Selecione o dia...

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Recessão na zona do euro ameaça economia global, aponta relatório

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221742.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Devido ao enfraquecimento das economias da zona do euro e à vulnerabilidade do sistema financeiro, os 17 países do bloco correm o risco de entrar em "severa recessão", alertou a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em relatório divulgado ontem (22/05/12) em Paris, França. A fim de estancar o "grande risco" de queda das economias mundiais, desencadeada pela crise europeia, a entidade defende que os governos e o Banco Central Europeu (BCE) ajam rapidamente. Entre as medidas, a OCDE sugere o BCE compre títulos de dívida, ou mesmo reduza seus juros, a fim de oferecer dinheiro mais barato.

Argentina retoma as importações de carne suína do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221740.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] "Está regularizada e reestabelecida a importação da carne suína brasileira pela Argentina". Com essas palavras, o embaixador da Argentina no Brasil, Luis Maria Kreckler, comunicou o fim do embargo argentino à carne suína brasileira ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho. A reunião ocorreu ontem (22/05/12), na sede Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e contou ainda com a participação do cônsul argentino em São Paulo, Augustín Molin Arambarri.

O poder do agronegócio sobre os Estados na Rio+20

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221735.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com vasta experiência na área agroecológica no Brasil, o economista Jean Marc Von Der Weid participou junto à sociedade civil da ECO 92 e vem acompanhando desde a década de 1980 os movimentos ambientais no Brasil. Atualmente é coordenador de Políticas Públicas da ONG Agricultura Familiar e Agroecologia (AS-PTA) e membro da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Nesta entrevista ele fala sobre a perspectiva de fracasso da Rio+20, as forças políticas e interesses que estão em xeque, a falsa visão ambiental da economia verde e aponta a agroecologia como solução para muitos problemas climáticos e energéticos no planeta.

Pesquisa da Unicamp desvenda ponto fraco da vassoura-de-bruxa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221733.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A estratégia usada pela praga vassoura-de-bruxa - principal doença que afeta a produção de cacau no país - para resistir ao ataque da planta hospedeira e aos mais potentes fungicidas do mercado foi desvendada por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A descoberta, publicada na revista New Phytologist, abre caminho para o desenvolvimento de novas drogas capazes de combater a doença de forma efetiva.

Estudantes pedem o veto integral ao novo Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221741.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Estudantes fizeram na tarde de ontem (22/05/12) passeata pela Esplanada dos Ministério, em Brasília (DF), pedindo que a presidente Dilma Rousseff vete o texto do novo Código Florestal. Os manifestantes, que não têm ligação com instituições ou organizações não governamentais (ONGs), organizaram o protesto pelas redes sociais e enfatizaram que o movimento é uma representação da sociedade civil. A presidente Dilma Rousseff tem até dia 25 de maio para decidir pela sanção ou veto do projeto.

Compras para alimentação escolar já podem ser feitas pela Rede Brasil Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221739.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Entidades executoras (escolas, prefeituras e secretarias de educação) do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), já podem disponibilizar no portal da Rede Brasil Rural - redebrasilrural.mda.gov.br - os editais de compra de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. Agora, os editais de todo o país serão publicados por meio da ferramenta virtual criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e distribuídos diretamente aos empreendimentos familiares que produzem os alimentos requeridos para alimentar alunos da rede pública de ensino de todo o país. Cerca de 160 mil gestores do Pnae de todo país já estão pré-cadastrados na Rede Brasil Rural.

Apex-Brasil e Abiarroz assinam convênio para a promoção comercial de arroz

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221738.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), em parceria com o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), assinaram ontem, 22 de maio de 2012, em Cachoeira do Sul (RS), o convênio do Projeto Setorial para 2012/2013. A assinatura do convênio faz parte da programação do Seminário Apex-Brasil: Exportar é Inovar, que tem o objetivo de oferecer às empresas do setor informações sobre o trabalho de promoção de exportações realizado pela Apex-Brasil e sobre como os empresários podem ter acesso aos produtos e serviços oferecidos pela Agência.

Unesp oferece oportunidades para docentes em diversas áreas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221737.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Universidade Estadual Paulista (Unesp) está com diversos editais abertos de concursos para provimento de vagas de professores. São oportunidades em diversos campi no Estado de São Paulo. O Departamento de Bioquímica e Tecnologia Química do Instituto de Química de Araraquara oferece uma oportunidade para professor titular na disciplina Processos Industriais.

Senado discute criação de Código Nacional de Ciência e Tecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221736.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal promove audiência pública hoje (23/05/12), às 9 horas, para debater a criação de uma lei para pesquisa e inovação. O requerimento de realização da audiência pública foi apresentado pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). A CCT vai discutir o anteprojeto de lei sobre o assunto encaminhado ao Congresso pelo Fórum Estadual dos Secretários de Ciência e Tecnologia.

Produção intensiva de pastagens é tema da nova edição do Informe Agropecuário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221734.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A pecuária no Brasil está fundamentada no uso de pastagens, em função das características naturais do País e de sua grande dimensão. Investir no uso intensificado das pastagens e na preservação ambiental dessas áreas tem proporcionado grandes benefícios. Com o objetivo de difundir tecnologias para o setor pecuário, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) lança a revista Informe Agropecuário - Produção intensiva de pastagens.

Pesquisar este blog