Selecione o dia...

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Estudos sobre demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul devem ser concluídos em 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216267.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Grupos técnicos de identificação e demarcação de seis terras indígenas em Mato Grosso do Sul devem encerrar os estudos nas bacias dos rios Apa, Dourados, Brilhante, Ivinhema, Iguatemi e Amambaí nos primeiros meses de 2011. No estado, onde vivem cerca de 45 mil índios das etnias Guarani Kaiowá e Guarani Nhandéwa, um grande problema fundiário arrasta-se há anos.

Petrobras inicia construção do Etanolduto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216266.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Petrobras e a empresa Camargo Corrêa iniciaram ontem (23/11/10) a construção do Sistema Integrado de Transporte de Etanol. O primeiro trecho do Etanolduto vai ligar, em São Paulo, Ribeirão Preto a Paulínia. A solenidade que marcou o início das obras teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.

Parceria vai agilizar a transferência de tecnologias para o setor produtivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216264.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) assinam hoje, 24 de novembro de 2010, às 15 horas, um Protocolo de Intenções com o objetivo de incrementar a transferência de tecnologias e conhecimentos gerados pela pesquisa agropecuária a profissionais ligados ao setor cooperativista. O documento será assinado durante solenidade em homenagem ao 36° aniversário da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 45 unidades da Embrapa, pelo diretor-presidente da Empresa, Pedro Arraes, e pelo diretor da OCB, Renato Nóbile.

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia comemora 36 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216261.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 45 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), comemora seu 36º aniversário em um ano muito especial, no qual o mundo celebra o Ano Internacional da Biodiversidade e a Embrapa, o Ano dos Recursos Genéticos. Para brindar a essa data, a Unidade assina hoje, 24 de novembro de 2010, às 15 horas, durante solenidade em comemoração ao seu aniversário, novas parcerias e cooperações técnicas que vão consolidar ainda mais o seu papel como instituição promotora de pesquisas de conservação e uso de recursos genéticos vegetais, animais e de micro-organismos.

Arrecadação federal em outubro bate recorde pelo 13º mês consecutivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216269.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A arrecadação de impostos e contribuições pelo governo federal, em outubro, bateu recorde pelo décimo terceiro mês consecutivo. Segundo a Receita Federal, R$ 74,425 bilhões entraram no caixa do governo no mês passado. A quantia é 2,89% superior ao montante registrado em outubro do ano passado, levando em conta a inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Serviço público expulsou 2,5 mil funcionários por corrupção desde 2003

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216268.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Relatório de outubro da Controladoria-Geral da União (CGU) mostra que 2,8 mil funcionários públicos civis federais foram expulsos entre 2003 e outubro de 2010. Desse total, 2,5 mil foram expulsos por corrupção. Os principais motivos foram o uso indevido de cargo (1.471), improbidade administrativa (817) e recebimento de propina (257).

Prazo para envio de propostas do Proeta na região Sul encerra dia 30 de novembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216263.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] No dia 30 de novembro de 2010 encerra o prazo para envio das propostas para incubação de empresas na Incubadora Tecnológica (INCTECh) da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó) e na Criatec, incubadora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Os editais abertos desde agosto disponibilizam vagas para negócios com foco em inovação, nas modalidades pré-incubação e incubação.

Embrapa Informática Agropecuária discute avanço da agroinformática

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216262.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O passado, o presente e o futuro da agroinformática vão ser discutidos durante o Painel de Especialistas que a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP) promove amanhã, 25 de novembro de 2010, das 14 às 16 horas, no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento ocorre em comemoração aos 25 anos do centro de pesquisa, com o objetivo de avaliar os avanços e as tendências das tecnologias da informação aplicadas à agricultura no Brasil e no mundo.

Feijão-caupi é pesquisado no centro-oeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216241.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp) é conhecido por vários nomes populares regionais, inclusive como planta daninha na cultura da soja, em que a presença de sementes de caupi elimina lotes de sementes de soja. No entanto, com os resultados de pesquisa, o feijão passou por uma grande evolução no que diz respeito ao ciclo de vida, arquitetura de plantas e produtividade. Além disso, ele tem grande importância na alimentação básica da população brasileira, principalmente das regiões norte e nordeste, e pode ser consumido de várias formas: folhas novas, vagens e sementes verdes e secas que são utilizadas no preparo de diversos alimentos, e as folhas secas servem de suplemento nutritivo para animais.

Pesquisar este blog