Selecione o dia...

terça-feira, 22 de julho de 2008

Revisão da legislação ambiental é requisito para Brasil produzir mais alimentos, afirma Stephanes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101708.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A crise mundial de alimentos deve se acentuar no prazo de três anos. No entanto, o Brasil pode se beneficiar desse fato por ser o único país do mundo com todas as condições (espaço, tecnologia, água, clima e estrutura de produção de agronegócio) para aumentar a produção, segundo estudo feito pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A afirmação foi feita pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em entrevista à Agência Brasil.

Países ricos elevam pressão sobre Brasil, China e Índia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101710.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Nações industrializadas exigem que emergentes façam mais concessões nas negociações para a liberalização do comércio mundial. Para ministro alemão da Economia, melhor acesso aos mercados não é via de mão única.

Um novo mundo nos trópicos?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101706.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O economista João Paulo dos Reis Velloso, 77 anos, foi ministro do Planejamento, criou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ajudou a fazer da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) uma agência competente e ainda trabalhou para transformar o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em fundação.

Empaer comercializa reprodutores de ave da raça Índio Gigante

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101704.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Há mais de dois anos, o técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Manoel Paula de Almeida, está pesquisando a raça de ave caipira chamada Índio Gigante. O trabalho está sendo desenvolvido no campo experimental do município de Juína (735 km a Noroeste de Cuiabá). A ave é considerada precoce, atinge o comprimento de mais de 1 metro (medindo da unha a ponta do bico) e chega a pesar até 3 quilos em 90 dias.

Embrapa Gado de Corte reativa curso de inseminação artificial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101730.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Após dois anos sem formar inseminadores, a Embrapa Gado de Corte, em parceria com a Produção Consultoria Rural, reabre as instalações para realizar cursos de inseminação artificial. O primeiro evento deste ano será de 28 de julho a 1º de agosto. As inscrições estão abertas no site da Produção Consultoria Rural. Até o final deste ano serão realizados seis cursos e o calendário de 2009 já está disponível.

Universidade de Santa Cruz inscreve até dia 25 para especialização em combustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101729.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] As inscrições para processo seletivo destinado a vagas na pós-graduação lato sensu - Especialização em combustíveis derivados da biomassa com ênfase em biodiesel e biogás da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus (BA) ? serão encerradas no próximo dia 25.

"Sanidade Sem Fronteiras" poderá ser ensinado nas escolas da Fronteira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101726.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O projeto "Sanidades Sem Fronteiras" será repassado aos estudantes do nível médio das escolas públicas dos municípios de Mundo Novo, Itaquiraí, Iguatemi, Eldorado e Japorã. A gestora técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de MS (Senar-AR/MS), Patrícia Caldas, e o consultor técnico do Senar-AR/MS e Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Horácio Loureiro Tinoco, estarão entre os dias 30 de julho e 1º de agosto nesses municípios apresentando aos secretários de educação, diretores de escola e coordenadores o programa e como se dará o repasse aos professores.

Avança instalação do Centro Tecnológico do Leite da Embrapa Meio-Norte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101719.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A implementação do Centro Tecnológico de Bovinocultura Leiteira está avançando. Sessenta por cento dos equipamentos dos laboratórios de nutrição animal e qualidade do leite; doenças parasitárias; reprodução animal; e de doenças infecciosas, além dos da unidade de treinamento, já estão instalados. O centro, com uma área de 350 metros quadrados, funcionará na Embrapa Meio-Norte, no município de Parnaíba, a 348 quilômetros ao norte de Teresina, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Caprinos do Nordeste têm diferenciação genética

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101718.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A caprinocultura da Região Nordeste ocupa principalmente áreas de semi-árido, impróprias para a exploração pecuária de grande porte. O desenvolvimento regional apoiado na intensificação da atividade ocasionou a importação maciça de recursos genéticos exóticos, com conseqüente redução da representação da população local nos rebanhos criados. Estão em risco de desaparecimento às raças de caprinos conhecidas como nativas que na verdade são grupos genéticos naturalizados no Brasil. Seus atributos são a convivência com o semi-árido e a prolificidade. Porém, esse material genético ainda desconhecido de muitos e nunca selecionado pelo homem está desaparecendo rapidamente.

Vantagens econômicas com a utilização do Nutri Pig®

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101716.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Estima-se um custo médio com a utilização do Nutri Pig® em torno de R$ 0,30 por leitão. O custo de produção de um leitão ao nascimento gira em torno de R$ 30,00, neste sentido a redução nas perdas por mortalidade e melhoria no desempenho com o uso do Nutri Pig® na fase de maternidade, refletirão diretamente nas outras fases, impactando diretamente no peso e/ou idade ao abate. Em resumo redução nos prejuízos com altas taxas de mortalidade e maior peso ao desmame.

Uniquímica homenageia Granja Molina, grande campeã do Concurso Qualidade de Ovos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101715.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Granja Molina foi a grande campeã do Concurso Qualidade de Ovos, na categoria Ovos de Codornas, realizado durante a 49ª Festa do Ovo, em Bastos (SP). Segundo o proprietário José Luis Molina Júnior, há um ano a empresa se prepara para o Concurso. Na edição de 2007, a empresa havia ficado em segundo lugar.

Rodovia Brasil-Chile beneficiará exportadores brasileiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101709.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Até o fim de 2009, uma rodovia ligando o porto de Santos, no oceano Atlântico, aos portos de Arica e Iquique (Chile), no Pacífico, estará concluída. Com cerca de 3 mil quilômetros de extensão, a rodovia, que também passará pela Bolívia, facilitará o escoamento da produção agrícola e possibilitará o aumento da exportação de grãos brasileiros, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A Caprinovinocultura vai movimentar Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101707.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Despontando como o "futuro" da pecuária brasileira, a caprinovinocultura além de apresentar um grande potencial comercial - com demanda pela carne de ovinos maior do que a produzida no País - é uma atividade que não exige extensas áreas para se desenvolver, o que a diferencia da criação de gado.

Mato Grosso abre inscrições para 1.550 novas vagas gratuitas para cursos técnicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101703.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Secretaria de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec), abriu 1.550 novas vagas para cursos gratuitos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. As inscrições poderão ser realizadas de 1º a 14 de agosto, nos postos autorizadas e via internet.

Pastoreio Voisin para Gado de Corte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28284.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Uma série de mudanças no conceito do agronegócio, no Brasil e no mundo, têm tornado tecnologias como o pastoreio Voisin, alternativas de grande impacto positivo na propriedade rural. Baixo custo de implantação e de produção, grande facilidade de execução e alta sustentabilidade, são suas principais características. Sem contar o resultado final: produção de carne isenta de resíduos de produtos veterinários, cada vez mais procurada no mercado interno e externo.

Pastejo Rotativo em Capim Elefante

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28283.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O objetivo deste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos é mostrar a formação e o manejo correto da pastagem em capim-elefante, para aproveitamento de todo seu potencial, possibilitando a produção de leite a baixo custo, aumentando a lucratividade da propriedade leiteira. São abordados os seguintes assuntos: escolha da área para plantio; preparo do solo, calagem e adubação; seleção e preparo das mudas; plantio; cuidados pós-plantio; conceitos de manejo: resíduo pós-pastejo, período de descanso e disponibilidade de forragem; divisão em piquetes; manejo inicial; rotação dos piquetes; adubação; suplementação com concentrado; e, manejo durante a seca.

Agroindústria Familiar: Peixe Defumado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27836.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A preservação do pescado, por meio da defumação é a técnica mais utilizada para melhorar o sabor, o aspecto e as qualidades nutritivas. Esta publicação que integra a Coleção Agroindústria Familiar, contém orientações básicas direcionadas aos produtores rurais, psicultores, microempresários e produtores familiares que tenham interesse em produzir peixe defumado, utilizando tecnologia simples e de baixo custo, agregando valor aos seus produtos, com aumento na geração de renda e redução das perdas existentes nas diversas fases do processo.

Manual de Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27835.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A produção mundial de frutas e hortaliças minimamente processadas tem crescido de maneira sustentável em diversas partes do mundo. O consumo de frutas e hortaliças tem aumentado também em função de a sociedade moderna buscar, a cada dia, hábitos de vida mais saudáveis e naturais. A conveniência e a praticidade na hora de comprar e consumir esses produtos têm levado consumidores a demandar produtos prontos para o consumo ou que exigem pouco ou nenhum preparo para serem consumidos com segurança.

Pesquisar este blog