Selecione o dia...

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Dilma lança hoje o Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218493.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A presidente Dilma Rousseff e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, lançam hoje (1° de julho), em Francisco Beltrão (PR), o Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012. A solenidade será realizada a partir das 14h, no Ginásio de Esportes Arrudão. O Plano visa aumentar a produção de alimentos, gerar renda no campo e promover a organização econômica dos agricultores e agricultoras familiares, assentados e assentadas da reforma agrária e povos e comunidades tradicionais. Para isso, aperfeiçoa as políticas públicas implantadas nos últimos anos para este segmento produtivo.

Campanha alerta para cuidados com alimentos de origem animal e vegetal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218490.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Checar a data de validade, a presença do selo de garantia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a aparência do produto são alguns dos cuidados que o consumidor deve observar na hora de comprar alimentos de origem animal e vegetal. As dicas fazem parte de uma cartilha distribuída em 12 capitais brasileiras pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA) dentro da campanha Passou pela Gente, Tá Legal.

Ministra diz que Emenda 164 sinaliza abertura para desmatamentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218489.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou ontem (30/06/11) no Senado Federal que o texto da Emenda 164, incorporada ao projeto de lei do novo Código Florestal durante a tramitação na Câmara dos Deputados, sinaliza a abertura para novos desmatamentos e precisa ser retirada do texto. Izabella ressaltou que a discussão em torno do novo código não deve ficar restrita ao conflito entre ambientalistas e agricultores.

Monitoramento de pragas e doenças do mamoeiro é tema do Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218485.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é Monitoramento de pragas e doenças do mamoeiro. O programa vai ao ar dia 1º de julho de 2011 pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9h30. E no dia 3, às 8h, pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet), com reprise no dia 6, às 9h10, e no dia 8, às 16h.

Câmara rejeita indenização por abate de animal infectado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218494.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados rejeitou, no dia 29 de junho de 2011, o Projeto de Lei 2230/07, do deputado Marcos Montes (DEM-MG), que determina a indenização aos proprietários de animais abatidos em razão da infecção pelo vírus da Anemia Infecciosa Equina.

CMN amplia condições para contratação de algumas modalidades de crédito rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218492.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Conselho Monetário Nacional (CMN) alterou ontem (30/06/11) algumas das condições para contratação de crédito rural e incluiu novos programas nas linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na área de custeio, fixou em R$ 140 mil o limite de crédito para avicultura e suinocultura praticadas em regime de parceria, quando desenvolvidas de forma integrada.

Ministério da Agricultura prorroga mudança na norma de qualidade do leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218491.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) prorrogou por seis meses a entrada em vigor da próxima etapa da Instrução Normativa nº 51, prevista para ser aplicada a partir de hoje, 1º de julho de 2011. A legislação determina novos parâmetros de qualidade para produção do leite nacional. A norma exigiria a redução em 87% da contagem total de bactérias e em 50% a contagem de células somáticas presentes em cada mililitro de leite.

5º Simpósio de Tecnologia de Produção de Cana-de-Açúcar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218488.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) realizará, de 6 a 8 de julho de 2011, a quinta edição do Simpósio de Tecnologia de Produção de Cana-de-Açúcar. O evento tem por objetivo debater técnicas associadas à tecnologia de produção de cana, como manejo de solo e fertilidade, sistematização e mecanização, manejo de subprodutos e adequação ambiental.

Minas vai implantar modelo pioneiro de território de agricultura irrigada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218487.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Minas Gerais vai implantar uma modelo pioneiro de território de agricultura irrigada do país, que será criado na bacia do Rio Paranaíba, no Triângulo Mineiro. O modelo vai usar como base as 36 Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, já estabelecidas pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). As diretrizes foram discutidas na etapa mineira do Fórum Nacional de Agricultura Irrigada, que reuniu cerca de 100 técnicos ontem (30/06/11), em Belo Horizonte (MG).

Esalq abre inscrições para o MBA em Agronegócios à Distância

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218486.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, abriu inscrições para o curso MBA em Agronegócios à Distância. O público-alvo são profissionais com nível superior que atuam ou desejam atuar nas diversas cadeias do agronegócio.

Pesquisar este blog