Selecione o dia...

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Embrapa e Fapcen lançam cultivares de soja transgênica para o Norte e Nordeste do País

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100976.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen) lançam duas cultivares transgênicas (BRS 278RR e BRS 279RR) para as regiões Norte e Nordeste do País, durante o Agrobalsas, no dia 27 de maio, às 19h, na Fazenda Sol Nascente, em Balsas (MA).

Brasil lidera em número de publicações científicas na América Latina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100981.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Brasil é o país da América Latina que publicou maior número de artigos científicos, com 25.266 publicações em 2006. O número representa quase 48% dos trabalhos da região, que publicou mais de 50 mil artigos nesse ano. O segundo país do ranking, México, produziu 17,11% dos artigos científicos latino-americanos. Entre as publicações brasileiras, medicina é a área que apresenta maior número de artigos.

União Européia leva adiante reforma da política agrária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100980.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão Européia apresentou no último dia 20, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo França), o controverso projeto de lei que prevê uma reforma da política agrária nos países do bloco. A proposta inclui uma redução dos subsídios aos agricultores.

FAO afirma que alimentos não voltarão a ser baratos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100979.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os preços dos alimentos devem continuar altos, segundo um relatório divulgado ontem (22/5) pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e não deverão retornar aos níveis baixos registrados antes da atual crise. Segundo o estudo, ainda que os preços tenham caído um pouco nas últimas semanas, o aumento na demanda e a necessidade de repor estoques devem fazer com que os preços continuem altos.

Fertirrigação: menos água e mais produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100995.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Embrapa Semi-Árido realiza de 27 a 30 de maio o XI Curso de Fertirrigação, no Centro de Convenções de Petrolina (PE). Esta versão do evento amplia uma abordagem iniciada no curso do ano passado em que a técnica, que irriga e aduba ao mesmo tempo, é apresentada no contexto dos sistemas produtivos de culturas de importância econômica em mercados exportadores e interno: manga, uva, banana e goiaba. É mais didático e torna mais eficiente o uso da tecnologia, garante o pesquisador José Maria Pinto, coordenador do curso.

Plantio direto agroecológico diminui custos de produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100994.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Esta semana o tema principal do Dia de Campo na TV é Plantio Direto Agroecológico. O programa será exibido hoje, dia 23 de maio, pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) a partir das 9h, com reapresentação no dia 25 às 8h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo, internet ou por parabólica).

Fracassa reunião entre governo e ruralistas na Argentina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100992.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Lideranças ruralistas e representantes do governo argentino não conseguiram chegar a um acordo ontem (22/5), na primeira reunião depois que os ruralistas decidiram suspender, no dia 21, os protestos que prejudicaram o abastecimento no país. Após uma hora de reunião, no Ministério da Economia, o chefe de gabinete da Casa Rosada (Presidência da República), Alberto Fernández, disse que o importante é que o diálogo tinha sido "reaberto".

Brasília recebe hoje presidentes sul-americanos para oficializar a Unasul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100990.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Chefes de Estado sul-americanos se encontram hoje (23/5), em Brasília, para uma reunião de cúpula extraordinária da União de Nações Sul-americanas (Unasul). Está prevista a presença de todos os presidentes, com exceção do uruguaio Tabaré Vazquez, que enviará um representante.

Comissão de Meio Ambiente da Cãmara aprova fim de subsídios para infratores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100983.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2243/07, do deputado Dr. Talmir (PV-SP), que cria uma nova punição administrativa para os infratores da legislação ambiental: a proibição de obter subsídios, subvenções ou doações do governo pelo período de até três anos.

Cadeia produtiva da reforma agrária é mapeada em GO

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100982.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Goiás (Incra/GO) e o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) vão fazer um levantamento da cadeia produtiva da reforma agrária em Goiás. A parceria foi definida em encontro dos superintendentes regional do Incra em Goiás, Rogério Arantes, e do FCO, Ivan Marques, realizado no último dia 20 em Goiânia.

Professores discutem extensão rural no País

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100958.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Professores e coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu em Extensão Rural se reúnem em Recife (PE), de 26 a 28 de maio, para discutir programas e projetos político-pedagógicos das disciplinas de Extensão Rural e Extensão Pesqueira dos cursos de graduação e das disciplinas de pós-graduação stricto sensu em Extensão Rural no Brasil.

Esgoto Sanitário e Meio-Ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28166.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso, constituído de filmes, em DVD, e manual interativo mostra como o esgoto sanitário se forma, como é feita a sua coleta e o destino final, em cursos d´água, fossas sanitárias e através de sistemas de tratamento. Ensina as técnicas adequadas para a construção de fossas sanitárias e de instalações sanitárias domiciliares. Mostra, ainda, os métodos de tratamento pelo sistema de lodo ativado e lagoas de estabilização.

Escola Infantil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28165.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Escola infantil é um empreendimento movido antes de tudo pela paixão. Num país jovem como o Brasil, com tantas crianças, a criação de escolas infantis está em franca expansão. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, você vai conhecer o Centro de Desenvolvimento Humano, o Centro de Desenvolvimento Infantil e o Centro de Desenvolvimento da Criança Passo-a-Passo, escolas infantis modelos de excelência em educação infantil. São abordados os seguintes assuntos: localização; instalações físicas; planejamento e legislação; recursos humanos; marketing e propaganda; escolha da linha pedagógica; respaldo interdisciplinar; o dia-a-dia na escola; atividades; cuidar e educar; alimentação; e, interação entre pais e escola e vários outros temas.

Sistemas silvipastoris - melhoria das pastagens e proteção do solo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27716.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] A Embrapa Gado de Leite iniciou há dez anos estudos sobre as vantagens de se adotar os sistemas silvipastoris. Mais do que embelezar o campo, os sistemas silvipastoris (plantio de árvores em pastagens cultivadas) trazem importantes benefícios para o solo, pastos e animais, pois auxiliam no combate à erosão, melhoram o aproveitamento da água das chuvas e a fertilidade do solo.

Produção e montagem de biojóias com sementes da amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27715.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] As bijuterias produzidas com sementes despertam grande interesse de exportadores nacionais e internacionais. O grande problema desse mercado é o tratamento dado aos materiais orgânicos utilizados na montagem das peças. A falta de tecnologia para a coleta e o beneficiamento dos frutos e secagem das sementes faz com que a vida útil das peças seja bastante reduzida, comprometendo assim a qualidade do produto final.

Pesquisar este blog