 250 pesquisadores participarão da VI Reunião Internacional do Fórum das Américas para Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (FORAGRO), entre os dias 21 e 23 de agosto de 2012, em Lima, no Peru.

Organização das Nações Unidas lança iniciativa para a proteção dos oceanos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222538.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Existem tantas ameaças aos oceanos que é muito difícil saber qual deveria ser a prioridade dos governos e entidades para evitar a deterioração dos ecossistemas marinhos. Por exemplo, o aumento das temperaturas oceânicas e da acidificação, causadas pela absorção em excesso de dióxido de carbono (CO2), são responsáveis pelo branqueamento dos corais, processo que pode levar a uma extinção marinha em massa.

Indústrias têxteis começam a exigir algodão produzido de forma sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222536.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A busca por fibras de algodão produzidas com qualidade e sustentabilidade é uma tendência cada vez mais crescente na produção e no mercado mundial. Grandes marcas como Adidas, Nike, Migros, Jackpot e KEA, são algumas do segmento têxtil que já aderiram à Better Cotton Iniciative (BCI) e usam o algodão em pluma produzido em lavouras que desenvolvem as boas práticas agrícolas, com o respeito pela saúde, segurança e bem estar do trabalhador e a preservação do meio-ambiente.

1º Curral leiteiro acontece no mês que vem no ICA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222534.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Acontece no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre os dias 13 e 15 de setembro de 2012, o 1º Curral Leiteiro, evento associado I Conferência Universitária de Referência Rural e Acadêmica do Leite (I Curral do Leite), I Simpósio sobre Produção e Qualidade do Leite no Norte de Minas Gerais, IV Encontro de Produtores de Leite do Norte de Minas Gerais e a II Mostra Científica e de Extensão em Produção de Leite Sustentável.

Dilma defende modernização da infraestrutura de transporte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222540.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um dia antes de anunciar um pacote de concessão para rodovias e ferrovias, a presidente Dilma Rousseff disse que a infraestrutura de transporte brasileira precisa ser ampliada e modernizada para tornar o Brasil mais competitivo, estimular a economia e gerar empregos. O assunto foi tratado na coluna semanal Conversa com a Presidente de ontem (14/08/12).

Fiscais agropecuários mantém greve e recorrem ao STJ

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222539.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Fiscais agropecuários em greve realizaram ontem (14/08/12) manifestação em frente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e distribuíram leite para a população. Eles queriam "mostrar para as autoridades que o leite é sagrado, além da importância que o alimento tem para a população", disse o presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (AnffaSindical), Wilson Roberto de Sá.

Seminário sobre sorgo sacarino recebe pré-inscrições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222535.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Estão abertas as pré-inscrições para o Seminário Temático Agroindustrial de Produção de Sorgo Sacarino para Bioetanol, realizado pela Embrapa e marcado para os dias 20 e 21 de setembro de 2012 em Ribeirão Preto (SP). Entre outros, os objetivos são discutir soluções para os gargalos técnicos, tanto agroindustriais como logísticos, que ainda dificultam a expansão dessa cultura agrícola em complemento à cana-de-açúcar para produção de etanol e articular PPPs (parcerias público privadas) para atuação nesse mercado.

Pesquisar este blog