Selecione o dia...

segunda-feira, 21 de julho de 2008

USP cria sistema para localizar gado pela Internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101697.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] No campus da USP de Pirassununga, pesquisadores montaram o protótipo de uma rede de sensores de localização de animais que pode ser usada tanto por criadores para monitorar os rebanhos quanto por zootécnicos para efetuar pesquisas de campo. O projeto, desenvolvido no Laboratório de Física Aplicada e Computacional (LAFAC) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), permitirá a coleta e acesso de dados e imagens do rebanho via internet com um menor custo do que soluções disponíveis atualmente no mercado.

Amorim volta a criticar postura de países desenvolvidos em negociação agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101701.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em Genebra, na Suíça, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, criticou novamente a posição dos países desenvolvidos nas negociações agrícolas da Rodada Doha. Ele considera que o texto da agricultura ainda tem muitos pontos em aberto que precisam ser discutidos pelos países em desenvolvimento que formam o bloco G20, grupo que reúne os principais países ricos e emergentes do planeta e que teve reunião ministerial no último dia 19.

OCDE diz que etanol brasileiro é o que mais reduz emissões de CO2

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101700.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O uso de etanol produzido no Brasil a partir de cana-de-açúcar permite a redução entre 70% e 90% das emissões de CO2 em comparação com os combustíveis fósseis, aponta o estudo Avaliação Econômica das Políticas de Apoio ao Biocombustível apresentado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nno último dia 16 em Paris.

Parcerias internacionais validam cultivares de frutas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101699.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A crescente demanda do mercado internacional por frutas brasileiras tem provocado inovações no processo de validação de produtos desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As mudanças devem facilitar a comercialização dessas cultivares no exterior e representar mais investimento em pesquisa.

Cooperativas transformam passivo ambiental em ativo econômico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101713.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) assinaram um protocolo de intenções para apoiar as ações do "Programa de Inserção Sustentável das Cooperativas no Mercado de Carbono". O Programa foi lançado no último dia 16 durante as comemorações do 86º Dia Internacional do Cooperativismo, em Brasília, que tem como slogan este ano a "Luta contra a mudança climática por meio das cooperativas".

Enzimas de plantas podem viabilizar biocombustíveis a partir da celulose

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101705.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Tanto a competição real entre os biocombustíveis e os alimentos quanto o uso político desse argumento poderiam ser minimizados com uma tecnologia que permitisse a exploração de florestas cultivadas e de outras plantas não produtoras de alimentos para a produção dos biocombustíveis.

Ministério do Desenvolvimento lança estratégia para setor exportador

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101702.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Welber Barral, apresentou as principais ações que compõe a Estratégia Brasileira de Exportações e a Estratégia Nacional de Simplificação do Comércio Exterior, durante o III Workshop de Alinhamento Estratégico da Apex-Brasil, realizado no último dia 17, em Brasília. Barral destacou o trabalho em conjunto de diversos órgãos do governo federal para a elaboração de medidas que irão desburocratizar e facilitar o comércio exterior.

Professores vão poder comprar computadores portáteis a baixo custo (R$ 1 mil)

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101698.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Professores de 64 municípios serão os primeiros a comprar computadores portáteis a baixo custo (R$ 1 mil). Esta será a primeira etapa do Programa Computador Portátil para o Professor, que foi lançado em abril.

Embrapa Rondônia Integra projeto de espécies florestais na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101684.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Rondônia desenvolve atividades de pesquisa com zoneamento edafoclimático, ou seja, a relação planta-solo-clima, para plantio de espécies florestais de rápido crescimento na Amazônia, visando estabelecer banco de dados informatizado para a seleção de sítios, ou seja, de locais ou regiões mais adequados a este plantio. Estas atividades fizeram parte do projeto Zoneamento edafoclimático para plantios de espécies florestais na Amazônia conduzido pela Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM), nos estados de Rondônia, Roraima, Amapá, Pará e Amazonas.

Pastejo Rotacionado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28282.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O pastejo rotacionado é uma tecnologia de manejo fundamental para quem pretende aumentar a capacidade de suporte e deter o declínio de suas pastagens ao longo dos anos, devido ao manejo equivocado e melhorar o desempenho das pastagens. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os seguintes assuntos: necessidades da pastagem; necessidades do animal em pastejo; como fazer a divisão em piquetes; cálculo da disponibilidade de forragem; tempo de ocupação e período de descanso; dimensionamento dos piquetes; área de lazer e corredores de manejo; projeto e implantação; manejo da pastagem em rotação; e, manejo dos animais.

Passo-a-Passo da Doma Natural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28281.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A doma natural também é conhecida como Doma Racional. A doma natural caracteriza-se por respeitar os limites do animal. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, é apresentado um treinamento passo a passo que pode ser usado tanto para cavalos quanto para muares, diferenciando o tempo de trabalho com cada animal e suas características. São abordados os seguintes assuntos: instalação e instrumentos; doma de baixo; como se aproximar do animal chucro; como proceder ao charreteamento, como rodar o animal na guia, encilhar e charretear o cavalo; doma de cima; como montar o animal no picadeiro, como exercitar o cavalo no treinamento: mudança de direção; paradas; círculo à direita e à esquerda, oito e espádua a dentro, entre outros.

Hortas Comunitárias - Volume 1: O Projeto Horta Urbana de Santo Antônio do Descoberto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27834.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O fomento à agricultura urbana é uma das políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas em praticamente todo o mundo por várias agências de desenvolvimento, como a FAO. No Brasil o Governo Federal também tem estimulado o cultivo de frutas e hortaliças em áreas urbanas e zonas rurais como parte de uma estratégia de melhoria da segurança alimentar.

Coleção Saber - Pós-colheita de Hortaliças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27833.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Nos últimos anos tem-se observado um aumento no consumo de hortaliças, devido a uma maior conscientização da população em relação aos benefícios das hortaliças para a saúde. É notório também o aumento do número de restaurantes que oferecem refeição no estilo bufê ou por quilo. As hortaliças têm papel fundamental na alimentação humana, pois são importantes fontes de fibras, vitaminas e sais minerais.

Pesquisar este blog