Selecione o dia...

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Mapa mostra impactos climáticos de um mundo 4°C mais quente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212737.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Estudo encomendado pelo Departamento de Energia e Mudanças Climáticas (DECC) do governo britânico ao Met Office Hadley Centre apresenta os principais impactos que seriam enfrentados ao redor do mundo caso não consigamos frear o aumento da temperatura em 2°C. O mapa destaca alguns dos impactos que podem ocorrer caso a temperatura média global aumente em 4°C acima dos níveis pré-industriais.

Setor de laticínios cresce em 2009 e mantém ritmo em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212837.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pesquisa divulgada pela sueca Tetra Pak Dairy Index aponta que o consumo de lácteos resistiu à crise econômica mundial e deve crescer 1,3% este ano, saindo de 259 bilhões de litros em 2008 para 263 bilhões de litros em 2009. Menos afetado pela crise mundial, o Brasil ampliou o consumo em 2,5%, para 10,3 bilhões de litros. Só na região Nordeste do país, o aumento foi de 20%, segundo a Tetra Pak. A pesquisa leva em conta o consumo mundial de leite e outros lácteos líquidos (como leite flavorizado, evaporado e condensado) refrigerados ou não.

O consumo, eis a questão!

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212819.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Há três meses assisti à palestra Sustentabilidade e o consumo consciente, do Instituto Akatu, num evento sobre responsabilidade social, em Cuiabá. A síntese foi "conscientizar e mobilizar o cidadão brasileiro para o seu papel de agente transformador, enquanto consumidor, na construção da sustentabilidade da vida no planeta". A palestra mostra o sonho comum em 1959: o sonho que podemos comprar?. Em 1990: o marketing e o crédito concretizam o sonho, e se pergunta agora: qual o sonho do século?.

Vale a pena cultivar?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212601.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] No Brasil, além da grande diversidade de espécies medicinais nativas, utilizadas desde os primórdios pelos povos indígenas, grande número de espécies foi introduzido pelos imigrantes e escravos africanos. Com isso, a medicina popular tornou-se reflexo das uniões étnicas e o conhecimento dessas ervas e seus usos foram difundidos de geração em geração.

Parceria da Emater-MG e Codevasf leva água tratada para assentamento e escola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212840.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Agricultores do Projeto Jaíba, no município do mesmo nome, norte de Minas Gerais, comemoram o recente acesso a água potável, após instalação de 32 miniestações (Estações de Tratamento de Água-ETA), para beneficiar cerca de 200 alunos da Escola Municipal Área C3 e 246 famílias do Assentamento Novo.

Emater/RS-Ascar e Cotrijal comemoram primeiro projeto em Geoprocessamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212836.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Emater/RS-Ascar apresentou no último dia 15, no Hotel San Silvestre, em Passo Fundo, os resultados do Programa de Capacitação e Assessoramento Técnico em Geoprocessamento, executado por meio de um convênio firmado em julho deste ano, entre a Instituição e a Cotrijal.

Alfabetização: Senar-MT beneficia 500 trabalhadores rurais em 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212835.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Já chega a 4.892 o número de jovens e adultos mato-grossenses acima de 16 anos beneficiados pelo Programa de Educação Profissional de Trabalhadores e Produtores Rurais de Baixa ou sem Escolaridade, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-AR/MT).

Programa Minas Leite deve assistir mil propriedades em 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212833.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O programa Minas Leite, criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, dá assistência atualmente a 400 propriedades, deve alcançar 500 no próximo ano e dobrar esse número até 2011. A informação é do coordenador do programa pela Secretaria, Rodrigo Pucini Venturin. Segundo ele, o Minas Leite estimula a adoção de ações que favoreçam a produtividade dos animais. "O caminho certo é tornar as propriedades cada vez mais produtivas por meio de tecnologias de baixo custo", observa.

Gliricídia traz mais qualidade para o pasto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212628.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Produzir unindo lavoura, pecuária e floresta é bom para o bolso do produtor e a natureza agradece. A leguminosa gliricídia permite isso e traz muitas outras vantagens para o criador de gado.

Moko da bananeira afeta produção em Sergipe

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212627.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Estudos da doença são necessários para estabelecer um programa de detecção, controle e erradicação em Sergipe e assim evitar a disseminação. A Embrapa Tabuleiros Costeiros vem trabalhando no desenvolvimento de um sistema de diagnose que permitirá ao produtor eliminar plantas com e sem sintomas, evitando disseminação ao longo da propriedade.

Pesquisar este blog