Selecione o dia...

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Em reação à crise, governo anuncia medidas para preservar mercado interno

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219529.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governo brasileiro lançou ontem (10/10/11) uma ofensiva para reagir aos impactos da crise econômica internacional. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, anunciou que serão adotadas práticas para preservar as negociações envolvendo os produtos brasileiros no exterior. As autoridades se reunirão com os empresários para identificar as barreiras impostas por alguns países ao mercado nacional.

Presidente do Incra teme que bancada ruralista ponha em risco liderança do país no combate à fome

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219531.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O fato de o Brasil ser apontado pela organização não governamental (ONG) Action Aid como o primeiro no ranking de países que combatem a fome não surpreende o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celso Lisboa de Lacerda. Segundo ele, isso é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido há anos pelo governo brasileiro. No entanto, adverte, a continuidade desses avanços poderá ficar comprometida caso algumas propostas apresentadas pela bancada ruralista sejam aprovadas pelo Congresso Nacional.

Estudo prevê que EUA não conseguirão cumprir meta de produção de etanol celulósico até 2022

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219523.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os Estados Unidos não deverão alcançar sua meta de substituição de parte dos combustíveis fósseis por etanol celulósico no setor de transportes até 2022 se não houver mudanças em políticas públicas ou novas tecnologias que permitam uma queda no custo desses biocombustíveis na próxima década, concluiu um estudo do Conselho Nacional de Pesquisa (National Research Council - NRC) dos EUA, vinculado à Academia Nacional de Ciências.

Uma persistente La Niña está de volta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219522.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] La Niña voltou menos de três meses após sua última e poderosa manifestação, que ajudou a disparar os preços mundiais dos alimentos. A nova Niña, fase fria da Oscilação do Sul, prolongará a falta de chuvas em importantes regiões agrícolas do Brasil e da Argentina, e no sul dos Estados Unidos, afetando colheitas de soja e trigo.

Relatório da ONU diz que preços de alimentos devem continuar altos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219530.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Organização das Nações Unidas (ONU) disse ontem (10/10/11) que os preços de alimentos devem continuar altos e talvez aumentar, levando a mais insegurança alimentar ao redor do mundo. Em um relatório anual, assinado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA), a ONU alerta que países pobres, que dependem de importações, são mais vulneráveis, especialmente na África.

Embrapa, ABC e Jica promovem treinamento internacional em cajucultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219528.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Estão abertas, até o dia 21 de outubro de 2011, as inscrições para o I Curso Internacional em Produção, Pós-colheita e Processamento Industrial do Caju. O treinamento é voltado para agrônomos e engenheiros de alimentos de países africanos, asiáticos e latino-americanos. A ação é realizada pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), com coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Cavalgada reforça importância do meio ambiente em Santana do Livramento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219527.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A iminência de chuva não desanimou os cavalarianos da 12ª Cavalgada Ecológica do Ibicuí da Armada, realizada no dia 8 de outubro de 2011, em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. A atividade, que é o ápice do projeto de educação ambiental desenvolvido durante todo o ano pela Emater/RS-Ascar e Escola Rafael Vieira da Cunha -- contou com a presença de cerca de 200 moradores dos assentamentos Faxina e Madureira, e da comunidade quilombola Ibicuí da Armada.

Revista Hortifruti Brasil destaca gestão sustentável da bataticultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219526.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A cada ano, sobem os custos da batata. É o que mostra o novo estudo sobre custo de produção neste Especial Batata 2011. Nesta edição, a Revista Hortifruti Brasil analisa a estrutura de custo de três importantes regiões produtoras: Vargem Grande do Sul (SP), Sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba.

Pesquisa avalia que maioria de adultos excluídos na educação é origem rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219525.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A fim de traçar um perfil dos adultos que buscam se alfabetizar e de entender quais os motivos que os levaram a não estudar quando crianças, a educadora Vanessa de Oliveira Pupo desenvolveu a pesquisa Disposições culturais e analfabetismo no Brasil: histórias de exclusão educacional, defendida na Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP). Vanessa observou que a maioria deles era originária da zona rural, e essa origem os distinguia dos que moravam na zona urbana naquela época, fazendo-os ter um modo de vida diferente. Modo de vida esse que acabava não valorizando a educação escolar.

Britânicos suspendem teste de geoengenharia para manipulação deliberada do clima terrestre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219524.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um projeto para injetar água do mar a uma altitude de 1 km na atmosfera, conduzido por pesquisadores de quatro universidades do Reino Unido, não será mais realizado neste mês de outubro de 2011. O plano, que envolvia suspender uma mangueira por meio de um balão de hélio, seria um teste preliminar de uma família de estratégias de geoengenharia - a manipulação deliberada do clima terrestre - para combater os efeitos do aquecimento global.

Pesquisar este blog