Selecione o dia...

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Cadeia produtiva do palmito de pupunha se organiza em prol do produto e contra a clandestinidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103687.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As indústrias produtoras de palmito de pupunha do Brasil se reuniram em São Paulo para debater as necessidades da cadeia produtiva do palmito de pupunha e, especialmente, para discutir a clandestinidade que o palmito sofre, seus impactos e providencias. O primeiro encontro organizado para esta cadeia produtiva ganhou o apoio da TV Tribuna, filial da Rede Globo, que vem registrando os problemas da extração ilegal de palmito Jussara no litoral paulista.

Técnicos da Embrapa Gado de Corte preparam atividades da 4ª edição da Dinapec

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103605.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Dinâmica Agropecuária - Dinapec, realizada anualmente pela Embrapa Gado de Corte está na 4ª edição e acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de março. Uma equipe formada por pesquisadores e técnicos já trabalha na área onde o evento se desenvolverá. O objetivo da Dinapec é mostrar para os visitantes as tecnologias geradas pela instituição visando sua validação e transferência. "Será um grande encontro de debates e soluções para o setor agropecuário", diz Rodrigo Amorim Barbosa, coordenador do evento e pesquisador da Embrapa.

Embrapa produz programa em áudio para promover debate sobre equidade de gênero

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103606.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O programa onde mulheres e homens falam a mesma língua. Este é o slogan do Nossas Vozes, um programa em áudio (podcast) que neste mês de janeiro estará disponível no portal da Embrapa Transferência de Tecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero, coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM). O programa poderá ser disponibilizado eletronicamente por outras empresas e instituições que desejarem fazê-lo.

Embrapa avalia fonte alternativa de linalol: a sacaca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103655.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Entre as espécies mantidas na Coleção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares da Embrapa Amazônia Ocidental, no km 29 da Rodovia AM 010, Manaus (AM), a sacaca (Croton cajuçara Benth.) está representada por 16 acessos, coletados em oito municípios da Região Norte, nos Estados do Acre, Amazonas e Pará. Estes acessos de sacaca e os de sacaquinha, uma outra espécie do mesmo gênero, compõem o Banco de Germoplasma do gênero Croton. A sacaca é uma planta aromática pertencente à família Euphorbiaceae, de porte arbustivo, com altura variando de 3,5 a 4,5 metros, quando adulta. É cultivada em quintais e pode fornecer folhas para extração de óleo essencial a partir dos 6 a 8 meses.

Pragas do Coqueiro e Dendezeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28607.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Esta obra foi idealizada como uma contribuição para o melhor entendimento e geração de soluções efetivas para os problemas causados pelos insetos pragas das culturas do coqueiro e dendezeiro. São descritas de forma objetiva e prática, as pragas, seus danos e medidas de controle comportamental, cultural, físico, biológico e químico. Este livro destina-se a extensionistas, estudantes, produtores rurais e profissionais da área.

Nota fiscal eletrônica passa a ser obrigatória para setor do fumo a partir de abril de 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103691.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Após tornar-se obrigatória para fabricantes de cigarros, a nota fiscal eletrônica também passará a ser utilizada por outros segmentos da cadeia produtiva do fumo, como processadores industriais e atacadistas de fumo beneficiado. Esses segmentos devem ingressar no ano novo preparados para implantar em suas operações o sistema de nota fiscal eletrônica (NF-e), que passará a ser obrigatório a partir de 1º de abril de 2009. É o que alerta José Urano, gerente geral da Notafix, uma das principais fornecedoras de soluções para NF-e no Brasil.

Planejamento e Implantação de Pomar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28606.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O objetivo deste livro é fornecer informações ao leitor que sirvam de subsídio para que ele possa planejar e estabelecer seu pomar, orientando-o sobre todos os pontos que são fundamentais para o sucesso do empreendimento.

Núcleo de Criadores de Terneiros de Corte de Bagé com nova diretoria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103690.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Após dois anos à frente do Núcleo de Terneiros de Corte de Bagé, o médico veterinário Alfredo da Cunha Pinheiro passou a diretoria da entidade para o produtor rural Édson Paiva Junior. Em um jantar no dia 15 de dezembro, Pinheiro apresentou uma avaliação de sua administração, com a realização de feiras de terneiros, participação em palestras e seminários sobre o tema, além da reforma do Núcleo. O novo presidente assumiu a casa em uma solenidade ocorrida no último dia 22, na sede da entidade localizada no Parque Visconde de Ribeiro de Magalhães.

Agrosoft lança Blog

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103713.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Depois de lançar a nova plataforma de distribuição do Jornal Agrosoft com base na tecnologia do Google Grupos, o Agrosoft presenteia seus leitores no limiar de 2009 com mais uma grande novidade, o Blog Agrosoft.

Pesquisar este blog