Selecione o dia...

sábado, 11 de janeiro de 2014

Pesquisadores alertam para expansão de transgênicos e agrotóxicos no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227676.htm
[ TECNOLOGIA ] Pesquisadores e o Ministério Público Federal (MPF) solicitaram em dezembro de 2013 à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), encarregada de analisar pedidos de vendas de transgênicos, que suspendesse os trâmites para a autorização das sementes tolerantes ao 2,4-D, um herbicida usado contra ervas daninhas que consideram nocivo à saúde. Eles dizem que a liberação desses transgênicos poderá multiplicar de forma preocupante o uso do 2,4-D no Brasil.

O Brasil no ano da agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227675.htm
[ ARTIGOS ] O ano de 2014 foi declarado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) como o Ano da Agricultura Familiar. O que revela a importância dessa atividade no mundo, à qual se dedicam ao redor de 500 milhões de famílias entre camponeses, pescadores, populações indígenas, etc. A maior parte delas vivendo abaixo da linha de pobreza. No caso do Brasil, a situação não é diferente. Existem atualmente 4,367,902 agricultores familiares reconhecidos, os quais fornecem 70% dos alimentos que constituem a dieta básica da população: feijão, mandioca, milho e leite; os outros 30% são produzido pelo agronegócio que exporta a maior parte da produção de soja e agrocombustíveis para o mercado chinês, entre outros. Assim, como em muitos países da América Latina cheios de profundas contradições, no Brasil convivem dois modelos de agricultura e junto com eles, a riqueza mais excessiva junto à pobreza mais irrisória.

Especialização em Microbiologia de Alimentos e Processos na Unicamp

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227674.htm
[ CURSOS ] Com o propósito de aprofundar e atualizar os conhecimentos relacionados aos micro-organismos em alimentos, a Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está com inscrições abertas, até 2 de abril de 2014, para o curso de especialização em Microbiologia de Alimentos e Processos.

Passo Fundo recebe Simpósio Latino Americano de Canola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227673.htm
[ EVENTOS ] Estão abertas, até 14 de agosto de 2014, as inscrições para o Simpósio Latino Americano de Canola (SLAC 2014), que será realizado na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, entre os dias 19 e 21 de agosto. O encontro tem como objetivo prover instrumentos de Pesquisa, Desenvolvimento e de Inovação para o aumento do rendimento e da qualidade dos grãos e da área cultivada de canola dos países da América Latina.

2014: Ano Internacional da Agricultura Familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227670.htm
[ ECONOMIA ] 2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar. A FAO, organização das Nações Unidas ligada à alimentação que incentivar esta forma de plantio que gera produtos sem destruir a natureza.

Situação dos mares e oceanos preocupa os cientistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227668.htm
[ POLITICA ] Relatório recente revela que a situação dos mares e oceanos preocupa os cientistas. Apesar da importância do bioma para regular o clima da Terra e fornecer alimentos para a humanidade, a fonte que deu origem a vida no planeta não recebe o cuidado que merece. Segundo Alexandre Turra, especialista em ciências do mar, a ONU vai realizar em 2014 a primeira grande avaliação global dos oceanos, com a participação de todos os países que integram a Organização Nações Unidas (ONU).

Degradação ambiental leva a crise na saúde pública, diz pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227677.htm
[ TECNOLOGIA ] Uma abordagem "sistemática e abrangente" é necessária para entender o impacto do comportamento humano na saúde pública do mundo, de acordo com um novo relatório. Escrito pelo consórcio Heal (Health & Ecosystems Analysis of Linkages -- Análises de Vínculos entre Saúde e Ecossistemas), o estudo destaca vários exemplos do impacto na saúde humana da degradação ambiental, incluindo doenças, mortes e até a redução do QI na infância.

Água com quiabo auxilia no controle da glicose e faz sucesso entre diabéticos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227672.htm
[ TECNOLOGIA ] De tempos em tempos surgem receitas naturais milagrosas, desta vez, a mania que está fazendo sucesso entre os diabéticos utiliza um legume tradicional da cozinha mineira, mas que não é muito apreciado.

Pecuária perde terreno e agricultores mudam de de atividade por causa da rentabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227671.htm
[ ECONOMIA ] O município de Rio Brilhante, em Mato Grosso do Sul, é o segundo maior produtor de cana de açúcar do país, a arrecadação mais que triplicou, passando de 27 milhões para 100 milhões de reais ao ano.

Cresce as tentativas de fraude contra o consumidor com dados das redes sociais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227669.htm
[ ECONOMIA ] É preciso ficar atento para não fazer parte dessa estatística, veja como na reportagem da TV Cultura que traz orientações de especialista do Serasa.

Pesquisar este blog