Selecione o dia...

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Empresa assina contrato para exploração sustentável de 87 mil hectares de floresta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225533.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) assinou ontem (05/06/13) contrato de concessão florestal de 40 anos com a companhia Madeflona para extração sustentável de madeira de uma unidade de conservação de 87 mil hectares localizada na Floresta Nacional de Jacundá, em Rondônia. Esse modelo de concessão pra exploração de madeira é considerado novo no Brasil.

Ceplac lança biofungicida contra vassoura-de-bruxa no dia 16 de junho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225532.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Durante o Dia Internacional do Cacau, 16 de junho, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) apresentará oficialmente o biofungicida Tricovab, uma das principais armas no combate à vassoura-de-bruxa. A doença causada por um fungo é uma das principais causas da queda de produção de cacau na Bahia.

Plano Agrícola atende a praticamente 100% das reivindicações do setor, avalia CNA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225531.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Foi a primeira vez que o setor agrícola teve um plano de safra elaborado com a participação de todos os ministérios da área econômica, além da Presidência República, em que "praticamente 100% de nossas demandas foram atendidas, num debate técnico que durou 10 meses, baseado em dados concretos altamente confiáveis", afirmou a presidente Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu. A manifestação da senadora aconteceu durante a abertura do Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais do setor, em Brasília (DF), logo após a cerimônia oficial de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014, no Palácio do Planalto.

Presidente Dilma Rousseff sanciona com vetos nova Lei dos Portos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225530.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A presidente Dilma Rousseff sancionou ontem (05/06/13) a nova Lei dos Portos, com dez vetos ao texto aprovado pelo Congresso Nacional em maio. Os vetos englobam 13 pontos, e os principais referem-se a dispositivos que tratavam da renovação e prorrogação de concessões de portos e da garantia de concorrência que o novo marco regulatório quer implementar.

Cientistas desenvolvem simulador de mídias sociais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225538.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] O poder de difusão e a velocidade de propagação das informações nas mídias sociais têm despertado o interesse de empresas e organizações em realizar ações de comunicação em plataformas como Twitter e Facebook. Um dos desafios com os quais se deparam ao tomar essa decisão, no entanto, é prever o impacto que as campanhas terão nessas mídias sociais, uma vez que elas apresentam um efeito altamente "viral" - as informações se propagam nelas muito rapidamente e é difícil estimar a repercussão que terão.

Tribunal suspende reintegração de posse de fazenda ocupada por índios em MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225537.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) suspendeu na tarde de ontem (05/06/13) a reintegração de posse na Fazenda Buriti, em Sidrolândia, município localizado a 70 quilômetros de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul (MS). A região foi ocupada por índios terena, que reclamam da demora na solução do conflito fundiário com fazendeiros locais. O desembargador José Lunardelli determinou a suspensão da retirada dos indígenas até que a discussão sobre a posse da terra seja encerrada definitivamente na Justiça.

Presidente Dilma sanciona lei que cria quatro universidades federais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225536.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A presidente Dilma Rousseff sancionou ontem (05/06/13) lei que cria mais quatro universidades federais no país: a do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Oeste da Bahia (UFOB), do Sul da Bahia (Ufesba) e do Cariri (UFCA), no Ceará. Juntas, as quatro instituições terão 145 cursos e abrirão 38,3 mil novas vagas para estudantes.

Agravamento do conflito indígena põe governo Dilma sob pressão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225535.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Já elevada pela morte de Oziel Gabriel, tensão cresce em Mato Grosso do Sul com notícia de que outro índio terena foi baleado. Grupos de defesa dos indígenas cobram posição mais concreta do Executivo na questão agrária. A combinação da morte do índio terena Oziel Gabriel, de declarações de ministros e de pressões de produtores rurais resultou em um desconforto para o governo Dilma Rousseff, envolvendo também o Judiciário e entidades de defesa dos direitos dos indígenas.

Adoçante estévia ganha popularidade e vendas avançam

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225534.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Adoçantes extraídos da estévia estão rapidamente se tornando uma sensação especialmente nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, países onde ainda são uma novidade, apesar de a planta ser usada há séculos na região do Brasil. Apenas em 2008 o governo americano deu seu aval para a venda de produtos com o adoçante. Na União Europeia (UE), a autorização foi concedida em 2011.

Pesquisar este blog