Selecione o dia...

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Presidente da CNA defende novo modelo de política agrícola para superar problemas de renda do agricultor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219970.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, defendeu ontem (23/11/11) um novo modelo de política agrícola para garantir que pequenos e médios produtores rurais do País possam superar os problemas de renda, a partir de mecanismos de sustentação de preços, ampliando a classe média rural. A manifestação foi feita na presença da presidente da República, Dilma Rousseff, durante o encerramento do seminário Os Desafios do Brasil como 5ª Potência Mundial e o Papel do Agronegócio, em celebração aos 60 anos da CNA e aos 20 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Brasília (DF).

Dilma: país será potência agrícola sem deixar de lado a preservação ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219971.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da República, Dilma Rousseff, afirmou ontem (23/11/11), ao participar do encerramento do seminário Os Desafios do Brasil como 5ª Potência Mundial e o Papel do Agronegócio, em comemoração aos 60 anos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e os 20 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que o Brasil não pode contrapor seu papel de potência agrícola à preservação das suas riquezas naturais e da biodiversidade. "Talvez nós sejamos o único País do mundo que tem condições de ser potência agrícola e energética, sem deixar de ser potência de biodiversidade", afirmou.

Congresso apresenta resultados de pesquisas com pinhão-manso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219968.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Nos dias 29 e 30 de novembro de 2011, Brasília recebe o II Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão-manso, que mostrará os avanços dos últimos dois anos de estudos sobre o cultivo da oleaginosa e sua utilização na produção de biocombustíveis. O evento é promovido pela Embrapa Agroenergia e a Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão-Manso (ABPPM), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Safra de milho coloca país em situação privilegiada no cenário mundial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219966.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O que fazer com a produção de milho safrinha? Hoje, o conceito de segunda safra de milho já se consolidou e o termo safrinha apenas é lembrado pelas iniciativas feitas há mais de uma década em diversos estados brasileiros. Odacir Klein, presidente-executivo da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio), destaca um "detalhe" inquestionável quando o debate são os investimentos maciços feitos nessa época de plantio. "A produção da safra de verão de milho deverá chegar a 37 milhões de toneladas. Já a da segunda safra chegará a 27 milhões. Temos um consumo interno de 50 milhões de toneladas de milho. Ora, sem a segunda safra, teríamos uma carência de 13 milhões de toneladas do cereal", pontua.

Ministros do CAS colocam erradicação da febre aftosa como questão prioritária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219972.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os representantes dos governos do Brasil, da Argentina, do Chile, Paraguai, Uruguai e da Bolívia, que compõem o Conselho Agropecuário do Sul (CAS), assinaram ontem (23/11/11) uma declaração em que priorizam a erradicação da febre aftosa na região. O risco da doença é colocado por muitos países importadores de carne como argumento para imposição de barreiras à produção dos países da América do Sul.

Pesquisa FGV: não há antagonismo entre pequenos e grandes produtores rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219969.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Não há antagonismo entre pequenos e grandes produtores rurais, cujas atividades são complementares. Esta é uma das conclusões mais importantes da pesquisa Os perfis das classes de renda rural no Brasil, apresentada pelo pesquisador Mauro Lopes, da Fundação Getulio Vargas (FGV), no seminário Os Desafios do Brasil como 5ª Potência Mundial e o Papel do Agronegócio.

Uso da Agricultura de Precisão na cultura de arroz constata deficiência de nutrientes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219967.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A utilização de técnicas de Agricultura de Precisão tem proporcionado resultados importantes para tornar a agropecuária brasileira mais competitiva. Essas pesquisas estão em discussão até amanhã (25/11/11), em São Carlos (SP), onde ocorre a segunda convenção da Rede de Agricultura de Precisão, na Embrapa Instrumentação, com a participação de cerca de 60 pesquisadores.

Inscrições para processo seletivo público da Petrobras começam hoje

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219965.htm
[ ECONOMIA # CONCURSOS ] Começam hoje (24/11/11) as inscrições para o segundo processo seletivo público da Petrobras este ano. Do total de 350 vagas oferecidas, distribuídas por todo o País, 274 vagas são para cargos de nível médio, como técnico de contabilidade, de estabilidade e de exploração de petróleo, entre outros; e 76 para Geofísico júnior, que exige nível superior.

Abertas as inscrições ao mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219964.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Encontram-se abertas, até o dia 19 de dezembro de 2011, as inscrições ao Programa de Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas. O curso será realizado nos campi da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de Alta Floresta, Cáceres e Tangará da Serra. Aprovado pela Capes com conceito 4, este é o único curso nessa especialidade em Mato Grosso. O programa visa formar profissionais aptos a desenvolver pesquisa e atividades que contribuam para o desenvolvimento da produção agrícola, especialmente nos biomas característicos do Estado.

Emater/RS-Ascar abre inscrições para processo seletivo 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219963.htm
[ ECONOMIA # CONCURSOS ] Estão abertas até o dia 15 de dezembro de 2011, as inscrições para o Processo Seletivo 2011 da Emtar/RS-Ascar. A seleção destina-se à formação de cadastro reserva para 41 cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, com salários de R$ 1.135,09 a R$ 2.831,58. "Esse Processo Seletivo será regionalizado e esperamos a participação de, aproximadamente, 30 mil pessoas", avalia o gerente de Recursos Humanos, Décio Cotrin.

Pesquisar este blog