Selecione o dia...

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Exportação de carne: cresce a valorização do boi rastreado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101430.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] "Mesmo com a valorização da carne bovina no mercado interno, os produtores podem ter mais rentabilidade se investirem na exportação para a União Européia". A opinião é do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues. Segundo ele, o pecuarista que se interessar pelo mercado europeu pode conseguir até R$ 20,00 a mais pelo preço da arroba do boi. Hoje, no Norte de Minas, ela está sendo vendida no mercado interno por R$ 85,00.

Banco Central sinaliza que taxa básica de juros será aumentada enquanto for necessário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101432.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Banco Central (BC) vai aumentar a taxa básica de juros (Selic), enquanto for necessário, segundo afirmou ontem (25/6) o diretor de Política Monetária da instituição, Mário Mesquita, ao apresentar o Relatório de Inflação. "O compromisso do Banco Central continua sendo inequívoco: fazer o necessário, enquanto for necessário, para trazer a inflação de volta para o centro da meta", disse ele.

Trabalhadores da Embrapa promovem paralisação para pedir melhores salários

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101431.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Trabalhadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizaram ontem (25/6) uma paralisação geral em todo o país. De acordo com informações do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), os empregados reivindicam melhores salários e a valorização de suas atividades, como reconhecimento da importância das tecnologias geradas pela Embrapa para o desenvolvimento do setor agropecuário.

Seminário aborda como os aspectos ambientais interferem na dinâmica das florestas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101425.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Continua hoje (26/6) o I Seminário Nacional sobre Dinâmica de Florestas. Os diversos aspectos ambientais que interagem e interferem sobre as florestas são o grande tema da manhã. Solos, mudanças climáticas, fauna, serviços e produtos florestais e biodiversidade serão os assuntos abordados. Também haverá uma palestra específica sobre parcelas permanentes em manguezais.

Embrapa estabelece parceria tecnológica com a iniciativa privada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101443.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju ? SE), a Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília ? DF) - Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - e a empresa Maratá assinam amanhã, 27 de junho, contrato de parceria tecnológica para produzir e comercializar o produto Curadermite. A assinatura será durante as comemorações dos 33 anos da Embrapa Tabuleiros Costeiros, a partir das 9h, no auditório da Unidade, localizada na avenida Beira Mar, 3250, Praia 13 de Julho, Aracaju.

Baxter anuncia vacina mais eficaz contra a gripe aviária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101442.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um grupo de pesquisadores da Baxter Internacional anunciou o desenvolvimento de uma vacina contra gripe aviária segura, eficaz e que, por utilizar uma nova tecnologia, pode ser produzida mais rapidamente do que as convencionais. Os resultados dos estudos clínicos acabam de ser publicados no The New England Journal of Medicine (NEJM) e revelam ainda que a vacina é capaz de proteger contra três variantes do vírus causador da doença, o H5N1.

Agrotóxicos: Exposição Humana e Meio Ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101438.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Com o apoio do projeto OrganicsNet (BID / SNA / IDRC / Sebrae-RJ), a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) recebe, no próximo dia 30 de junho, a Drª. Anaiza Helena Malhardes Miranda, Promotora de Justiça de Teresópolis, que falará sobre o problema dos agrotóxicos e suas conseqüências para a saúde humana e o meio ambiente.

Sistema Georeferenciado irá reforçar o controle da avicultura e suinocultura em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101437.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai contar, a partir de agosto, com uma importante ferramenta para controlar a avicultura e suinocultura no estado: o Sistema de Georeferenciamento de Defesa Sanitária Animal (GeoDsa). Trata-se de um programa que visa modernizar os trabalhos nessas áreas trazendo benefícios como a disponibilização de dados de fiscalização e trânsito em menor tempo, controle das atividades dos setores, emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA) e cadastro eletrônico.

Vazio Sanitário da Soja começa dia 1º de julho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101436.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) alerta os produtores rurais para o início do Vazio Sanitário da Soja de 2008. A partir do próximo dia 1º de julho, não poderá haver nenhuma planta viva de soja, cabendo ao agricultor eliminar aquelas remanescentes. Ficam liberadas apenas as áreas de pesquisa científica e de produção de sementes genéticas, que devem ser devidamente autorizadas, monitoradas e controladas pelo Instituto.

MDA faz capacitação em créditos da Reforma Agrária e do Pronaf

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101433.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] No mês de julho, técnicos das entidades de assistência técnica e extensão rural, representantes de instituições financeiras e outros profissionais envolvidos com os créditos da reforma agrária e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) participam de capacitação nos estados do Rio Grande do Norte (1 a 3/07), Piauí (8 a 10/07), Maranhão (14 a 16/07 e 23 a 25/07) e Sergipe (15 a 17/07).

Produtores nordestinos ganham opção de cultivar de banana tipo maçã

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101428.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju ? SE), em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas ? BA), lança a sua primeira cultivar de banana amanhã, 27 de junho, durante as comemorações dos 33 anos da Unidade. Denominada BRS Princesa, a cultivar deve significar uma boa alternativa tanto para os bananicultores, quanto para os consumidores da banana tipo Maçã. A ?Princesa? é recomendada para o Baixo São Francisco, em Sergipe e Alagoas, e para o Recôncavo Baiano.

Belém é sede do maior evento de agronegócio da Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101426.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Produtores de flores e frutas de todas as regiões do Brasil estarão presentes na maior feira da região amazônica que começa hoje e vai até o dia 29 de junho, em Belém (PA). A III Frutal Amazônia e o VIII Flor Pará, que tem sua solenidade de abertura às 19h30, vai reunir cerca de três mil pequenos e grandes agricultores e cerca de 200 especialistas em flores e frutas de todo o país.

Embrapa lança cultivares de feijão para o Nordeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101423.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os produtores localizados no Agreste nordestino têm agora mais opções de cultivares de feijão comum: BRS Agreste e BRS Pontal. As duas variedades serão lançadas no dia 27 de junho, durante a comemoração dos 33 anos da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju - SE). E para todo o Nordeste será lançado o feijão-de-corda BRS Xiquexique, que, assim como o Pontal, tem o diferencial de apresentar altos teores de ferro e zinco.

A representatividade política do setor rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101421.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] O brasileiro não vê a política com "bons olhos". Se sairmos as ruas e perguntarmos sobre a atuação de determinado deputado estadual, prefeito ou vereador, dificilmente teremos uma resposta pontual. "Fulano de Tal atuou e garantiu incentivos para o agronegócio". Num país onde a população não lembra em quem votou nas últimas eleições, você pode pensar que é muito cobrar uma resposta sobre a atuação daquele político que ele ajudou a eleger. Infelizmente, não é.

Limpeza Fácil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28232.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A dona de casa moderna e exigente precisa de mecanismos para facilitar a sua vida. A limpeza da casa é uma de suas maiores preocupações, pois mesmo sem disponibilidade de tempo, ela não abre mão da qualidade de vida e do conforto para a sua família. Limpeza inteligente, sem muito esforço, com praticidade e economia, é a proposta deste filme da série Casa Prática produzido pela Aprenda Fácil Editora em convênio com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Leitura Dinâmica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28231.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Aprenda a ler com maior velocidade e compreensão, com esta técnica de grande utilidade para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, você vai aprender como usar a sua capacidade de raciocínio, memorização, adaptabilidade e capacidade de aprendizagem para se transformar em um leitor muito eficiente, com práticas simples. São abordados os seguintes assuntos: mecanismo de leitura; vícios de leitura; leitura espacial; salto de olho; pausa ocular e fixação; visão periférica; prática de exercícios; exercícios; velocidade e compreensão na leitura; eficácia no estudo; e, treinamento (20 exercícios).

Gestão sustentável de dejetos animais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27784.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] Desde a década de 1980 a Embrapa Milho e Sorgo, vem desenvolvendo estudos do perfil do solo em que se utilizam dejetos de animais como fertilizante. Este trabalho tem mostrado que a complementação da adubação com o biofertilizante possibilita efeitos positivos em diversas culturas, como no milho, na soja e em pastagens, além de possibilitar a substituição parcial da adubação química.

Manual de procedimentos de coleta de amostras em áreas agrícolas para análise da qualidade ambiental: Solo, Água e Sedimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27783.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A intensificação dos estudos ambientais trouxe a necessidade de uma constante melhoria nos procedimentos e métodos de amostragem de solo, de água e de sedimento. Pela interação de diversos fatores as amostras provenientes desses componentes da paisagem, para fins de avaliação de qualidade ambiental, requerem análises diferenciadas, fato que implica em procedimentos de coletas também diferenciados.

Pesquisar este blog