Selecione o dia...

sábado, 18 de dezembro de 2010

Abate de bovinos cai 2,5% no terceiro trimestre; frangos e suínos tem alta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216515.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O abate de bovinos teve uma queda de 2,5% no terceiro trimestre de 2010, em relação aos três meses imediatamente anteriores, segundo pesquisa sobre a pecuária divulgada ontem (17/12/10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento registrou, no entanto, crescimento nos abates de frangos e suínos, na aquisição de leite pela indústria e na produção de ovos de galinha.

Sociedade civil quer regulamentar publicidade de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216514.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Entidades da sociedade civil reuniram-se ontem (17/12/10), na capital paulista, para lançar a Frente pela Regulamentação da Publicidade de Alimentos. O movimento fará uma mobilização para informar a sociedade principalmente sobre as propagandas voltadas às crianças. Em junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um resolução regulamentando a propaganda de alimentos, mas a medida foi suspensa por meio de liminar concedida pela Justiça Federal, em Brasília, a pedido da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia).

No Brasil, IPCC busca aperfeiçoar regras para cálculo de emissões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216513.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Brasil e Japão coordenam força tarefa em inventários nacionais de gases do efeito estufa do IPCC. Dúvidas levantadas em Cancún estão em discussão e poderiam mudar drasticamente, inclusive, nível de emissões brasileiras.

Importações abusivas de leite prejudicam criadores e indústrias do sul do país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216510.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O comportamento comercial dos parceiros do Brasil no Mercosul está desestruturando a cadeia produtiva de lácteos no sul do país. O alerta foi feito nesta semana pelo Fórum Permanente da Cadeia Láctea da Região Sul (PR, SC e RS), que reúne as Federações da Agricultura, produtores, Sindicatos das Indústrias de Laticínios e Conseleite do RS, PR e SC.

Dilma é diplomada e reafirma compromisso com a estabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216516.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Dilma Rousseff e Michel Temer foram diplomados, na tarde de ontem (17/12/10), presidenta e vice-presidente da República, respectivamente, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A diplomação é o último passo do processo eleitoral antes da posse dos eleitos, no ano que vem. Em discurso, Dilma reafirmou o compromisso com a estabilidade econômica e disse que vai trabalhar para honrar as mulheres, cuidar dos mais frágeis e governar para todos. Ela também fez referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao desafio que será sucedê-lo no cargo.

Unesp realiza o 2º Simpósio da Cadeia Produtiva de Bubalinocultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216512.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, realizará de 7 a 9 de abril de 2011 o 2º Simpósio da Cadeia Produtiva de Bubalinocultura, em Botucatu (SP). O evento discutirá vários aspectos relacionados à cadeia produtiva dos búfalos, que se apresentam como uma das alternativas do sistema de produção de carne e leite existentes no Brasil.

Canal Rural mostra como é a produção das frutas do Vale do São Francisco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216511.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Canal Rural Na Estrada apresenta nessa semana o mercado público de Juazeiro, na Bahia, onde são comercializados mais de 140 tipos de frutas e hortaliças. Aproximadamente 50 produtos são colhidos na região, que é responsável por quase a metade das frutas que o Brasil exporta. Confira, também, a colheita da manga e da uva, além das enormes câmaras de armazenagem. No Ceará, visitamos o Porto de Pecém, maior terminal exportador de frutas do Brasil.

Mestrado em Ambiente e produção agrícola divulga edital em janeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216509.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) conta atualmente com seis cursos de mestrados institucionais aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O mestrado em Ambiente e Produção Agrícola recentemente aprovado e que vai funcionar a partir de 2011 no campus de Tangará da Serra divulga a partir de 14 de janeiro o edital para preenchimento das vagas.

Ibrafe comenta pesquisa do IBGE sobre consumo de feijão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216508.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe) está preocupado com o resultado da pesquisa Aquisição Alimentar per capita do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no dia 16/12. Marcelo Eduardo Lüders, presidente do Conselho de Administração do Ibrafe, comentou ontem (17/12/10) que há sim necessidade de incentivar a compra e consumo de feijão no Brasil, porém, é preciso ter cuidado na interpretação dos dados demonstrados pelo IBGE, já que a quantidade de feijão adquirido pela população (9,1 quilos per capita em 2008-2009, segunda pesquisa) não reflete a quantidade de grãos consumidos (cerca de 16 quilos per capita).

Plantio de arroz está concluído no Rio Grande do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216506.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Maior produtor de arroz do Brasil, o Rio Grande do Sul finalizou, na semana de 13 a 17 de dezembro de 2010, o plantio de uma das safras mais representativas de sua história. Com aumento de 10% na área semeada em relação ao ano passado, o Estado cultivou 1.152.005 hectares do grão. Os produtores seguiram a risca as recomendações do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e concluíram o processo dentro da época recomendada. A colheita do produto deve começar em fevereiro.

Pesquisar este blog