Selecione o dia...

domingo, 2 de junho de 2013

Índios terenas permanecem em fazenda de Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225498.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Os índios terenas que voltaram, no dia 31 de maio de 2013, a ocupar a Fazenda Buriti, em Mato Grosso do Sul, permanecem no local. Não houve entendimento após a reunião com representantes da Justiça do estado, de fazendeiros e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Um novo encontro para discutir a situação estava previsto para ontem (01/06/13).

Selecionadas espécies arbóreas para plantios pré-comerciais em polo moveleiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225497.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] O projeto Teste e seleção de espécies arbóreas para a indústria do polo moveleiro de Marco (CE) - uma ação conjunta da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) e da Embrapa Florestas (Colombo/PR) com recursos financeiros da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e Banco do Nordeste (BNB), e apoio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Sindmóveis e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) - selecionou oito espécies para plantios pré-comerciais (fase III do projeto).

Empresas fazem recall de leite contaminado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225494.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, informou no dia 31 de maio de 2013 que três indústrias de laticínios protocolaram, campanhas de recall para recolhimento de mais de 900 mil litros de leite adulterado. A campanha da empresa Goiasminas, responsável pelo leite Italac, abrange 774 mil unidades de leite integral e desnatado. Serão recolhidos os produtos dos lotes que vão do L 05 KM3 ao L 23 KM1, fabricados entre 30 de outubro de 2012 e 9 de novembro de 2012 e válidos até 8 de abril deste ano.

CNA volta a cobrar suspensão das demarcações de terras indígenas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225493.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Um dia após um índio ser morto a tiros durante uma ação policial de reintegração de posse de uma fazenda localizada em Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul (MS), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) voltou a cobrar do governo federal a suspensão das demarcações de terras indígenas. Para a entidade, os processos demarcatórios devem ser interrompidos até que o Supremo Tribunal Federal (STF) se manifeste sobre a obrigatoriedade das 19 condicionantes impostas pela Corte para aprovar a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no Acre, sejam aplicadas a outros processos demarcatórios de reservas indígenas.

Abertas inscrições de trabalhos para o Congresso Brasileiro de Agroecologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225492.htm
[ EVENTOS # EVENTOS ] As inscrições para a submissão de trabalhos técnico-científicos para o VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia podem ser feitas desde o dia ontem (01/06/13)) até 26 de julho de 2013. As normas para as inscrições dos trabalhos, bem como os modelos para o envio de artigos e relatos de experiências, já estão disponíveis no site do VIII CBA-Agroecologia, no endereço www.cbagroecologia.org.br.

Estados Unidos analisam possibilidade de reduzir o tempo de espera para obtenção de visto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225488.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Brasília - O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse no dia (31/05/2013) que o governo norte-americano analisa a possibilidade de flexibilizar a concessão de vistos para os brasileiros que pretendam viajar para cidades norte-americanas. Ele contou ter conversado sobre o assunto com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, para reduzir o tempo de espera para a emissão do documento de 12 semanas para dois ou três dias.

Embrapa amplia sua capacidade na pesquisa sobre biogás

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225496.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), será a responsável pela operação do primeiro Laboratório de Estudos em Biogás de Santa Catarina. A estrutura fará parte do Laboratório de Análises Físico-Químicas da Embrapa Suínos e Aves, localizada em Concórdia, no Oeste catarinense, e foi oficialmente inaugurada no dia 27 de maio de 2013, com a presença do governador do Estado, João Raimundo Colombo.

Entra em vigor resolução do Contran que obriga emplacamento de tratores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225495.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Entrou em vigor ontem (01/06/13) resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que obriga o registro de tratores destinados a puxar ou arrastar maquinaria de qualquer natureza ou a executar trabalhos agrícolas, de construção, de pavimentação ou guindastes no Sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Banimento de agrotóxicos está na pauta da soja responsável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225491.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O banimento dos agrotóxicos Paraquate e do Carbofuran, maior participação de varejistas europeus e o papel da China no mercado global de soja foram assuntos de destaque no oitavo encontro anual da Mesa Redonda sobre Soja Responsável (RTRS, sigla em Inglês de Round Table on Responsible Soy), encerrado no dia 29 de maio de 2013 em Beijing, na China. A primeira conferência da RTRS na China foi uma oportunidade para as empresas de maior importador mundial de soja se engajar em um diálogo sobre soja responsável, fazendo ligações entre a preocupação da China para a qualidade dos alimentos, a segurança e a sustentabilidade da produção de soja. Participaram mais de 200 pessoas de 15 países, incluindo produtores, processadores, comerciantes, varejistas e organização não-governamentais da área ambiental e social.

Petrobras compra fábrica de fertilizantes da Vale no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225490.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A Petrobras oficializa a compra da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados, da Vale. O contrato foi assinado ontem, dia 1º de junho de 2913, na sede da empresa, no Rio de Janeiro. Estiveram presentes no ato diretores da Petrobras e da Vale Fertilizantes. A compra foi feita no valor de R$ 234 milhões e o pagamento será feito com a receita proveniente do arrendamento dos direitos minerários de titularidade da Petrobras à Vale no Estado de Sergipe.

Pesquisar este blog