Selecione o dia...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Campanha irá lembrar que o mundo terá 7 bilhões de pessoas este ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218587.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Valorizar o papel de cada pessoa e instituição na construção de um mundo melhor, compartilhando histórias e ações individuais ou coletivas para responder aos grandes desafios atuais, como a superação da pobreza e o papel dos jovens na construção do futuro. Esses são alguns dos objetivos da campanha 7 Bilhões de Ações, que será lançada pelo Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) hoje (11/07/11), Dia Mundial da População. O título faz referência à marca de 7 bilhões de pessoas que será atingida em outubro de 2011.

"Legislação ambiental não é obstáculo à agropecuária", diz produtor no Acre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218594.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O fazendeiro Paulo Sérgio Peres chegou ao Acre em 1973, vindo do Paraná com o pai. Instalou-se a pouco mais de 50 quilômetros da capital Rio Branco, no município de Bujari. Ele se dedica à pecuária leiteira e de corte, à produção de borracha de seringueiras plantadas e à piscicultura, além de desenvolver cultivos de subsistência em sua propriedade de 1.250 hectares, considerada de médio porte.

EUA retira oposição à regularização de rotulagem de alimentos transgênicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218592.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No dia e de julho de 2011, os Estados Unidos (EUA) tomaram uma decisão que surpreendeu positivamente aos defensores dos direitos dos consumidores. Na cúpula anual da Comissão do Codex Alimentarius, em Genebra (Suíça), a delegação estadunidense retirou a oposição ao documento de diretrizes sobre rotulagem de transgênicos. Com isso, o texto poderá ser convertido em um documento oficial do Codex, que reúne mais de 100 países.

Simpósio abordará a vulnerabilidade do cafeeiro a ferrugem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218590.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Vitor Várzea e Leonor Guimarães, pesquisadores do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), em Lisboa, Portugal, irão apresentar o painel de discussão a respeito da vulnerabilidade do cafeeiro à ferrugem, abordando a situação atual da planta em relação à parasitose e as perspectivas de tratamento e prevenção. "Daremos particular ênfase ao impacto da descoberta de novas raças de ferrugem (H. vastatrix) na durabilidade da resistência de cultivares à doença", explana Várzea, que investiga projetos nacionais e internacionais relacionados à ferrugem alaranjada há mais de 27 anos.

Cadeias produtivas sustentáveis ganham força no Acre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218595.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O dia 21 de junho de 2011 foi especial para o município acreano¹ de Feijó. O governador Tião Viana esteve presente para lançar o programa Açaí de Feijó, inaugurar um viveiro que produzirá mudas para a comunidade e para oficializar o pagamento do bônus a 44 famílias que ingressaram no programa de certificação da propriedade rural. A iniciativa, apoiada pelo WWF-Brasil, incentiva o agricultor a produzir sem utilizar a queima e adotando técnicas modernas passadas por técnicos do governo.

Um Código para valorizar as florestas e a produção sustentável da biodiversidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218593.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A reforma do Código Florestal deve apontar para o grande mercado que representa a exploração sustentável da biodiversidade do país. Esta é a avaliação do secretário de políticas e programas de pesquisa e desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o climatologista Carlos Nobre. De acordo com o pesquisador, o grande desafio mundial da agricultura é produzir de maneira sustentável.

Pesquisadores da Fepagro utilizam bactéria para aumentar produção de etanol e açúcar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218588.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A utilização de bactérias fixadoras de nitrogênio (diazotróficas) na cultura da cana-de-açúcar está sendo testada por pesquisadores da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). A tecnologia permitirá maior economia para os produtores, pois dispensa ou reduz uso de fertilizantes químicos, e proporciona maior rentabilidade para a produção de etanol e açúcar.

Sudão do Sul, na África, se torna o mais novo país do mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218596.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Sudão do Sul se tornou oficialmente às 18h01 do dia 8 de julho de 2011 (hora de Brasília, 0h01, hora local) o mais novo país do mundo, ao oficializar sua independência do restante do Sudão. Nas ruas da capital do país, Juba, centenas de pessoas comemoraram a mudança logo após o horário oficial da separação do Norte.

Exportações do agronegócio capixaba crescem 46% no primeiro semestre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218591.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] De janeiro a junho de 2011, as exportações do agronegócio capixaba atingiram a cifra de 1,02 bilhão de dólares e cresceram 46,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando as divisas foram de 698,1 milhões de dólares. O volume (toneladas) comercializado no mercado internacional de produtos do agronegócio teve crescimento de 11,8% no período, e os preços médios dos principais produtos exportados foram superiores, em média, 30,7%.

Produtos naturais são estudados para uso para o controle de pragas da agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218589.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Historicamente, a indústria farmacêutica, especialmente em seus primeiros anos, foi dominada por produtos naturais, mas o mesmo não ocorreu com a indústria de pesticidas. Conforme o pesquisador Antonio Cerdeira, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP), alguns dos primeiros pesticidas (rotenona, piretrinas naturais, entre outros) foram produtos naturais, mas o crescimento dessa indústria como importante componente do manejo de pragas não começou até meados do século passado, com a introdução de um arsenal cada vez maior de sintéticos, começando com compostos como o DDT e 2,4-D.

Pesquisar este blog