Selecione o dia...

sábado, 24 de outubro de 2009

Copel e Iapar irão pesquisar produção de biocombustível com microalgas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212191.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Companhia Paranaense de Energia (Copel) assinou, ontem (23/10), em Londrina, convênio com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), para iniciar pesquisa de criação de microalgas para produção de biocombustível e, como conseqüência, bioenergia. A parceria foi formalizada durante o Seminário Comemorativo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada na sede do Iapar, em Londrina.

GT da pecuária sustentável assume compromisso de desmatamento zero

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212196.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) aprovou plano de trabalho para os próximos três anos, tendo como um dos pontos principais o desmatamento zero nas atividades do segmento em todo o Brasil. O plano propõe um conjunto de ações e estratégias a serem desenvolvidas até 2010, visando a sustentabilidade ambiental da atividade.

Guia gratuito de apoio à inovação da Anpei está disponível na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212195.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) elaborou um guia prático de apoio à inovação. Com 102 páginas, o manual - gratuito e disponível na internet - traz informações sobre os instrumentos de apoio à inovação oferecidos tanto pelas agências que atuam em nível nacional como as de âmbito estadual.

MDA e MCT abrem seleção de projetos inovadores em extensão rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212181.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Estão abertas as inscrições para seleção de projetos inovadores no ensino e aprendizagem em extensão rural, geração de pesquisas voltadas para a construção e disponibilização de conhecimentos em tecnologias apropriadas para a agricultura familiar e na qualificação de técnicos extensionistas. O envio de proposta vai até o dia 2 de dezembro e estão previstos R$ 13,5 milhões em recursos financeiros para a execução dos projetos.

Empresários cobram apoio de Lula para investimentos em inovação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212197.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Durante audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, empresários da indústria cobraram ontem (23/10) o estreitamento da relação entre governo e setor privado para estabelecer uma parceria público-privada para investimentos em inovação. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, lenbrou que o setor privado tem grande responsabilidade nesse processo, mas que a aliança com o governo ajuda a "impulsionar" a agenda.

Agricultores familiares participam da 7ª BioFach América Latina, em São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212194.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), apóia, pelo sétimo ano, a participação de organizações da agricultura familiar na BioFach América Latina. O evento acontece de 28 a 30 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. No ano passado, os agricultores familiares apoiados pelo Ministério realizaram negócios na ordem de R$ 900 mil.

EBDA é reconhecida como uma das 10 melhores empresas no ramo agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212193.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Devido às ações e aos resultados expressivos alcançados ao longo de 2008, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão ligado à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), foi eleita pela Editora Globo, por intermédio do lançamento da 5ª edição do anuário Melhores do Agronegócio 2009, como uma das dez melhores empresas do país, no tocante ao Desenvolvimento Agropecuário.

Publicação do Iapar mapeia disseminação de plantas daninhas no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212192.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lançou ontem (23/10) o livro Ocorrência e distribuição de plantas daninhas no Paraná, autoria dos pesquisadores Walter Miguel Kranz, Nelson da Silva Fonseca Jr. e Telma Passini, com apoio da especialista em informática Nelma Maria Brito Martins. A obra resulta de um levantamento inédito no Brasil, segundo o diretor científico do Iapar, Arnaldo Colozzi. "Com certeza, será útil a produtores, extensionistas e também para a comunidade científica que estuda o manejo e controle de plantas daninhas", disse.

Câmara dos Deputados aprova criação de 2,8 mil cargos de professor universitário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212190.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 22, o Projeto de Lei 1746/07, do Poder Executivo, que cria 2,8 mil cargos de professor universitário, 5 mil cargos técnicos, 180 cargos de direção e 420 funções gratificadas, todos vinculados ao Ministério da Educação (MEC) e para lotação em universidades federais. A matéria será votada ainda pelo Senado Federal.

Iapar, Embrapa e CNPq promovem curso sobre aplicação do sistema DSSAT

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212172.htm
[ TECNOLOGIA # SOFTWARES ] O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Embrapa e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) promovem no Centro de Difusão de Tecnologia do Instituto, em Londrina, de 16 a 20 de novembro, curso em Utilização do Modelo DSSAT (do inglês sistema de suporte para decisão e transferência em agrotecnologia) como ferramenta de tomada de decisão e em estudos de uso racional da água e de mudanças climáticas.

Pesquisar este blog