Selecione o dia...

sábado, 27 de junho de 2009

Lula veta artigo que permitia transferência de terras na Amazônia para pessoas jurídicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210864.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a transferência de terras da União na Amazônia para empresas e pessoas que exploram indiretamente a área ou que tenham imóvel rural em outra região do país. A transferência estava prevista no Artigo 7º do projeto que converteu em lei a Medida Provisória 458, que trata da regularização de áreas públicas na Região Amazônica. A sanção presidencial foi publicada ontem (26/6) no Diário Oficial da União.

Mato Grosso sobe mais um ponto no ranking de exportações

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210865.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Mato Grosso conquistou o sonhado sexto lugar no ranking de exportações brasileiras. Deixando para trás, desta vez, o Pará. O secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, explica que este aumento nas vendas é resultado de várias ações do Governo de Mato Grosso, incluindo as missões técnicas internacionais realizadas em parceria com vários outros órgãos e entidades. O incentivo à industrialização também foi fundamental para aquecer o comércio exterior.

Brasil pode aumentar capacidade produtiva do agronegócio recuperando áreas degradadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210872.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] "Aquilo ali é o resultado de mais de 50 anos de exploração desregrada do solo", denuncia o produtor rural Ovídeo Müller, apontando para o alto de um morro onde a terra está tomando o lugar da vegetação. Há mais de duas décadas Müller, um gaúcho de 59 anos, migrou para Mato Grosso do Sul, onde possui uma fazenda de 700 hectares para criação de gado de corte, em São Gabriel do Oeste. Há cerca de três meses tomou a decisão de implantar a produção integrada de sistemas agropecuários como forma de aumentar a produtividade, recuperar áreas degradadas e aproveitar um córrego que atravessa sua propriedade.

Agricultores visitam produção de banana e aprendem como cultivar a fruta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210853.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um grupo de agricultores de Anastácio visitou lavouras de banana no último dia 23. A visita técnica faz parte do Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma, que busca desenvolvimento da agricultura familiar em onze cidades do Estado com foco na comercialização. Eduardo Cabral, produtor de bananas da região de Terenos recepcionou os agricultores acompanhados pelo coordenador do projeto, o técnico agrícola Antonio Minari.

Balanço da OMS registra quase 60 mil casos de gripe suína no mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210867.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que 59.814 casos de influenza A (H1N1) ? gripe suína ? já foram registrados em 112 países, com 263 mortes. Foram confirmados quase 4 mil novos casos desde o último dia 24, quando havia 55.867 ocorrências. O maior número de pessoas infectadas foi registrado nos Estados Unidos (21.449), seguido por México (8.279), Canadá (6.732), Chile (5.186) e Reino Unido (3.597).

Compromisso da cana-de-açúcar é anunciado com mais de 75% de adesão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210868.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar foi lançado no último dia 25, em Brasília, com mais de 75% de adesão do setor sucroenergético. "É um passo decisivo e histórico que trata do presente e do futuro e coloca a adoção das melhores práticas trabalhistas em primeiro plano no setor sucroenergético", disse o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Marcos Jank.

Prazo para pagamento das operações renegociadas vence dia 30

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210869.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Termina no próximo dia 30 o prazo para que produtores rurais façam o pagamento total ou a amortização mínima das operações de crédito rural contempladas pela Lei 11.775, sancionada no ano passado e que definiu os critérios para a renegociação de vários contratos.

VII CBSAF: Ciência e conhecimento popular em momento de reflexão sobre segurança alimentar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210870.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma região de enorme biodiversidade, onde o alimento saudável está ao alcance da mão, oferecido democraticamente pela natureza, a Amazônia ainda enfrenta um dos mais graves problemas do mundo moderno: a desnutrição infantil. Dados que comprovam essa cruel realidade foram apresentados no último dia 25 pela pesquisadora Lúcia Yuyama, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), durante o VII Congresso de Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (VII CBSAF).

CNPq recebe propostas para Edital Universal 2009 até 5 de agosto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210866.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Conforme assumido no Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação (PAC 2007-2010), o Edital Universal, versão 2009, foi lançado no último dia 19. Com R$ 100 milhões destinados a apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em todas as áreas do conhecimento, esta é considerada uma das maiores ações de fomento da agência.

CNA e Faemg defendem investimentos em hidrovias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210871.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Se não forem tomadas providências concretas para acelerar os investimentos governamentais e para liberar o setor privado a investir na construção de uma eficiente infraestrutura de transportes, o desenvolvimento do país será paralisado. O alerta é de Luiz Antonio Fayet, consultor de Logística e Infraestrutura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). "A otimização do sistema de transportes é essencial", concorda o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões.

Pesquisar este blog