Selecione o dia...

quinta-feira, 20 de março de 2008

Ministério da Agricultura constata erros graves no Sisbov e decide por reformulação do serviço

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100305.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhod Stephanes afirmou ontem (19/3) que o Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) terá uma reformulação significativa entre 30 e 60 dias. O ministro participou hoje de uma audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados para discutir o embargo da carne brasileira feito pela União Européia (UE) e o sistema de rastreabilidade.

Especialistas definem uso de agrotóxicos em culturas secundárias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100301.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Em uma iniciativa inédita o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) solicitou a formação de um grupo de trabalho composto por 22 pesquisadores de institutos, empresas e universidades públicas e privadas além de especialistas do próprio Ministério para discutir a utilização de agrotóxicos nas minor crops (culturas secundárias).

PIB do agronegócio cresceu 7,89% em 2007 com expectativa de expansão para 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100300.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O PIB do agronegócio brasileiro cresceu 7,89% em 2007 segundo estimativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP). Este desempenho se deve principalmente ao segmento primário, representado pelas atividades dentro da porteira das fazendas, que cresceu 12,18% no ano, acompanhado pelo segmento de insumos, cujo índice chegou a 12,99%.

Parlamentares e entidades querem produtores em Brasília no dia 25 de março

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100293.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A bancada ruralista do Congresso Nacional e entidades que representam os produtores estão organizando a vinda de lideranças rurais de todo o País a Brasília no próximo dia 25. Nesta data, o governo se comprometeu a apresentar uma proposta de reestruturação do passivo do setor. A expectativa é de que 800 produtores compareçam à reunião. A iniciativa faz parte da estratégia de mobilização para obter medidas que atendam à realidade do setor, contemplando principalmente as necessidades regionais.

Dia de Campo na TV reprisa temas no Canal Rural e Canal NBR

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100314.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia de Campo na TV reprisa amanhã, dia 21, o programa ?Rede Pive: Produção de Embriões Bovinos? pelo Canal Rural (NET/SKY e internet), à partir das 9h; e no dia 23, às 8h, o Canal NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet) reapresenta o tema ?Preparação de tapioca colorida com ingredientes naturais?.

Anvisa autoriza novos edulcorantes em alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100312.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Três novos aditivos edulcorantes poderão ser utilizados em alimentos no Brasil: a taumatina, o eritritol e o neotame. É o que estabelece a Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovada no último dia 18.

III Feira Brasil Certificado aponta cenário promissor para promover negócios de produtos certificados no país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100308.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] De 16 a 18 de abril, no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo, a III Feira Brasil Certificado receberá produtores e compradores de produtos certificados que começam a movimentar com mais força o mercado FSC no mundo, face ao aumento da demanda por esses produtos e a crescente exigência de empresas e instituições financeiras com política de compras sustentáveis. Os produtos com o selo FSC que serão apresentados na Feira garantem que o manejo florestal seguiu rigorosos padrões ambientais e sociais.

Água e Produção Animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100302.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Certamente, todos já ouviram falar da chamada ?Revolução Verde? que surgiu prometendo acabar com a fome no mundo, pois a população crescia num ritmo maior do que o da produção de alimentos. Um dos resultados desta ?Revolução? foi o elevado passivo ambiental deixado pelo intenso uso de fertilizantes químicos, o que entre outros impactos, levou ao desencadeamento de processos de eutrofização nos corpos d'água ao redor do mundo. Também deve ser lembrado, que aquele que era seu maior objetivo, acabar com a fome, não foi atingido.

Nota fiscal eletrônica será obrigatória para fabricantes de bebidas e figroríficos a partir de setembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100298.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A nota fiscal eletrônica (NF-e) passará a ser obrigatória a partir de 1º de setembro deste ano para os fabricantes de automóveis, bebidas, cimento, frigoríficos, ferro-gusa, laminados, medicamentos, entre outros. As NF-e são documentos virtuais emitidos pelos estados via internet, nas transações com as empresas e assinados digitalmente.

Governo lança programa voltado às mulheres do campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100295.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Programa de Organização Produtiva das Mulheres Rurais, lançado ontem (19/3) pelo governo federal, pretende diminuir as desigualdades entre homens e mulheres no campo. É o que garante o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. ?Se é verdade que no meio urbano a gente ainda convive com desigualdades entre homens e mulheres, isso é ainda mais grave no meio rural?, avaliou.

Conhecimento de Mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28039.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] - Fundamentado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos tem como finalidade nortear a elaboração dos currículos mínimos e a definição dos conteúdos para educação infantil, e oferecer subsídios para o trabalho do professor, apresentando informações teóricas e aspectos técnicos na abordagem do comportamento infantil (0 a 6 anos). São abordados os seguintes assuntos: movimento; música; artes visuais; linguagem oral e escrita; natureza e sociedade; matemática; e, avaliação formativa.

Conforto Animal para Maior Produção de Leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28038.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Neste curso constituídos de filmes, em DVD, e manuais interativos são apresentados cuidados com o ambiente de vida dos animais, que, na maioria das vezes, não representam aumento significativo de custos, mas que podem ajudar a aumentar muito a eficiência dos sistemas de produção. São abordados os seguintes assuntos: ambiência e conforto animal; comportamento animal na pastagem: ingestão de alimentos, de água, posição e busca por sombra; comportamento animal no confinamento; ingestão de alimentos no confinamento; os efeitos do estresse calórico e seu controle; sombreamento; ventilação; resfriamento; instalações e conforto animal; rotina de manejo; e, interação HOMEM x ANIMAL.

Doenças em Milho: molicutes, vírus, vetores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27588.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Nos últimos anos, o panorama da cultura do milho no Brasil tem sofrido modificações constantes em relação à época de plantio, à introdução de novas áreas geográficas e à adoção de diferentes sistemas de cultivo. Surtos epidêmicos de doenças, causando prejuízos severos, têm constituído fator de preocupação nos diversos setores da cadeia produtiva desse importante cereal. Esta obra contém informações sobre molicutes, vírus e insetos-vetores que ocorrem no milho, e sobre a doença mancha por Phaeosphaeria.

500 Perguntas - 500 Respostas: Gado de Corte no Pantanal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27587.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] As peculiaridades do Pantanal, marcado por estações de seca e cheia, solos de baixa fertilidade, dificuldades de acesso, dentre outras, restringiram sua ocupação e a interferência antrópica, tornando a pecuária extensiva, favorecida pela riqueza de recursos naturais, a principal atividade econômica. A Embrapa Pantanal, desde o início de sua atuação tem buscado informações e tecnologias que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Pesquisar este blog