Selecione o dia...

sábado, 12 de novembro de 2011

Lançada primeira plataforma de ativismo digital com foco no meio ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219843.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Baseada na tecnologia da plataforma Ushahidi, de software livre, utilizada para o mapeamento de situações de perigo, em emergências ou calamidades (usada pela Cruz Vermelha no terremoto do Haiti, por exemplo), foi lançado no início do mês de novembro de 2011 o site Revela, primeira plataforma de ativismo digital do país. que permite a inclusão de informações simultâneas, e em tempo real, por qualquer pessoa que disponha naquele momento, de um telefone ou computador.

Livro do Iapar discute aplicação de homeopatia na agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219849.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O uso de medicamentos homeopáticos em lavouras e criações, sobretudo naquelas conduzidas no modelo orgânico de produção, é o tema do livro Homeopatia - princípios e aplicações na agroecologia, publicado pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). A obra foi coordenada pela especialista em fitopatologia (doença de plantas) Solange Carneiro, e tem ainda como autores os médicos Marcus Zulian Teixeira e Rosana Maria Ceribelli Nechar; as farmacêuticas Audrey Alesandra Lonni e Maria do Rocio Rodrigues; e o médico-veterinário Laerte Filippsen.

Estudo alerta para o baixo crescimento da oferta de florestas plantadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219845.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um setor cujo valor bruto da produção alcança quase R$ 52 bilhões - o equivalente a 17% da produção agrícola brasileira, a silvicultura tem se transformado em uma economia de mercado no País. Vem recebendo investimentos expressivos e apresenta potencial agressivo de crescimento, tanto em função da demanda do setor de celulose e papel, quanto dos segmentos de painéis reconstituídos, biomassa e carvão.

Agricultores querem dividir com a indústria reparação de danos ambientais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219844.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em debate ocorrido no dia 10 de novembro de 2011 na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, representantes de grandes, médios e pequenos produtores rurais sugeriram que o novo Código Florestal, ou outro mecanismo legal, crie um vínculo de solidariedade entre a agricultura e a indústria no que se refere aos cuidados com o meio ambiente. Essa corresponsabilidade deveria ficar clara, por exemplo, nas chamadas cadeias de integração entre agricultura e indústria.

Amazônia e Cataratas do Iguaçu são escolhidas entre as Sete Maravilhas Naturais do Mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219852.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O site New7Wonders divulgou ontem (11/11/11) o resultado da votação que elegeu as Sete Novas Maravilhas Naturais do mundo, e entre elas, estão a Amazônia e as Cataratas do Iguaçu. De acordo com os organizadores, o resultado ainda não é definitivo porque agora os votos serão verificados, validados e depois passarão por uma auditoria.

Banco Central diminui restrições para crédito de curto prazo a pessoa física

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219851.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Banco Central (BC) afrouxou parte das medidas de contenção do crédito anunciadas no fim de 2010. Os empréstimos de curto prazo a pessoas físicas tiveram as exigências diminuídas. Para as operações de longo prazo, no entanto, as restrições aumentaram.

Incra será reestruturado para cumprir sua missão original

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219850.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) passará, em breve, por uma reestruturação para reduzir suas atribuições e buscar mais eficiência em sua missão original de controlar a estrutura fundiária do país. Segundo o presidente do Incra, Celso Lacerda, um diagnóstico sobre a atuação do instituto e seus principais problemas foi concluído há pouco mais de um mês e está em discussão na Presidência da República.

Tomate: produção integrada com milho ganha força em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219848.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores de tomate de Minas Gerais produziram 441,8 mil toneladas da hortaliça em 2011, volume 8,7% superior ao do ano passado, informa a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento com base em dados do IBGE. Boa parte deles faz uma rotação da cultura com o milho e a soja, que estão em fase inicial de plantio. Para quem cultiva tomate, é tempo de avaliar o mercado, sobretudo o comportamento da demanda, para programar o reinício do plantio da hortaliça em janeiro ou fevereiro.

SC sedia 18º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219847.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O 18º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e o e 5º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas acontecem de 13 a 18 de novembro de 2011 no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC) paralelamente a Festa das Flores, com o objetivo de congregar profissionais do ensino, da pesquisa e da extensão rural, além de estudantes, produtores rurais e instituições com interesse por plantas ornamentais e cultura de tecidos de plantas. Vale destacar que o mercado mundial de flores e plantas ornamentais movimenta em torno de US$ 44 bilhões anualmente. O estado de Santa Catarina ocupa a terceira posição no ranking nacional de produção.

Técnico da Emater/RS-Ascar cria plantadeira de mudas para pastagens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219846.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O técnico da Emater/RS-Ascar de Nicolau Vergueiro, Josmar Freitas Veloso, criou uma plantadeira de mudas para pastagens perenes, como o tifton, hemartria, quicuio e capim pioneiro. Ela pode ser usada também no plantio da cana-de-açúcar, mandioca e batata. A máquina foi construída usando, prioritariamente, partes de equipamentos antigos que estavam em desuso.

Pesquisar este blog