Selecione o dia...

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Crescimento econômico sustentado em recursos naturais é um risco, diz Ipea

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220642.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A alta participação dos setores ligados aos recursos naturais na economia, principalmente a indústria extrativa, os serviços financeiros e a agropecuária, colocam em risco o crescimento sustentável do país. Esta é a conclusão do estudo Produtividade no Brasil nos anos 2000-2009, divulgado ontem (03/02/12) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Ministério da Agricultura volta a divulgar fazendas aptas a exportar para a UE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220641.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) voltou a publicar a lista de fazendas autorizadas a fornecer bovinos para abate e venda da carne in natura para a União Europeia (UE). Com a decisão, o Brasil retoma o gerenciamento da relação - conhecida como "lista trace" -, que desde 2007 era feito exclusivamente pelas autoridades europeias. Clique aqui para a cessar a lista (arquivo PDF).

Oeste da Bahia deverá colher mais uma safra recorde, mas, a logística preocupa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220638.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com dois milhões de hectares plantados, 10% a mais que na safra passada, o cerrado da Bahia, no Oeste do estado, deve colher quase oito milhões de toneladas de grãos ao final do ano agrícola de 2011/12, 13% a mais que no ciclo anterior. A estimativa é do Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), que concluiu esta semana o 2° Levantamento da Safra 2011/12. Se confirmados os prognósticos, será um novo recorde de produção. Mas, a perspectiva que, por um lado, anima os produtores, também é motivo de preocupação, devido às condições precárias da malha de rodovias estaduais e vicinais para o escoamento da produção e trânsito dos insumos agrícolas.

Tecnologias de controle biológico de pragas são destaques no Show Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220635.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A utilização de feromônios para controle de percevejos-praga da soja e uma técnica que permite aumentar a vida de prateleira de produtos biológicos de quatro semanas para seis meses serão os destaques da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), durante o Show Rural Coopavel 2012, entre os dias 6 e 10 de fevereiro em Cascavel (PR). Ambas as tecnologias são voltadas ao controle biológico de pragas, um método de controle racional e sadio, que tem como objetivo principal diminuir o uso de produtos químicos nas lavouras em prol de uma agricultura mais saudável e sustentável.

Juízes temem fim de privilégios com nova lei da magistratura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220643.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A discussão recente sobre os limites do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acabou suscitando outro tema que inquieta os juízes brasileiros: a edição de uma nova Lei Orgânica da Magistratura (Loman). Foi por falta de uma norma atualizada - a atual é de 1979 - que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) entenderam, por exemplo, que o CNJ pode decidir como investigar desvios cometidos por magistrados.

IICA abre inscrições para bolsas de especialização, mestrado e doutorado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220640.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os profissionais do setor agrícola das Américas que desejam fazer mestrado, doutorado ou um curso de especialização no México poderão se inscrever para concorrer a uma das 100 bolsas oferecidas pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México (CONACYT) e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Nove empreendimentos da agricultura familiar são selecionados para a Biofach

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220639.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Parceiro do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em projeto de inclusão da agricultura familiar nos mercados, o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD) divulgou no dia 2 de fevereiro de 2012 o resultado da chamada de seleção de empreendimentos da agricultura familiar que participação na Biofach 2012, de 15 a 18 de fevereiro, na Alemanha. Acesse aqui o resultado da chamada.

Site da TV Terraviva vira Portal no dia 7 de fevereiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220637.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A partir do, dia 7 de fevereiro de 2012, o site da TV Terraviva - www.tvterraviva.com.br - deixará de ser apenas um veículo predominantemente institucional e vai se transformar num portal completo e abrangente sobre agronegócios. Os objetivos não são nada modestos: o novo portal pretende ser a referência nacional do setor, levando ao internauta, sempre em primeira-mão, todas as informações relacionadas à agricultura e pecuária do país.

CO² é melhor gás para refrigeração de carne de cordeiro, conclui pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220636.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O gás carbônico (CO²) mantém qualidade de carne de cordeiro refrigerada por mais tempo. Indo na contramão das embalagens convencionais, que utilizam o oxigênio, a médica veterinária Rafaella de Paula Paseto Fernandes, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), em Pirassununga, afirma que o CO² é mais adequado por ter características antimicrobianas. A série de análises compõe a dissertação de mestrado Estabilidade da carne de cordeiro em diferentes condições de armazenamento e aponta que armazenamentos atuais são adequados, porém poderiam ter melhor desempenho.

Pesquisas do Iapar mostram que nematóides podem ser controlados com plantas de cobertura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220634.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os nematóides são um grave problema para a agricultura em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. Eles acometem praticamente todas as grandes regiões produtoras do país e são responsáveis por perdas totais da produção em algumas culturas. O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) mostra no Show Rural Copavel 2012, em Cascavel, que a solução desse problema pode ser a rotação de culturas, uma técnica simples e fácil de colocar em prática.

Pesquisar este blog