Selecione o dia...

quinta-feira, 17 de julho de 2008

CNA avalia que nunca foi tão caro produzir um boi no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101662.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Apesar da valorização de 3,35% no preço da arroba do boi gordo no primeiro trimestre de 2008, a renda do pecuarista não cobriu os custos de produção da atividade. De janeiro a março, o Custo Operacional Efetivo (COE) e o Custo Operacional Total (COT) variaram 13,3% e 10,6%, respectivamente. "Nunca foi tão caro produzir um boi no Brasil", disse o presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira. Segundo os Ativos da Pecuária de Corte, divulgados ontem (16/7) pela CNA e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP), a elevação do COE, em março, foi de 5,07%, enquanto o COT registrou alta de 4,04%, mantendo o ritmo de alta dos custos de produção verificado nos dois primeiros meses deste ano.

Alta do preço do boi influencia pesquisa agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101666.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O aumento de preços da arroba do boi, registrado nos últimos meses, vai influenciar diretamente as pesquisas envolvendo a cadeia produtiva da carne. A expectativa é de pesquisadores da Embrapa Pantanal, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e do Sindicato Rural de Corumbá. Só neste ano, o preço médio de um boi magro, acima de 36 meses, passou de R$ 654,46 (janeiro) para R$ 1.215,38 (junho) nos leilões LV, da fazenda Novo Horizonte, no Pantanal.

Oficina da RIPA elabora 48 projetos para pesquisas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101665.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] 80 especialistas de universidades, centros de pesquisa e empresas de todo o Brasil reuniram-se em Brasília de 14 a 16 de julho, na "Oficina de Portfólio de Projetos em Agroenergia", promovida pela Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (RIPA), a Embrapa Agroenergia, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecmento (Mapa) e o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e elaboraram 48 projetos de pesquisas para subsidiar gestores no setor de agroenergia.

Ineficiência da Marinha Mercante como prejudicial ao agricultor, diz ministro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101664.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, apontou a ineficiência da Marinha Mercante brasileira como um dos principais problemas que afetam a renda do agricultor. Durante audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a produção de fertilizantes no país, o ministro disse que o adicional de 25% ao frete no preço da importação para a renovação da Marinha Mercante não deveria ser cobrado.

Crise norte-americana pode afetar bolsas brasileiras, avalia economista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101668.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A crise na economia norte-americana deve refletir nas bolsas brasileiras até o final da semana, com o movimento dos investidores retirando dinheiro e aplicando em "papéis mais seguros", de acordo com avaliação do integrante do Conselho Federal de Economia e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Ricardo José Senna.

O professor ressaltou, em entrevista à Rádio Nacional, que é necessário um monitoramento, "para evitar que haja especulação desnecessária".

Tecnologias da Embrapa serão aplicadas para aumentar a produção de leite no Acre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101667.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O governador do Acre, Binho Marques, inaugurou no último dia 11, a Estação de Melhoramento e Difusão de Genética Animal (EMDGA), localizada na sede da Embrapa Acre, em Rio Branco. Trata-se de um moderno laboratório de melhoramento genético animal, que utilizará parte do acervo de tecnologias desenvolvidas na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

CTNBio analisa liberação de milho, algodão, arroz e soja transgênicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101663.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os integrantes da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) se reuniram ontem (16/7) e hoje (17/7), em Brasília. Na pauta, há 11 pedidos de liberação comercial e outros 33 de liberação planejada no meio ambiente (pesquisas) de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs).

Ordenha Mecânica - Implantação e Operação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28274.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A ordenha mecânica é uma ferramenta que ajuda os produtores a reduzir custos, aumentar a produção e atender as exigências legais e de mercado por qualidade. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os seguintes assuntos: a glândula mamária; a ordenhadeira mecânica; ordenha mecânica x produtividade; tipos de ordenhadeiras e salas de ordenha; armazenamento do leite; operação da ordenhadeira; e, manutenção da ordenhadeira.

Ordenha Manual Como Coletar e Armazenar Leite de Qualidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28273.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos é apresentada uma série de práticas na ordenha manual, preconizadas pela Embrapa Gado de Leite, que levam a uma melhora significativa da qualidade do leite por meio do aumento da higiene e do controle da saúde do animal. São apresentados os seguintes assuntos: como o leite se contamina; como é avaliada a qualidade do leite; técnicas de ordenha; controle da mastite; e, armazenamento correto do leite.

Produção Integrada de Café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27826.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural.

Reciclagem de resíduos orgânicos domésticos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27825.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural.

Pesquisar este blog