Selecione o dia...

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Relatório da OIT aponta que mulheres trabalham mais do que homens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222286.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As mulheres trabalham mais horas do que os homens, considerando o tempo trabalhado fora e dentro de casa. Dados do relatório Perfil do Trabalho Decente no Brasil: um Olhar sobre as Unidades da Federação - clique aqui para baixar a versão reduzida do relatório -, divulgado ontem (19/07/12) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostram que, no total, os homens têm jornada de 52,9 horas semanais. As mulheres, de 58 horas, 5,1 horas a mais do que o sexo oposto -- o que equivale a 20 horas adicionais por mês, cerca de dez dias a mais por ano.

Governo federal vai garantir preço mínimo a criadores de suínos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222285.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, anunciou ontem (19/07/12) que o governo federal vai garantir preço mínimo de R$ 2,30 por quilo de carne suína vendida pelos criadores. A subvenção será feita por meio de leilões de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP), com o pagamento de até R$ 0,40 por quilo que a indústria comprar. A intenção do governo é garantir o escoamento da carne das regiões com criação e cobrir os custos do setor.

Candidatos, eleitores e partidos políticos descobrem força da internet nas eleições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222284.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Embora a televisão ainda seja o principal veículo para informação de quem vai votar, os eleitores, os partidos políticos e os candidatos descobriram a força da internet e das mídias sociais e pretendem usá-las com intensidade nesta campanha. Em cidades com mais de 200 mil eleitores, onde o acesso é mais fácil, a internet será usada "cada vez mais" pelos políticos, disse à Agência Brasil o diretor de Atendimento e Planejamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Iprespe), Maurício Garcia. Para ele, isso será possível pelo crescimento do uso de telefones celulares de banda larga e dos tablets, dispositivos portáteis de acesso a internet.

Dia de Campo na TV mostra experiências bem-sucedidas de sistemas agroflorestais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222282.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Esta edição do Dia de Campo na TV vai mostrar Experiências bem-sucedidas de sistemas agroflorestais. O programa ao ar no dia 20 de julho de 2012 pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9 horas. E no dia 22, às 8 horas, pela TV NBr (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica e internet), com reprises nos dias 25, às 9h10, e no dia 27, às 16 horas.

Valorização do mínimo e ações afirmativas fizeram pobreza cair 36,5%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222288.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A redução da pobreza e da desigualdade no Brasil ocorreram devido a um modelo de crescimento econômico inclusivo, relata o estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Perfil do Trabalho Decente no Brasil: um Olhar sobre as Unidades da Federação, divulgado ontem (19/07/12). De acordo com o relatório, entre 2003 e 2009, 2,7 milhões de pessoas saíram da situação de pobreza -- o que corresponde a uma queda de cerca de 36,5% nos índices de pobreza.

Brasil e Ucrânia estreitam laços comerciais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222287.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, recebeu na manhã de ontem (19/07/12), o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostylav Tronenko. Durante o encontro, o embaixador convidou o ministro para participar da primeira reunião do Comitê Consultivo Agrícola, estabelecido entre os dois ministérios para estreitar as relações, e da Feira Agrícola Internacional (AGRO 2012), exposição de produtos da agricultura, pecuária e maquinário, em setembro, na Ucrânia.

Governo pode criar lei de emergência para compartilhamento de infraestrutura entre empresas de telefonia celular

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222283.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro interino das Comunicações, Cezar Alvarez, disse ontem (18/07/12) que o governo federal está disposto a preparar uma legislação de emergência para o compartilhamento de torres e de infraestrutura entre operadoras de celular e acelerar a criação de uma lei geral para a instalação de antenas no país. "A nossa contribuição será total, o que podemos fazer estamos fazendo, mas as empresas têm que fazer a sua parte. Hoje, a bola está com elas", disse à Agência Brasil.

Expoacre 2012: Embrapa apresenta soluções sustentáveis para agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222281.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Durante a Rio+20, em junho, a Embrapa lançou a campanha Agro Sustentável, que destaca a sustentabilidade na agropecuária, dando visibilidade às soluções da pesquisa brasileira. Essa será a principal mensagem da Embrapa Acre durante a Expoacre 2012 em Rio Branco (AC), realizada entre os dias 21 a 29 de julho, no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.

Massa polar deixa a temperatura negativa no Sul do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222280.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma forte massa de ar polar toma conta do Brasil, deixando a temperatura baixa desde o Rio Grande do Sul até a Região Norte. Em Bom Jardim da Serra (SC), a estação da Epagri/Ciram registrava aproximadamente -2°C por volta das 5h30 de ontem (19/07/12). Já em Vacaria (RS), fazia -1,5°C com sensação de -6,5°C. No Paraná, a temperatura também caiu abaixo de 0°C em General Carneiro com mínima de -0,2°C por volta das 5 horas.

Cátedra Unesco da Unesp apresenta proposta de criação de mestrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222279.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Cátedra Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial da Unesp enviou à Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), em junho de 2012, proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe. A iniciativa da Cátedra, vinculada ao Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceria com a Via Campesina, é resultado de experiência que levou à formação de 47 professoras e professores de geografia formados em 2011 graças a convênio com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

Pesquisar este blog