Selecione o dia...

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Técnica do ovário artificial promete alta produtividade a baixo custo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212598.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] No Brasil, uma pesquisa inédita promete reproduzir in vitro um ambiente favorável para o desenvolvimento e maturação de óvulos visando a fecundação e produção de embriões em larga escala no futuro a partir de animais melhorados. A técnica denominada de Ovário Artificial objetiva produzir embriões em larga escala sem incomodo para o organismo materno e a um baixo custo.

Senado discute hoje política de extensão rural para agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212595.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O primeiro item da pauta do Plenário do Senado Federal na sessão deliberativa de hoje (1/12) é o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 219/09, que institui política de assistência técnica e extensão rural e estabelece programa para o setor. Os beneficiados são agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos indígenas, remanescentes de quilombos e demais comunidades tradicionais, bem como silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores. O projeto tramita em regime de urgência.

Termina dia 7 inscrições para exame do Instituto de Laticínios Cândido Tostes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212586.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Termina no dia 7 de dezembro as inscrições para o exame de seleção 2010 para o Curso Técnico em Leite e Derivados do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. São oferecidas 30 vagas para o primeiro semestre letivo de 2010, às quais podem concorrer candidatos com o ensino médio completo ou equivalente e ainda os matriculados na 2ª ou 3ª séries do ensino médio. As provas serão realizadas no dia 12 de dezembro, nas dependências do ILCT.

G20 prioriza discussões sobre barreiras agrícolas em reunião na Suíça

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212590.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os ministros do G20 (grupo dos países em desenvolvimento), reunidos na 7ª Conferência da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Genebra até amanhã (2/12), vão dar prioridade às discussões sobre as barreiras econômicas impostas aos produtos agrícolas. O assunto é um dos principais temas de preocupação do governo brasileiro. Neste mês, o Brasil decidiu aplicar sanções aos Estados Unidos pela manutenção de subsídios ao algodão brasileiro.

UFPel realiza nona edição do curso de auditores de certificação de armazenagem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212597.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel(Faem) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizará, de 8 a 15 de dezembro, a nona edição do curso de Formação de auditores técnicos do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras. A atividade será promovida pelo Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos(DCTA) da Faem, formando a equipe docente professores das faculdades de Agronomia e de Engenharia Agrícola da UFPel e de outras instituições convidadas.

Doutorado em Bioinformática da UFMG tem inscrições a partir de janeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212596.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Estarão abertas, a partir do dia 4 de janeiro de 2010, as inscrições para seleção de candidatos ao doutorado em Bioinformática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em regime de fluxo contínuo. Serão oferecidas 16 vagas para ingresso no ano de 2010.

Macadâmia, um capricho da natureza

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212594.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A intensa geada de 1994 provocou forte impacto econômico na cafeicultura e arrasou a plantação de café do sitio Kobiraki, em Uraí, região Norte do Paraná. Sem muita alternativa, a família comprou algumas mudas de macadâmia do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e a noz de origem australiana, que chegou ao Brasil na década de 60, foi plantada em 36,3 hectares. A vantagem, explica Marcelo, da terceira geração dos Kobiraki, "é que a macadâmia não exige redução de área sendo viável consorciada com o café".

Empreendedores e lideranças rurais planejam ações para 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212593.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A cidade de Caldas Novas, a 170 quilômetros de Goiânia, em Goiás, sediará, de 4 a 6 de dezembro de 2009, o Encontro de Dirigentes Empreendedores e Lideranças Rurais. O objetivo é avaliar, dinamizar e planejar as relações institucionais de entidades ligadas ao agronegócio no Estado, como a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Senar Goiás, Sindicatos Rurais e o Sebrae em Goiás, por meio do Programa Empreendedor Rural.

"Cada pessoa já é rede", afirma o escritor e articulador Augusto de Franco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212592.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As redes sociais que se apresentam atualmente pela internet são apenas algumas ferramentas que podem articular as pessoas em torno de uma situação em comum. Segundo o escritor e articulador do projeto Escola de Redes, Augusto de Franco, as redes se estabelecem bem antes do indivíduo acessar a internet. Para ele, cada pessoa já é rede.

Inmetro anuncia que vai avaliar qualidade do serviço de banda larga no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212591.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) está instalando equipamentos em casas de voluntários que irão monitorar a qualidade do serviço de banda larga prestada pelas operadoras de telecomunicações. O trabalho será realizado a partir de convênio firmado este ano com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) braço técnico do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Pesquisar este blog