Selecione o dia...

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

MST denuncia polícias, Judiciário, mídia e Congresso para comissão da OEA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212365.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) denunciou à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA), o que considera ser um processo de repressão e criminalização da luta dos trabalhadores rurais pela reforma agrária no país. A denúncia foi apresentada no último dia 5 pelo integrante da coordenação nacional do MST João Paulo Rodrigues, em audiência realizada em Washington, em parceria com o Centro pela Justiça e o Direito Internacional (Cejil) e com a Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Stédile diz que denúncia na OEA foi alerta contra manobras de "forças reacionárias"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212366.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, disse que a denúncia de criminalização do movimento feita a Organização dos Estados Americanos (OEA) é um "alerta" para a comunidade internacional.

"Chip do boi" nacional deverá custar 60% menos que o importado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212343.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Começou a ser testado no último dia 5 o Chip do boi (dispositivo de identificação com chip eletrônico), 100% nacional, desenvolvido pelo Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec), destinado à rastreabilidade bovina. Esta é a última fase de testes de campo na Fazenda Experimental Santa Rita, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Prudente de Morais, Centro-Oeste de Minas, antes da produção em escala comercial.

Empaer comercializa ovos da raça Índio Gigante pelos correios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212341.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] No Campo Experimental da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), no município de Juina (735 km a Noroeste de Cuiabá), a procura pelos ovos e pintinhos da raça de ave caipira Índio Gigante aumentou em 40% e estão produzindo em média 1.200 ovos por mês. Com um plantel de 100 matrizes, a cada 21 dias, são retirados 85 pintinhos e comercializados em todo Estado de Mato Grosso. Os ovos estão sendo enviados para os produtores rurais pelos correios.

Brasil é o melhor entre os Bric, avalia presidente da Millennium Wave

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212354.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil é o melhor lugar para investir entre os maiores mercados emergentes por conta do crescimento da demanda por commodities. Já os estados Unidos deveriam ser evitados por causa da perspectiva de uma recuperação em forma de W, com uma nova fase de recessão, disse John Mauldin, presidente da Millennium Wave Advisors.

Secretaria da Agricultura do Paraná vai criar programa de agroecologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212352.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná vai criar um programa voltado à agricultura orgânica e agroecologia - o Programa Paraná Agroecológico. A iniciativa foi avaliada pela Câmara Setorial de Agroecologia e Agricultura Orgânica, que se reuniu pela primeira vez para discussão e encaminhamento da proposta ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Cedraf).

Laboratório da Fepagro utilizará técnicas avançadas da biotecnologia vegetal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212349.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) inaugura, no próximo dia 12 de novembro, às 15 horas, o Laboratório de Biotecnologia Vegetal, no Centro de Pesquisa de Agroindústria - Fepagro Agroindústria, na VRS 829, localidade de Fazenda Souza, em Caxias do Sul (RS).

Minas Gerais combate gado alimentado com subproduto animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212348.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os pecuaristas de Minas Gerais que alimentam o gado com subprodutos de aves e suínos, caso insistam nessa prática, vão sentir a consequência no próprio bolso: os animais podem ser sacrificados e os proprietários não terão nenhuma indenização. A advertência é do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues. Ele informa que essa medida será adotada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), com base em Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, para preservar o mercado interno e externo, além da saúde animal e humana.

Prorrogado prazo para envio de resumos para o V Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212347.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O prazo para o envio de trabalhos técnicos para o V Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas foi prorrogado para o dia 16 de novembro. O evento acontece nos dias 10 e 11 de dezembro, no Centro de Eventos do Mercado Municipal, em Vacaria (RS).

Ministério da Agricultura institui selo para produtos orgânicos certificados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212345.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SISOrg) e os requisitos para sua utilização estão estabelecidos na portaria publicada no Diário Oficial da União do último dia 6 - clique aqui para acessar. O uso do selo está condicionado à avaliação de conformidade do processo produtivo com as normas regulamentadas pelo Organismo de Avaliação da Conformidade (OAC), credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Pesquisar este blog