Selecione o dia...

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Frutas do Norte conquistam o mercado internacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210226.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Sabor, textura, qualidade e diversidade. As frutas paraenses e seus processados caíram no gosto do consumidor internacional alcançando valores positivos em exportação nos primeiros meses do ano. Segundo resultados divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Pará (SEDECT), no período de janeiro a março deste ano as exportações de sucos de frutas da região obtiveram um crescimento de 203,57%, comparado-se com o mesmo período de 2008. Em 2009 foram exportados US$ 9.4 milhões, enquanto no mesmo período do ano passado o valor atingiu US$ 3,1 milhões.

Epamig abre inscrições para o 6º Concurso Nacional de Produtos Lácteos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210228.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Já estão abertas as inscrições para o 36º Concurso Nacional de Produtos Lácteos e para a 36ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) - dois eventos tradicionais realizados durante o 26º Congresso Nacional de Laticínios, que acontece de 13 a 16 de julho, no Expominas Juiz de Fora (MG). A organização é do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), que pertence à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) que, este ano, traz novidades para as indústrias do setor laticinista do país.

27ª Conferência FACTA debate a inserção da pequena e média empresa no mercado exportador

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210204.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) apontam que existem hoje no Brasil cerca de 20 mil empresas exportadoras. Mais da metade delas são micro e pequenos empreendimentos. Esse número pode crescer ainda mais, mas depende de preparação, incentivo e foco nas exigências internacionais. A inserção de pequenas e médias empresas no mercado exportador será debatido durante o 21º Congresso Brasileiro de Avicultura e 27ª Conferência FACTA, que acontecerão entre 25 e 28 de maio no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre (RS).

Maus Bocados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/104744.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Depois de revelar os bastidores de um grande restaurante no best-seller Cozinha confidencial, Anthony Bourdain resolveu dedicar-se ao que sabe de melhor: comer e beber bem,geralmente em grandes quantidades. Trabalhando como apresentador de um programa de culinária na tevê, Bourdain rodou o mundo em busca dos melhores restaurantes e refeições, das tradições gastronômicas que resistem e de novos pratos e técnicas que não param de surgir.

Universidades vão qualificar 30 mil professores de áreas rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210235.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Educação (MEC) está recebendo propostas de universidades públicas federais, estaduais e municipais para projetos de cursos de licenciatura em educação no campo. A seleção vai até junho próximo. A meta é qualificar 30 mil professores sem graduação.

Nova edição do Informe Agropecuário da Epamig destaca a cachaça de Minas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210230.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A cachaça de Minas, a legítima cachaça de alambique, integra a cultura mineira e o desenvolvimento do Estado há mais de 300 anos. Minas Gerais possui cerca de 8.500 produtores artesanais, com uma produção que alcança 200 milhões de litros/ano. Informações sobre a evolução do mercado e novas pesquisas e tecnologias sobre a cachaça podem ser conferidas na revista Informe Agropecuário - Agronegócio da Cachaça, lançada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Transformando Crise em Oportunidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/112929.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Transformando Crise em Oportunidade: Diagnóstico e Bases Para um Plano de Desenvolvimento da Aviação Comercial Brasileira, coordenado por João Paulo dos Reis Velloso, contém os estudos, pronunciamentos e comentários do Fórum Extraordinário (2 de agosto de 2007), iniciativa do Fórum Nacional, cujo objetivo foi transformar uma crise, a da aviação comercial brasileira, em oportunidade para formulação de um plano de desenvolvimento do setor.

Mercosul: Quinze Anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/112927.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Em 27 de março de 1991 era assinado o Tratado de Assunção, que institucionalizou o bloco econômico Mercosul. Quinze anos depois é hora de rever sua trajetória. Organizador da obra, ex-embaixador do Brasil em Washington, Rubens A. Barbosa ocupa atualmente a presidência do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Pecuária Lucrativa: Zootecnia Prática

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/104251.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A pecuária, quando baseada na zootecnia, ou seja, na criação racional ou técnica de animais, é uma das maiores, mais volumosas e mais lucrativas atividades humanas. Além disso, é de grande importância na vida dos povos, pois dela depende, em grande parte, a sua alimentação. Este é um livro prático, que trata de maneira didática a criação de animais de pequeno, médio e grande porte.

Criadores defendem no Senado incentivos para produção suína

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210234.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A garantia de preço mínimo para a carne suína, a viabilização de crédito para o setor e a acabar com o mito do perigo do consumo da carne em meio aos casos de gripe suína foram discutidos ontem (5/5) em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal.

Usineiros, trabalhadores e governo fecham acordo para acabar com terceirização no corte da cana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210233.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Usineiros, trabalhadores e governo anunciaram que vão fechar um acordo para o fim da terceirização no corte da cana-de-açúcar. O acordo é um dos principais pontos do protocolo Compromisso Nacional, que será oficializado no fim deste mês, em São Paulo. O documento foi apresentado no último dia 4 ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Pesquisar este blog