Selecione o dia...

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Embrapa completa 35 anos de fundação no dia 26 de abril

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100672.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) comemorou ontem (23/4) 35 anos de fundação em uma cerimônia realizada às 15h, no Palácio do Planalto. Participaram da solenidade o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, secretários e parlamentares, entre outras autoridades.

Assembléia paulista aprova substitutivo que proíbe a murta em São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100670.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou projeto substitutivo do deputado Roberto Massafera proibindo o plantio, transporte, comercialização ou produção de mudas de murta no Estado. A medida tem o apoio do governador José Serra. A lei estabelece multa de 300 Ufesp's (R$ 4,5 mil) para quem desobedecê-la, podendo dobrar de valor nos casos de reincidência. Massafera explicou que o projeto estabelece um prazo de dois anos para a erradicação das plantas já existentes.

USP oferece curso de bacharelado em Engenharia de Biossistemas a partir de 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100665.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Universidade de São Paulo (USP) irá oferecer, a partir de 2009, o curso de bacharelado em Engenharia de Biossistemas, o primeiro do gênero na América Latina segundo informações da universidade. O curso oferecerá 60 vagas em período integral e será ministrado na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), no campus de Pirassununga, interior paulista. A criação do curso foi aprovada no começo de abril em sessão do Conselho Universitário.

Agrishow 2008: tecnologia de ponta a ponta e previsão de grandes negócios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100659.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Ao completar 15 anos, a Agrishow, que será realizada em Ribeirão Preto (SP) no período de 28 de abril e 3 de maio próximo, deverá superar a do ano anterior. Esta é a previsão que se faz para a maior mostra do agronegócio da América Latina, com base no aumento do número de expositores, no cenário de crescimento continuado do setor agropecuário, na confiança depositada na Economia brasileira, no grande interesse mundial pelo etanol nacional e nas novidades tecnológicas que serão apresentadas pelas empresas expositoras.

Para pesquisador do Inpe, redução do aquecimento só evitará desastre maior

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100679.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O aquecimento do planeta é uma realidade irreversível, mas pode ser reduzido. Só é possível, porém, evitar um desastre maior. No Seminário Regional para a América Latina "O Planeta Terra em Nossas Mãos", o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Carlos Nobre afirmou que, se as emissões de gases forem reduzidas em 60% a 70% até 2050, a temperatura pode aumentar menos de dois graus. Isso, porém, já pode significar o fim dos corais e graves danos à agricultura.

Fundação GO desenvolve nova linhagem de algodão mais produtivo do mercado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100669.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O produtor de algodão que amargava nas últimas safras perdas consecutivas em baixas de preços e aumento dos custos de produção agora poderá contar com um aliado que ajudará a melhorar os lucros com a cultura. Está prestes a chegar ao mercado uma linhagem que além da alta produtividade, seu principal destaque é o equilíbrio entre as características como menor porte, arquitetura mais compacta, ciclo mais curto, com resistência múltipla às doenças e acima de 40% de produtividade da pluma. A expectativa é que a nova linhagem seja lançada já na próxima safra para a produção de sementes e esteja disponível ao produtor na safra seguinte.

MP da dívida agrícola vai ao Congresso no próximo dia 29

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100668.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Medida Provisória que renegocia cerca de R$ 66 bilhões da dívida agrícola dos produtores rurais será encaminhada ao Congresso Nacional no próximo dia 29. Durante encontro na manhã de ontem (23/4) com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária e da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados definiram os últimos detalhes da MP.

Pesquisador da UEL busca apoio para pesquisas do cancro cítrico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100664.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O professor Galdino Andrade, do Departamento de Microbiologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), tem sólidas razões para crer que o produto que ele e seus alunos estão pesquisando, há oito anos, no Laboratório de Ecologia Microbiana, se transformará numa poderosa arma para o controle biológico do cancro cítrico.

Cultivo de Urucum e Produção do Corante Natural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28109.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Nos últimos anos, os corantes naturais vêm substituindo os artificiais nas indústrias de cosméticos, farmacêuticas, têxtil e, principalmente, nas de alimento. Por isso, a cultura e o processamento do urucum em corante tornaram-se um grande negócio. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os seguintes assuntos: escolha de cultivares; produção de mudas; preparo do solo; plantio; tratos culturais; colheita e obtenção das sementes; e, produção de corantes na fazenda. Acompanha avaliação e certificado.

Cultivo de Tomate em Estufa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28108.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O tomate está na posição de recordista de perdas entre as hortaliças. Hoje, de cada quatro caixas K de tomate postas à venda uma vai literalmente para o lixo. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, que se destina ao cultivo de tomate para mesa, você conhecerá a realidade mercadológica e financeira do tomate e aprenderá como cultivar esta hortaliça de maneira competitiva. Verá como os produtores de hortaliças de Bragança Paulista vêm obtendo sucesso com a comercialização dos seus produtos por meio da CARB - Cooperativa Agropecuária da Região Bragantina.

500 Perguntas - 500 Respostas: Citros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27658.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A citricultura é um dos principais agronegócios internacionais, sendo o Brasil líder em produção de frutas cítricas e na exportação de suco concentrado congelado de laranja. Esta publicação, elaborada na forma de perguntas e respostas, tem como objetivo ajudar aos citricultores e profissionais de áreas correlatas, organizar e disponibilizar informações atualizadas sobre as tecnologias desenvolvidas pela pesquisa, no âmbito deste promissor agronegócio.

Seringueira na Amazônia: situação atual e perspectivas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27657.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O livro destaca em 12 capítulos os diversos aspectos para o desenvolvimento dos seringais de cultivo e da racionalização dos seringais extrativos da Amazônia. Ele é resultado de seminário realizado em Belém (PA), onde se discutiram os rumos para o desenvolvimento desse segmento, uma vez que o Brasil ainda importa borracha natural desde 1951. Outro desafio é o de transformar as áreas de ocorrência de seringais nativos em fonte de renda e emprego para os seringueiros, em fonte de material genético para programas de melhoramento e para a conservação da floresta.

Pesquisar este blog