Selecione o dia...

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dupla economia: Governo mantém desconto de IPI para produtos que consomem menos energia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212257.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governo prorrogou a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) nos produtos da linha branca - geladeiras, máquinas de lavar e fogões para os produtos que consomem menos energia. A partir de 1º de novembro, terão mais desconto os produtos classificados com o selo A do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). A medida vale até 31 de janeiro de 2010.

CMN regulamenta proibição de financiamento para cultivo de cana na Amazônia e no Pantanal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212254.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou no último dia 28 resoluções proibindo a liberação de crédito para cultivo de cana-de-açúcar em áreas consideradas inadequadas pelo Zoneamento Agroecológico, instituído pelo Decreto 6.961, publicado no dia 19 de setembro. Dessa forma, fica regulamentada a proibição de financiamento para a produção nos biomas Amazônia e Pantanal, Bacia do Alto Paraguai e terras indígenas.

Pesquisa busca produtos homeopáticos para uso na pecuária orgânica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212249.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A regulamentação do setor e a maior exigência por sistemas produtivos sustentáveis tornam o mercado de orgânicos cada vez mais interessante. A opinião é do pesquisador da Embrapa Pantanal André Morais, que mostra para visitantes da 7ª Biofach América Latina, em São Paulo, a linha de pesquisa de pecuária orgânica desenvolvida há três anos pela empresa.

Hot site reúne informações e benefícios dos alimentos orgânicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212248.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um site com informações sobre os benefícios dos alimentos orgânicos já está em funcionamento no endereço www.prefiraorganicos.com.br. É o hot site dos Orgânicos - Entre para o mundo da vida saudável, prefira alimentos orgânicos, lançado no último dia 28, na BioFach América Latina 2009, em São Paulo/SP. Os internautas poderão visitar o site e obter informações sobre a conceituação da agricultura e produtos orgânicos, dados de produção, fornecedores nos estados brasileiros e legislação.

Camex cria grupo para adotar medidas de retaliação no comércio externo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212256.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O conselho de ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou resolução que cria grupo de trabalho interministerial com foco específico no exame de propostas e listas de produtos para efeito de retaliação comercial. A informação foi transmitida pela secretária executiva da Camex, Lytha Spindola, ao final da reunião, realizada no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), com representantes dos ministérios da Fazenda, do Planejamento, das Relações Exteriores, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Casa Civil da Presidência da República.

Dia de Campo na TV mostra piscicultura em tanques-rede

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212255.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia de Campo na TV da semana aborda a piscicultura que utiliza tanques-rede. O programa irá ao ar hoje (30/10), pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) a partir das 9h30 (com reprise às 15h30) e no dia 1º de outubro, às 7h pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet). Esta é uma produção da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Conselho Monetário Nacional aprova inclusão do Dendê no Pronaf

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212253.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O dendê, fruto cujo óleo é o segundo mais comercializado no mundo, é o mais novo produto incluído na linha de Crédito para Investimento em Energia Renovável e Sustentabilidade Ambiental, que faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A decisão foi aprovada no último dia 28 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e estabelece limite de crédito de R$ 65 mil por agricultor, sendo R$ 6.500 por hectare.

CMN autoriza pagamento de dívida de cafeicultores em sacas do produto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212252.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou no último dia 28 a proposta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que permite aos agricultores que tomaram crédito com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para estocagem da safra 2008/2009 quitem seus débitos em sacas de café.

Abertas inscrições para edital do CNPq de análise de risco de pragas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212251.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Para selecionar propostas que contribuam no fortalecimento de ações na área de defesa sanitária vegetal, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou, neste mês de outubro, edital de Análise de Risco de Pragas. Pesquisadores com doutorado devem encaminhar projetos, até o dia 4 de dezembro, que possam subsidiar o estabelecimento de requisitos fitossanitários para importação de produtos vegetais com potencial de introdução de pragas quarentenárias no Brasil. Além de pesquisadores, a equipe poderá ser composta por alunos e técnicos.

União Europeia avalia controle sanitário da carne suína em Santa Catarina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212250.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Por quinze dias, inspetores do Escritório de Alimentação e Veterinária da União Europeia (FVO, sigla em inglês) analisaram o sistema de produção de leitões, granjas de terminação (abate), frigoríficos, entrepostos e portos em Santa Catarina. A inspeção tem como objetivo avaliar a permissão para a exportação de carne suína daquele estado aos países do bloco europeu e foi acompanhada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). No dia 28, a missão se reuniu com técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), em Brasília.

Pesquisar este blog