Selecione o dia...

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Projeto da Embrapa vai auxiliar agricultor a ampliar a produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225508.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A Embrapa Solos, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), sediada no Rio de Janeiro, comemora os 40 anos da organização com um projeto que pretende auxiliar o produtor brasileiro na escolha da melhor cultura a plantar, por meio da análise do solo. O Laboratório Móvel de Análise de Solos, batizado de Fertimóvel, é uma das prioridades deste ano da Embrapa Solos. O chefe de pesquisa e desenvolvimento da empresa, Daniel Perez, disse à Agência Brasil que o Fertimóvel viabilizará a divulgação e dará acesso facilitado à análise de solo no Rio de Janeiro. O projeto pode ser expandido para outros estados.

Fundação Itesp abre concurso para 134 vagas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225509.htm
[ CONCURSOS # CONCURSOS ] A Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo "José Gomes da Silva") abre inscrições para o 3º Concurso Público da Instituição. Estão abertas 134 vagas, a partir de 10 de junho de 2013, em diversos cargos distribuídos por todo o estado de São Paulo.

Divulgado edital do Prêmio Capes de Tese 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225504.htm
[ EVENTOS # EVENTOS ] A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no dia 27 de maio, o Edital do Prêmio Capes de Tese 2013. O prêmio é outorgado às melhores teses de doutorado selecionadas em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Concorrem a esta edição as teses defendidas em 2012. A premiação é constituída pelo Prêmio Capes de Tese; e Grande Prêmio Capes de Tese, em parceria com a Fundação Conrado Wessel.

Governo do Paraná subsidia plantio da seringueira para atender a indústria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225502.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), vai subsidiar 50% do custo da muda de seringueira para incentivar o plantio nas regiões Norte e Noroeste do Estado, onde a espécie é recomendada e pode gerar mais renda para o produtor com a exploração do latex. O mercado para o produto está aquecido. Só a Sumitomo, empresa japonesa de pneus, que irá inaugurar em outubro de 2013 uma fábrica no município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, precisará de 15 mil hectares de seringueira plantada para suprir a capacidade de produção da unidade. A indústria foi atraída para o Estado pelo programa Paraná Competitivo.

Programas garantem comercialização de produtos da agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225501.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Há uma década o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma das ações contempladas no Plano Safra, garante a comercialização de produtos da agricultura familiar. Nesse período, foram investidos R$ 4,5 bilões e mais de 160 mil famílias foram beneficiadas. O secretário nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Valter Bianchini, lembra a importância do PAA e do Plano Safra da Agricultura Familiar que completam dez anos em 2013. "Acoplados, trabalham com o objetivo de valorizar aquilo que a agricultura familiar tem de principal na contribuição com a política nacional, a produção de alimentos", ressalta.

Minas amplia investimentos na gestão e preservação de recursos hídricos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225507.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Com a constituição de 36 comitês de bacias hidrográficas (CBHs) em todas as regiões do Estado e repasse de R$ 31,4 milhões nos últimos seis anos, por meio de projetos conveniados, o Governo de Minas, por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) está se preparando para, no segundo semestre deste ano, dar sequência à implantação de processos de cobrança pelo uso da água em mais cinco cursos d'água do Estado. As bacias a serem contempladas pela iniciativa a partir do próximo ano são os rios Pará, Preto, Paraibuna, Pomba e Muriaé localizados nas regiões do Campo das Vertentes e Zona da Mata.

Formas de evitar o desperdício de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225506.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O desperdício de alimentos é um desafio mundial. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), considera a questão da perda de alimentos de grande importância nos esforços para combater a fome, aumentar a renda e melhorar a segurança alimentar nos países mais pobres do mundo.

Ministério da Educação lança programa para incentivar o empreendedorismo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225505.htm
[ POLITICA # POLITICA ] "Precisamos criar a cultura do empreendedorismo na juventude." A afirmação foi feita pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no dia 28 de maio de 2013, ao lançar o programa Pronatec Empreendedor, durante o Encontro Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Brasília (DF). A previsão é de que, já em 2013, o programa capacite mais de 181 mil estudantes de 15 cursos, além de 2,5 mil professores.

Senado começa a discutir atualização do Código de Defesa do Consumidor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225503.htm
[ POLITICA # POLITICA ] No ano em que completa 23 anos, o Código de Defesa do Consumidor pode ganhar avanços importantes. Considerada uma lei forte e respeitada, no Senado Federal, os parlamentares dizem que o que está em discussão na Casa não é uma reforma, mas sim, uma atualização da lei. A expectativa é de o relatório do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) ser votado na comissão temporária que trata do assunto ainda na primeira quinzena deste mês (junho de 2013).

ALL e Ferroeste fazem parceria inédita para compartilhamento da malha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225500.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A ALL - América Latina Logística - acaba de anunciar parceria inédita com a Ferroeste - empresa estatal que administra a ferrovia entre Cascavel e Guarapuava, no Paraná - para tráfego mútuo entre as malhas ferroviárias das duas empresas. O novo modelo permitirá um acordo operacional entre a Ferroeste e a ALL, que detém know how sobre tecnologia embarcada e sistemas de segurança, para que os trens circulem livremente no trecho Guarapuava-Desvio Ribas (Ponta Grossa), tendo um ganho significativo de produtividade.

Plantio de seringueira cresce no estado do Espírito Santo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225499.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Em cinco anos, a área cultivada com seringueira aumentou 50% no território capixaba. Atualmente são aproximadamente 15 mil hectares ocupados com os plantios. "O cultivo da seringueira é uma ótima oportunidade para o produtor rural diversificar as atividades agrícolas nas propriedades. Além de gerar renda, o produtor ainda amplia a cobertura florestal, favorecendo a adequação ambiental", destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Pesquisar este blog